segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Vale tudo pela beleza e estética?

Atualmente, a aparência pessoal passou a ser o "cartão de visita" de muitos. Motivados pela necessidade de apresentar uma estética corporal "aceita" pela sociedade, algumas pessoas investem muito mais tempo buscando a beleza exterior do que a interior.

O Brasil é um país vaidoso e os números levantados em uma pesquisa mostram que quando se trata de cuidados com o corpo, não existe crise. Realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a pesquisa mostra que em 2015 foram realizados em solo nacional 1,2 milhões de cirurgias plásticas e 1,1 milhão de procedimentos estéticos. Os Estados Unidos, com 1,4 milhão de procedimentos cirúrgicos, ocupam o primeiro lugar no ranking, posicionando o Brasil na vice liderança. O levantamento também revela que somente em 2015 foram realizadas 9,6 milhões de cirurgias plásticas, e os pacientes brasileiros representam 12,7% desse mercado. Atualmente, nosso país possui 5.900 cirurgiões plásticos, contra 6.500 profissionais americanos. 

Ao todo no Brasil, foram feitos mais de 430 mil procedimentos na face e 358 mil cirurgias de mama, e as mulheres continuam na liderança, representando uma fatia de 85,6% do mercado. Mesmo em tempos de crise e instabilidade financeira, elas investiram na beleza, realizando mais de 18 milhões de cirurgias em todo mundo durante o ano de 2015. Entre as principais realizadas no Brasil, em ordem crescente, estão a colocação de próteses nas mamas, a lipoaspiração, a blefaroplastia, a abdominoplastia e a rinoplastia. Já entre os procedimentos, os mais populares são botox, preenchimento e peeling.

Top 5 de intervenções minimamente invasivas
1. Botox (7 milhões);
2. Preenchimento dos tecidos moles (2,6 milhões);
3. Peelings químicos, para suavizar as rugas e criar uma aparência mais jovem (1,36 milhões);
4. Depilação a laser (1,1 milhões);
5. Microdermoabrasão, no qual um instrumento lixa suavemente a pele para melhorar a sua tez (775.000 procedimentos).

Top 5 de cirurgias estéticas
1. Aumento mamário (290,467 intervenções);
2. Lipoaspiração (235,237 intervenções);
3. Rinoplastica, para mudar a forma do nariz (223,018 intervenções);
4. Cirurgias às pálpebras, para contrariar a flacidez da pele (209,020 intervenções);
5. Facelift, para esticar e melhorar a aparência da pele do rosto e do pescoço (131,106 intervenções).

Como todo procedimento cirúrgico, essas operações trazem riscos à saúde, que vão desde pequenas infecções, na correção do tamanho das orelhas, por exemplo, até ao óbito, no caso de lipoaspirações. Também são comuns a insatisfação e os sentimentos de frustração quando os resultados não alcançam as expectativas. Por outro lado, há casos em que as cirurgias plásticas deixam de ser somente estéticas e são justificadas e necessárias, como após um acidente, em caso de doenças congênitas, grandes deformidades ou imperfeições que prejudicam o funcionamento do corpo. Nesses casos, os benefícios superam os riscos. 

Antes de se decidir por qualquer procedimento, é necessária muita reflexão sobre o assunto e cuidado para não agir por impulso ou pelas emoções. Procure identificar quais as reais motivações que levam você a pensar em se submeter a cirurgias. Você possui um "defeito" real e significativo, ou está criando tempestade em copo d'água por causa de uma pequena imperfeição? 

Podemos aprender com a história de Salomão: 
"Absorveu-se tanto com a ostentação exterior, que se esqueceu de elevar a mente pela constante ligação com o Deus da sabedoria. A perfeição e a beleza de caráter foram passadas por alto em sua tentativa de alcançar a beleza exterior. Vendeu a honra e a integridade do caráter na busca de glorificação própria diante do mundo (...) Primeiro, corrompeu-se no coração, depois se afastou de Deus e se tornou por fim adorador de ídolos." (Ellen G. White - Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 628) 
Esse sofrimento é completamente evitável. Pense nisso e lembre-se de que a verdadeira beleza está no caráter. Enquanto o padrão de beleza muda a cada ano, o valor do caráter nunca sai de moda. E quando a motivação de uma pessoa para fazer a cirurgia é apenas vaidade, ela se tornou o próprio ídolo. Não há problema nenhum em se achar bonito ou bonita, mas cuidado pra não fazer disso sua razão de viver.
"Dói-me o coração ao ser-me mostrado quantos há que fazem do próprio eu seu ídolo. Cristo pagou o preço da redenção por elas. A Ele pertence o serviço de todas as suas faculdades. Seu coração, porém, está cheio de amor-próprio, e do desejo de se adornarem a si mesmas. Não refletem nas palavras: 'Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me' (Mc 8:34)" (Ellen G. White - Mensagens Escolhidas 1, p. 80)
A coisa mais importante que devemos fazer antes de decidir fazer ou não cirurgia é consultar ao Senhor sobre o assunto. A Bíblia nos diz que Deus se importa com tudo que nos preocupa, por isso devemos levar nossos problemas a Ele em oração (1 Pedro 5:7). Através da sabedoria e direção do Espírito Santo e da Palavra de Deus, temos a habilidade de fazer decisões que vão honrar e agradar a Ele. 
"A beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus." (1Pe 3:4 NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário