quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Mas afinal... a Bíblia diz alguma coisa sobre tatuagem?

Não diz muito. Durante séculos, a tatuagem tem sido uma prática comum em várias culturas do mundo. Portanto, a pergunta se refere a um costume antigo que continua a fazer parte da experiência humana em muitos lugares. Normalmente se entende por tatuagens – desenhos, símbolos ou arte sobre o corpo, inserindo tinta ou corante na epiderme, por meio de certos instrumentos. A pele humana é usada como uma tela natural. Há também o que alguns chamam de tatuagem por cicatriz, que é o resultado de queimar ou coçar intencionalmente o corpo para criar certos tipos de marcas ou estampas. Em primeiro lugar irei discutir o papel da tatuagem nos tempo bíblicos, em seguida o texto bíblico e, finalmente, farei alguns comentários sobre o assunto.

1. A tatuagem nos tempos bíblicos e hoje
No mundo da Bíblia, as tatuagens indicavam condição social. Por exemplo, um escravo podia ser tatuado com o nome do seu dono ou do deus do seu dono. Elas também podiam ter significado religioso. O nome ou símbolo de um deus era tatuado na pessoa. Podia ser feito como proteção, protegendo a pessoa contra os ataques dos poderes do mal. Esses três usos são encontrados em quase todos os lugares no mundo antigo, e em muitos lugares hoje. No mundo ocidental, as tatuagens têm sido tradicionalmente associadas com marinheiros, gangues, motociclistas, etc. Mas isso tem mudado. No caso das gangues, as tatuagens são basicamente expressões de rebelião e solidariedade entre seus membros. Um número cada vez maior de evangélicos na América do Norte está usando tatuagens para expressar seu compromisso com Cristo. As tatuagens já não são restritas a certos grupos sociais marginalizados. É estimado que pelo menos 24 por cento dos americanos tenham tatuagens. São consideradas hoje como um ato de autodenominar-se, muitas vezes comemorativo a um evento na vida da pessoa, ou com outro significado simbólico (como talismã). O fato de as celebridades do esporte e do cinema usarem tatuagens, tornou a prática mais popular. No entanto, cerca de 25 por cento das pessoas que têm tatuagens irão removê-las de seu corpo.

2. Tatuagens na Bíblia
A Bíblia diz muito pouco sobre tatuagens. O principal texto está em Levítico 19:28, que é parte de uma série de leis nas quais as práticas pagãs relacionadas com os mortos são proibidas. O significado da palavra hebraica qa‘aqa (tatuagem) é incerto, mas baseado no hebraico pós-bíblico é tradicionalmente traduzida por “tatuagem”. Isso é confirmado pelo substantivo ketobet (marca), que deriva do verbo “escrever”. Isso se refere a escrever alguma coisa no corpo. A frase é tomada como uma expressão que significa “uma tatuagem” (“Não coloque uma tatuagem, ou marca, em si mesmos”). Muitas vezes, a menção da tatuagem é interpretada como se referindo a uma expressão pagã de luto. Mas isto não é claramente indicada no texto. E tanto quanto eu saiba, os antigos rituais de luto não incluem a tatuagem. A proibição pode se referir a tatuagem religiosa.

3. Um conselho
A passagem discutida acima não apoia a tatuagem. Não é dada uma razão específica para a proibição, exceto que Levítico 19 é um convite à santidade. Portanto, a lei visa instruir o povo de Deus no caminho da santidade. A santidade se expressa não apenas na esfera espiritual, mas em nosso corpo e por meio dele, que é o templo do Espírito Santo. Somos chamados a glorificar a Deus com o nosso corpo (1 Coríntios 6:19). Podemos acrescentar também que os seres humanos, criados à imagem de Deus, devem revelar essa imagem por meio de seu corpo e da maneira como cuidam dele. Mutilações e tatuagens podem se encaixar nessa categoria e serem vistas como prejudiciais à criação de Deus. Devemos ainda manter em mente que o corpo não é algo que temos, mas que somos. Ele é um presente do Senhor; ele pertence ao Senhor. Assim, é melhor que os cristãos se abstenham da tatuagem. Deixe-me, porém, terminar com uma palavra de cautela: Não devemos pecar julgando mal aqueles que, por alguma razão, decidiram fazer uma tatuagem. Nossas igrejas devem estar abertas, desejosas e prontas para receber qualquer pessoa que desejar adorar conosco. O que mais necessitamos é de compreensão cristã, não de condenação.

Angel Manuel Rodríguez (via Revista Adventist World)

Nota: Vejamos no vídeo abaixo a opinião do professor Leandro Quadros:

5 comentários:

  1. Para quem quer ter uma vida nova com Cristo, deixe as coisas do mundo para o mundo

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas explicações! Tenho certeza que Deus fala de seu amor através delas! Que Deus abençoe o Leandro e todo o que colabora para que essas mensagens cheguem aos corações duvidosos e ansiosos.

    ResponderExcluir
  3. Agora mesmo estava a questionar....se eu poderia ou não faZer um sambrancelha com micropgimentacao ai veio a ideia de que isso é ou não é uma tatuagem!?pastor me ajude sobre essa questão....?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luyana, Deus te abençoe, a sua pergunta pode ajudar muitas outras mulheres que estão com essa duvida. É sim considerado uma tatuagem, quando achamos que algo no nosso corpo é feio estamos dizendo pra Deus que Ele errou em ter deixado você nascer assim,entre escolher nascer cega ou com uma sobrancelha com defeito qual você escolheria? Ninguém nesse corpo pode buscar a perfeição, contemple as partes sua que nasceram perfeita e em outras pessoas com defeitos e visse versa, o que o mundo aprova é desaprovado por Jesus Cristo, um abraço

      Excluir
  4. Gostei da reportagem,foi bem útil para mim.
    Acho legal tatuagens,mas nunca tive coragem de me tatuar.
    Vou fazer uma de henna, tenho certeza de não demorará muito a sair.

    ResponderExcluir