quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Hoje é Dia de Ação de Graças - Thanksgiving Day

Obama 'perdoa' peru na quarta-feira (23), véspera do Dia de Ação de Graças nos EUA
O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é comemorado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês de novembro e sua celebração talvez seja mais significativa que o Natal. É observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. A festa tem suas raízes nos primeiros anos da colonização europeia na América do Norte, quando os europeus recém-chegados tinham a tradição de dar graças a Deus pela abundância da colheita e ajuda recebida por parte dos índios.

O presidente americano, Barack Obama, perdoou seu último peru de Ação de Graças, nesta quarta-feira (23), uma tradição anual na qual o chefe de Estado salva da panela duas aves – prato principal da maior parte das ceias desta festa nacional. Em sua mensagem, o presidente Obama aproveitou a oportunidade para mencionar uma lista de realizações pelas quais se disse agradecido: seis anos seguidos de criação de empregos; a Bolsa de valores triplicou; taxas de pessoas sem cobertura com baixas recordes, graças ao Obamacare – a reforma no Sistema de Saúde que é uma das marcas registradas de seu governo -; e casamento entre pessoas do mesmo sexo, entre outras.

O pastor Mark Finley nos deixou esta bela meditação sobre a origem e o significado deste dia:
"A bênção do Senhor enriquece, e, com ela, Ele não traz desgosto." Provérbios 10:22
Os peregrinos celebraram o primeiro Dia de Ação de Graças americano durante o segundo inverno que passaram no Novo Mundo. A bem da verdade, foi um Dia de Ação de Graças estranho, pois não havia muito pelo que ser grato. Aquele primeiro e tenebroso inverno havia matado quase metade dos membros da colônia de Plymouth. Mas uma nova esperança nasceu no verão de 1621. 

Uma abundante colheita de milho trouxe muita alegria. O governador William Bradford decretou que um dia fosse separado para festejos e oração para mostrar o agradecimento dos colonos por ainda estarem vivos. As mulheres da colônia passaram dias preparando-se para a festa. Elas cozinharam e assaram muita comida. Na hora de uma tragédia nacional, os colonos olharam para o que tinham, não para o que haviam perdido. Embora chorassem a perda dos entes queridos, sua fé os levou a alegrarem-se na maravilhosa bondade de Deus.

O Dia de Ação de Graças aponta para as coisas boas que temos. Ele eleva-nos acima de nossas perdas. Ele fala-nos de um Deus que supre nossas necessidades. Ele traz a alegria pelas bênçãos que Deus nos deu. Não é meramente um dia; é um estado mental. Não é um evento anual; é uma atitude diária. Praticar ações de graça o dia todo faz diferença. Uma atitude de gratidão ou de ação de graça transforma o estresse danoso à saúde em uma alegria que transforma a vida.

A autora motivacional Melody Beattie escreve: "A gratidão abre-nos para a plenitude da vida. Ela transforma o que temos em algo suficiente e até mais que suficiente. Ela transforma a negação em aceitação, o caos em ordem, a confusão em clareza. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, a casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para hoje e cria uma visão para o amanhã."

O coração agradecido vê a vida através de novos olhos. Em vez de queixar-se pelo que falta, o coração agradecido celebra o que tem. Por que não fazer uma lista das bênçãos que Deus lhe deu? Escreva 10 coisas pelas quais você é agradecido. A leitura o deixará mais agradecido do que antes.
"Creio que temos algo por que agradecer a Deus. Devemos sentir-nos alegres e jubilosos em Deus, pois Ele nos tem concedido muitas bênçãos. […] Necessitamos que este Dia de Ação de Graças seja tudo que ele implica. Não permitamos seja ele pervertido, misturado com escória; seja o que o nome indica: ação de graças. Que nossas vozes ascendam em louvor. [...] Nosso Dia de Ação de Graças pode ser feito uma ocasião muito proveitosa a nossa própria alma bem como a outros, se aproveitarmos esta oportunidade para lembrar os pobres entre nós. Se se faz uma festa, seja-o em benefício dos necessitados."
(Ellen G. White - Review and Herald, 23/12/1884)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...