terça-feira, 3 de outubro de 2017

Qual a posição da Igreja Adventista sobre o porte de armas?

Junto com a comoção nacional pelo maior massacre da História moderna dos EUA ressurgiu com força o debate sobre o controle de armas. A hashtag #guncontrol (controle de armas) foi a segunda mais usada no mundo ontem no Twitter, atrás apenas do nome do local da tragédia, Las Vegas. Apenas no quarto de onde o atirador Stephen Paddock, 64 anos, abriu fogo contra os participantes de um festival de música resultando na morte de 59 pessoas e ferindo mais de 500, a polícia encontrou 23 armas, e em sua casa mais 19. Mas a resistência ao tema é grande no país que possui mais armas do que carros — 265 milhões de armas, contra 263,6 milhões de veículos, segundo levantamento do “Guardian” e informações do Departamento de Transporte dos EUA. Ontem, a Casa Branca afirmou que “é prematuro” reabrir a discussão agora, e a postura do presidente Donald Trump sobre o caso — sua primeira grande chacina como presidente — foi criticada por pacifistas, que lembraram que ele foi apoiado formalmente nas eleições pela Associação Nacional de Rifles (NRA), principal lobista de armamento nos EUA.

No Brasil, por outro lado, a discussão sobre o Estatuto do Desarmamento, legislação que limita tanto o uso quanto o porte de armas pela população brasileira, está ainda mais acelerada. No Senado Federal, tramita proposta para a realização de um plebiscito durante as eleições gerais de 2018 para a revogação do estatuto. Na Câmara, a Frente Parlamentar da Segurança Pública – mais conhecida por Bancada da Bala – já obteve do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a garantia de que uma pauta da área terá a análise priorizada após a votação da reforma política. E foi justamente uma proposta que facilita a obtenção da licença para portar e usar armas de fogo no país a escolhida pelos integrantes da Frente Parlamentar para ter o trâmite acelerado.

E qual seria o posicionamento da Igreja Adventista sobre a questão do porte de armas? A declaração abaixo foi liberada peio então presidente da Associação Geral, Neal C. Wilson, após consulta com os 16 vice-presidentes da Igreja Adventista, em 5 de julho de 1990, durante a Assembleia da Associação Geral realizada em Indianápolis, Indiana.

As armas automáticas ou semi-automáticas de estilo militar estão se tornando cada vez mais disponíveis aos civis. Em algumas regiões do mundo é relativamente fácil a aquisição de tais armas. Elas aparecem não apenas nas ruas, mas também nas mãos de jovens nas escolas. Muitos crimes são cometidos por meio do uso dessas armas. São feitas para matar e não têm nenhuma utilidade recreativa legítima. Os ensinos e o exemplo de Cristo constituem a norma e o guia para o cristão de hoje. Cristo veio ao mundo para salvar vidas, não para destruí-las (Lucas 9:56). Quando Pedro sacou de sua arma, Jesus lhe disse: “Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada, à espada perecerão” (Mateus 26:52). Jesus não Se envolvia em violência.

Alguns argumentam que a interdição das armas de fogo limita os direitos das pessoas e que as armas não cometem crimes, mas sim as pessoas. Embora seja verdade que a violência e as inclinações criminosas conduzem às armas, também é verdade que a disponibilidade das armas leva à violência. A oportunidade de civis comprarem ou adquirirem de outro modo as armas automáticas ou semi-automáticas apenas aumenta o número de mortes resultantes dos crimes humanos. A posse de armas de fogo por civis nos Estados Unidos aumentou a uma estimativa de 300 por cento nos últimos quatro anos. Durante o mesmo período, houve um assombroso aumento de ataques armados e, consequentemente, mortes. Na maior parte do mundo, as armas não podem ser adquiridas por nenhum meio legal. A igreja vê com alarme a relativa facilidade com que elas podem ser adquiridas em algumas regiões. Sua acessibilidade só pode abrir a possibilidade de mais tragédias.

