sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Orientações para noivos que se casam na Igreja Adventista


"Seja todo passo em direção ao casamento caracterizado pela modéstia, simplicidade, e sincero propósito de agradar e honrar a Deus." (Ellen G. White - A Ciência do Bom Viver, p. 359)

Parabéns pela decisão! Para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, será um prazer ajudar você a preparar-se para este que é um dos momentos mais importantes na vida de um ser humano.
Planejar um culto a Deus para marcar seu casamento com a pessoa amada indica o desejo de incluí-Lo em todas as coisas da vida e de colocá-Lo em primeiro lugar (Mateus 6:33). Dessa forma, você busca Sua bênção antes da união emocional, espiritual e física (Mateus 19:5), e faz dEle uma testemunha dos votos mútuos (Malaquias 2:14), que serão feitos durante o culto. E Deus promete que então “todas as outras coisas vos serão acrescentadas!” (Mateus 6:33). Seguem abaixo algumas orientações.

Curso de Noivos
Participar de um curso de noivos ministrado pela Igreja Adventista é imprescindível para o casal, caso estejam planejando casar na Igreja Adventista. Procure o departamento de Ministério da Família de sua Associação/Missão ou pergunte ao seu pastor a respeito da data do próximo curso. Algumas orientações sobre estes cursos são divulgadas aqui: www.adventistas.org/pt/familia/projeto/curso-de-noivos/

Antecedência
Para manter a ordem e respeitando a programação da igreja, todo casal deve solicitar a cerimônia de casamento com um mínimo de três meses de antecedência. É essencial que o comportamento do casal esteja em harmonia com os princípios bíblicos.

Trajes
O casal de noivos e todos os que participam na cerimônia, assim como também os convidados, devem apresentar-se à igreja corretamente trajados, respeitando os princípios bíblicos da modéstia cristã (sem exageros, ostentação, extravagâncias ou mesmo adornos) e da decência (tendo o corpo devidamente coberto). Como o culto é oferecido a Deus, é para Ele que deve ir a principal atenção, e não para roupas, penteados, adornos ou exposição indevida do corpo. Toda a honra só pertence a Ele, e só Ele deve ser exaltado.

Foto e Vídeo
Os profissionais também devem vestir traje social e respeitar os princípios bíblicos quanto à vestimenta como expostos acima, bem como restringir a locomoção ao mínimo necessário para que não haja interferência no culto. Especialmente durante as orações, as fotos devem ser evitadas. Explique que na Igreja Adventista o casamento é um culto a Deus, e nada deve desviar a atenção desta atividade.

Música
Durante o culto deverá ser sacra ou clássica e jamais popular, romântica, ou incluir trilhas de filmes, por exemplo. Deve elevar o ser humano a Deus, a fonte do amor, e não apenas criar um clima romântico.

Músicos
Apenas membros da igreja (ou da Escola Sabatina, ou Sociedade de Jovens), que representem corretamente os princípios da igreja devem ser convidados para apresentar as músicas na igreja, sejam elas instrumentais ou vocais. Devem utilizar traje social, respeitando inclusive os princípios quanto à vestimenta expostos acima.

Taxas
A Igreja Adventista do Sétimo Dia não cobra absolutamente nada pela cerimônia nem pelo serviço do pastor. Algumas igrejas adventistas, onde os casamentos são muito frequentes, cobram apenas uma taxa de manutenção que visa cobrir algumas despesas.

Pontualidade
É uma questão muito importante em um culto a Deus – o mais importante compromisso que você pode ter. E como diz a etiqueta, sempre O mais importante (Deus) deve ser esperado pelos demais (noivos, testemunhas e convidados), e nunca o contrário. Portanto, avise a padrinhos e convidados que a cerimonia começará no horário combinado, e faça planos para que todos cheguem com antecedência.

Ornamentação
Não é requisito para um casamento adventista. Mas, se utilizada, toda e qualquer ornamentação extra geralmente fica por conta dos noivos que podem contratar serviços profissionais ou não. Em qualquer caso, devem ser respeitados os princípios cristãos da simplicidade, economia e modéstia, evitando-se qualquer esforço para rivalizar com as cerimônias não cristãs em gastos, pompa e ostentação. Podem existir orientações específicas quanto à ornamentação, e que podem variar de igreja para igreja, mas como princípio geral, prefira a simplicidade. O maior destaque deve ser dado ao Criador, nunca à criatura.

