terça-feira, 25 de outubro de 2016

Deus convoca recall nos seres humanos por sério defeito no coração

"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.” (Ezequiel 36:26)
Eventualmente, você vê notícias de que algum fabricante de automóveis, brinquedos ou remédios está fazendo um recall, isto é, chamando de volta o consumidor, ou recolhendo o produto que está com defeito. A solicitação é para que todo um lote de produtos, especialmente com problemas de segurança, seja trazido de volta ao fabricante.

Alguém imaginou o seguinte recall convocado por Deus: 
“O Criador de todos os seres humanos está chamando de volta todas as unidades manufaturadas, independentemente de seu ano de fabricação, devido a um sério defeito em seu componente central, o coração. Isso se deve ao mau funcionamento das unidades básicas Adão e Eva, resultando na reprodução do mesmo defeito nos produtos subsequentes.”
Precisamos ser levados de volta a Deus a fim de que Ele conserte, mude e renove nosso coração. 
"Só o poder de Deus pode mudar um coração de pedra em um coração de carne." (Manuscrito 95, 1903)
Esse conceito de “coração” é usado centenas de vezes na Bíblia. Na maioria das vezes, não está se referindo ao órgão que bombeia o sangue em nossas veias, mas à nossa mente, nossa vontade, nossas emoções e nossa personalidade. A Bíblia fala do coração como o centro das nossas afeições, da origem dos nossos desejos e da nossa imaginação. É ali que fazemos nossas escolhas. Onde dizemos “sim” e “não”; “quero muito” ou “não me interessa”; concordamos ou discordamos. 
"Ter uma mudança de coração é retirar do mundo as afeições, e fixá-las em Cristo. Ter um coração novo é possuir nova mente, novos propósitos, motivos novos. Qual é o sinal de um novo coração? — uma vida transformada. Morre-se diariamente, de hora a hora para o egoísmo e o orgulho." (The Youth’s Instructor, 26 de Setembro de 1901)
Para mudar o coração para melhor, não é necessária apenas uma cirurgia de ponte de safena. Temos que fazer um transplante se quisermos que uma mudança real tome lugar em nossa vida. 
"Um homem de espírito áspero é destituído de fineza, é vulgar; não é espiritual; não tem um coração de carne, mas um coração tão insensível como a pedra. Seu único recurso é cair sobre a Rocha e despedaçar-se. O Senhor colocará a todos esses num crisol, e os provará pelo fogo, como se prova o ouro. Quando Ele puder ver refletida neles a Sua imagem, os tirará." (Carta 15, 1895)
Toda e qualquer possibilidade de mudança depende da ação divina. É Ele quem nos lava, esmaga nossos ídolos, nos dá um novo coração, fazendo com que possamos andar em obediência e fé pelo poder do Santo Espírito. Nós recebemos um transplante de coração, que pulsa no ritmo do Espírito. É Ele que mantém nosso coração espiritual batendo sem percebermos, e mesmo assim, nós desempenhamos um papel ativo em manter nossos corações saudáveis.

Embora nossa contribuição primária em nosso relacionamento com Deus seja o pecado, ele ainda provê os meios para a nossa transformação. Mas somos nós que decidimos, através da obediência e de uma fé ativa, como iremos cuidar de nosso novo coração.

Nossas palavras podem ser: 
“Senhor, toma meu coração, pois não o posso dar. É Tua propriedade. Conserva-o puro; pois não posso conservá-lo para Ti. Salva-me a despeito de mim mesmo, tão fraco e dessemelhante de Cristo. Molda-me, forma-me e eleva-me a uma atmosfera pura e santa, onde a rica corrente de Teu amor possa fluir por minha alma.” (Parábolas de Jesus, p. 159)

Nenhum comentário:

Postar um comentário