A busca da paz e a preservação da vida devem ser os objetivos do cristão. O mal não pode ser combatido eficazmente com o mal, mas deve ser vencido com o bem. Os adventistas, como outras pessoas de boa vontade, desejam cooperar na utilização de todos os meios legítimos para reduzir e eliminar, onde possível, as causas fundamentais do crime. Além disso, tendo-se em mente a segurança pública e o valor da vida humana, a venda de armas de fogo automáticas ou semi-automáticas deveria ser estritamente controlada. Isso reduziria o uso de armas por pessoas mentalmente perturbadas e por criminosos, principalmente aqueles envolvidos com drogas e atividades de quadrilhas.

A série Falando de Esperança, com posicionamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre vários temas de interesse da sociedade, também abordou a questão do porte de armas:

66 comentários:

  1. discordo da posição. Se Jesus nao quisesse que Pedro usasse a espada, nao teria pedido para que eles comprassem espadas para se defenderem. O caso ali é que o soldado romano era um oficial do estado, e nao estava cometendo crime civil contra pedro ou terceiros. Portanto a ação violenta nao seria justificável, incriminando somente a Pedro desnecessariamente. Soma-se a isso o fato de que Jesus sabia de sua missao, enquanto que a ação de Pedro revelava a não aceitação dele perante o plano de Deus. Outro ponto é que sim, pessoas matam pessoas e não as armas. Isso é indiscutível. De nada adianta proibir armas de fogo, como vimos no japão, país extremamente desarmado, em que uma pessoa com faca matou uns 17 em uma clinica de deficientes. Além disso, a proibição de armas de fogo foi tratada nesse texto como algo bem teórico, na hipótese de que, onde aplicada, sempre funcionaria, o que não é verdade. Um maior controle das armas pode só afetar a população honesta, enquanto os bandidos ainda terão meios ilegais de obtê-las, só aumentando a mortandade de inocentes. Assim, a igreja deveria defender o porte de armas para defesa pessoal e de terceiros, mas medidas de controle como proibição de porte e posse para deficientes mentais e criminosos são muito bem vindas. o importante é armar o cidadão honesto para que tenha o mesmo poder de ação que o bandido têm. Em uma sociedade 100% desarmada, o cidadão teria que ter o direito a faca para se defender do bandido que usa faca e etc. O amor cristão também envolve justiça. dessa forma é totalmente anti cristão, por exemplo, privar um pai de familia de ter uma arma e poder matar um bandido que está violentando sua filha. A vida da vítima vale mais do que a vida do criminoso. Se até nossa moral humana consegue saber disso, quanto mais Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pefeito. A questão é que o politicamente correto já penetrou na mente de muitos religiosos que, de forma insensata e pacifista, constroem um Jesus ''paz e amor'' que nunca existiu e acabam gerando cristãos com um falso senso de justiça. Tal condição é consequência do alastramento das ideologias de esquerda que, infelizmente, já foram defendidas dentro da Novo Tempo !

      Excluir
    2. Justiça sem amor é genocídio!

      Excluir
    3. Marcos Vinícius Souza Santos, concordo com você em gênero, número e grau.

      Excluir
    4. Concordo, em várias citações o povo de Deus lutou e como Davi até finalizou em decapitação.

      Excluir
    5. Excelente resposta, concordo em gênero, número e grau.

      Excluir
    6. Primeiro veja a taxa de mortes por armas de fogo no Japão...Pense no seguinte se já morrer milhares de pessoas sem o uso de armas de fogo imagina se cada pessoa tivesse uma ?

      Excluir
    7. 35 A seguir, Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles.