Carta de Recomendação
Se você é adventista do sétimo dia, vai se casar, e pretende realizar este culto a Deus em uma igreja diferente daquela em que é membro, entregue com antecedência ao pastor desta igreja uma carta de recomendação assinada pelo pastor de sua igreja onde consta o voto da igreja com tal recomendação.

Entrevista
O casal deve marcar uma entrevista com o pastor da igreja que realizará o casamento. Além das últimas verificações e conselhos, este pastor preencherá uma ficha de casamento religioso ou pedirá ao seu pastor que a preencha. Esta ficha será preenchida antes de ser feita a carta de recomendação.

O Oficiante
Segundo recomendação da Igreja Adventista na América do Sul, tanto os votos nupciais quanto a oração de consagração (bênção), devem ser realizados por um pastor adventista ordenado e devidamente credenciado. Se os noivos desejarem convidar algum outro pastor, que não o distrital, devem procurá-lo, fazer os acertos e combinar todo o programa, que sempre é de responsabilidade do pastor. Os detalhes do programa sempre devem ser feitos em coordenação com o pastor distrital.

O Programa
O programa é de responsabilidade do pastor oficiante, que poderá combinar alguns detalhes com os noivos. Será marcado mais pela concisão, simplicidade, espiritualidade e busca de Deus e Sua Palavra, que pelo desejo de inovar, ostentar ou chamar a atenção para os noivos. Geralmente, o programa todo deve durar ao redor de uma hora.

Casamento Entre Pessoas de Fé Religiosa Diferentes
A Igreja Adventista, assim como a maioria das outras igrejas, realiza casamentos de seus membros com outros membros adventistas, ou de outras duas pessoas, em harmonia com os princípios bíblicos, que sejam da mesma religião, conforme recomendado pela Bíblia (2Co 6:14 a 7:1; Gn 24:3; 28:1; Êx 34:12-16; Nm 25:1-3; Dt 7:1-4; 1Rs. 3:1 e 2; 11:1-6; Am 3:7; 1Co 7:39). Nenhum pastor adventista ou ancião de igreja poderá liderar ou participar de uma cerimônia em condições diferentes destas. Respeitando este princípio divino de proteção, certamente você estará investindo na própria felicidade.

Ensaio
Você poderá combinar com o pastor da igreja a possibilidade de um dia e horário para o ensaio da cerimônia.

Casamentos aos Finais de Semana
Considerando todos os preparativos necessários a um casamento, e como um modo de garantir a melhor observância do sábado, dia separado por Deus para a adoração, a Igreja Adventista realiza casamentos apenas no período que vai do início da manhã do domingo até ao meio dia da sexta-feira.

Outros Participantes
O culto será conduzido apenas por membros da Igreja Adventista em plena comunhão com a igreja.

Respeito à Área da Igreja
Oriente aos convidados para que nas dependências da igreja, não façam uso do cigarro ou assemelhados, bem como se abstenham do uso de bebidas alcoólicas.

Efeito Civil
Em alguns países, o casamento pode ter efeito civil e religioso, desde que isso tenha sido combinado anteriormente com a igreja e com o pastor oficiante, e tenha sido dada entrada no cartório solicitando autorização para o efeito civil.

Condições Para a Realização da Cerimônia
- Se antes da cerimônia os noivos apresentarem a Certidão de Casamento à igreja (se o casamento tiver efeito religioso somente).

- Para os adventistas que já foram casados, apenas se a separação e o correspondente divórcio legal ocorreu em virtude de adultério do cônjuge, ou se é de conhecimento público que o ex-cônjuge já convive com outra pessoa (Mt 19:6 e 9; 1Co 7:39).

- Qualquer outra situação não contemplada neste documento deve ser submetida à consulta pastoral, que quando for pertinente, levará o respectivo assunto a Associação/Missão para ser avaliada e considerada.

- Se o casal de noivos não convive fisicamente.

Que Deus esteja com você em todos os passos em direção ao casamento – presente de Deus para a humanidade!

Para maiores informações favor consultar o Manual da Igreja (baixar aqui) página 77 (Cerimônia de casamento) e das páginas 155 a 165 (Casamento, divórcio e novo casamento).

[via adventistas.org]

Nenhum comentário:

Postar um comentário