      36 Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a.
      A instrução do Senhor Jesus é mais do que uma orientação, é uma ordenança para estarmos preparados e guarnecidos para defender nossa vida e de nossa família, em cumprimento ao 6º mandamento: “Não matarás” (Êxodo 20:13), pois este engloba também a auto-preservação e a legítima defesa. O Senhor Jesus nos adverte e exorta quanto ao estarmos precavidos, no sentido bem claro e objetivo de vendermos até uma roupa (capa) para comprarmos uma arma (espada). Isto está claro como a luz do dia! Observamos que o Senhor Jesus, sendo mestre sábio, não disse para deixarmos de comprar alimentos, pois Ele sabe do que mais necessitamos. Portanto, ficamos e estamos, assim, respaldados biblicamente para levantarmos a bandeira da legítima defesa. Sem pesar na consciência e sem sombra de dúvidas, sejamos servos obedientes ao Senhor em tudo, possuindo e lançando mão de uma arma de fogo, sem medos e receios, quando em situações extremas for necessário. Os apóstolos não compreenderam o que o Senhor Jesus lhes dissera nesta ocasião. Para eles, o Senhor iria implantar o seu reino pela força armada, mas Ele fazia referência à compra de espada (arma) para quem não a possuísse, e assim pudesse defender sua própria vida. Deste modo, devemos ter em mente que o fato de possuirmos uma arma de fogo quer dizer que deverá ser usada para a defesa, e não para o ataque. Questione sinceramente ao Senhor Deus sobre esta palavra! Satanás e os inimigos sempre tramaram e conspiraram contra a vida dos profetas, do Senhor Jesus Cristo e dos apóstolos, bem como do povo de Deus ao longo da história, perseguindo, torturando e matando a Igreja de Cristo em todo o mundo, desde o início da Igreja primitiva. E eles, os inimigos, sempre estiveram armados até os dentes...! O Senhor Jesus já nos advertiu que o diabo é mentiroso e pai da mentira, e só se ocupa em fazer três coisas: roubar, matar e destruir, e isto não se engane, literalmente, através dos seus agentes. (João 8:44 e 10:10)

      Leia mais: http://www.helon-frazao.com/news/disse-jesus-venda-a-sua-capa-e-compre-uma-espada/

      Excluir
    8. Marcus Vinicius meu chará, concordo plenamente!!!

      Excluir
    9. Excelentes citações! Também penso desta forma, não há mais o que acrescentar!

      Excluir
    10. Engraçado, no Brasil o porte de arma é super controlado, e a violência com armas de fogo só aumenta.

      Excluir
    11. Essas pessoas, parecem que moram em outro planeta e não no Brasil. Você fazer um comparativo com outros Países é importante, mas é preciso considerar outros fatores,como Educação, corrupção em alto nível. Um País com a nossa educação tem condições de o porte de arma "controlado" existir? Um País onde a corrupção é o normal? O Brasil em 2016,teve 1 denúncia contra mulher a cada 7 minutos, e na maioria das vezes os agressores não são traficantes ou criminosos profissionais e sim Maridos,Madrastas,filhos e vocês querem armar essas pessoas? Primeiro resolve o Pais e fortalece nossos militares, quem precisa combater os bandidos é o estado,não é o cidadão de bem que como qualquer ser humano em uma instabilidade psicologia pode cometer um crime.

      Excluir
    12. Não se deve combater o mal com o mal. Pois é isso que Satanas quer. Quanto menor for a distância entre o santo e o profano, mais sua obra obtem êxito. "Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, ..." Is 5:20

      Devemos confiar na justiça dAquele que declarou: "A vingança é minha, Eu retribuirei". Eu não deixo de concordar com a pertinência da resposta ao artigo, mas quando Jesus falou a Pedro que deveria guardar sua espada, Ele não estava proibindo o discípulo de ter sua espada, mas Jesus advertiu sobre o que o ato de matar causa no coração do homem.

      "Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor" Jr 17:7 e completo: não nas suas próprias mãos.

      Excluir
    13. Perfeita mais que perfeita a resposta do Marcos Vinicius!!!

      Excluir
    14. A IASD está de parabéns, isso só mostra que a igreja é uma instituição sensata e totalmente voltada para o aspécto social no sentido de estar preocupada com o bem comum.

      Não pude deixar de notar alguns comentários interessantes, alguns dos quais parecem desmontar sem nenhuma base segura a noção de que O DESARMAMENTO É SIM EFICAZ E REDUZ A CRIMINALIDADE. Estudos recentes apontam nessa direção. Um exemplo oportuníssimo é o caso do Japão, CONSIDERADO UM DOS PAÍSES MAIS SEGURO DO MUNDO (basta fazer uma breve pesquisa). Londres também entra como cidade considerada segura para os seus habitantes, e lá o controle de armas também é mantido sob rígidas normas. Não é por acaso que a IASD tem se posicionado OFICIALMENTE nessa direção. Não é fruto de "achismo" ou coisa do gênero, existem dados, estudos, bases segura para caminhar nessa direção.

      Quanto a citação bíblica de Lucas 22:35 e 36 sobre os discípulos comprar "espadas" significava dizer que "os seguidores de Cristo enfrentariam tempos difíceis e precisavam se preparar. Por isso, Jesus usa expressões fortes para advertí-los (ver Lc 14:26). Embora Ele já houvesse aconselhado paz em vez de violência (Lc 6:27), os discípulos esperavam impacientes para lutar pelo reino e, por isso, interpretaram a mensagem em sentido literal (Lc 22:51)." Comentário da Bíblia de Estudo Andrews (Lc 22:36).

      Segundo podemos inferir do comentário da Andrews, a declaração de Jesus não pode ser tomada "em sentido literal", como fazem alguns nos comentários deste post. Jesus apenas "usa expressões fortea para advertí-los" do que enfrentariam quando perseguidos por causa do evangelho. Em todo caso, não há na Bíblia qualquer menção dos seguidores de Cristo em confronto direto com seus opressores fazendo uso de "espadas" ou porretes. Portanto, fazer uso de um texto fora de contexto não passa de pretexto para apoiar algo que é notoriamente prejudicial a sociedade.

      Excluir
    15. FAZ O SEGUINTE IRMÃO MARCOS SANTOS, SE VC NAO QUISER TER ARMA NAO A TENHA, VC SABE QUE DEUS PERMITE QUE O MAL NOS PERTURBE, POR ISSO ELE NOS DA SABEDORIA E OPORTUNIDADES PARA USARMOS DE MODO CORRETO, ME RESPONDE UMA COISA, NAO PRECISA NEM SER COM VC OU SUA FAMILIA UM SINISTRO, MAS SUPONHAMOS QUE VC ESTEJA PASSANDO POR UM LUGAR, E VC PRESENCIE UMA TENTATIVA DE ASSASSINATO, E VC NAO TEM UMA ARMA DE FOGO, DAI VC FICA OLHANDO O CRIMINOSO MATAR A VITIMA E NÃO FAZ NADA, BELEZA, AGORA EM OUTRA SITUAÇAO VC TEM UMA ARMA DE FOGO, O QUE VC FARIA, IMPEDIRIA A AÇÃO E SALVARIA A VITIMA OU SE ACOVARDAVA E CORRERIA COM ESSA ARMA?

      Excluir
    16. Uau, que comentário. Até salvei!

      Excluir
  2. Hitler desarmou sua população antes de subjugá-la. Nos países onde não há estatuto de desarmamento o índice de mortes por armas de fogo é menor.
    Quem poupa o lobo sacrifica as ovelhas. Não adianta coar o mosquito e engolir o camelo, enquanto estivermos nesse mundo os homens justos precisarão de armas para se defender e defender sua família, q é inclusive uma ordem divina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU TOTALMENTE FAVORÁVEL AO USO DA ARMA,AGORA NESTE INSTANTE ESTOU COM DOIS POLICIAIS DENTRO DA MINHA LOJA,AMBOS ARMADOS,QUE TRANQUILIDADE,

      Excluir
    2. Ordem divina? E onde podemos encontrar essa "ordem" na Bíblia?

      Excluir
    3. Olá, Elton. É Deus quem protege Seus filhos. Você acha mesmo que uma arma de fogo é capaz de proteger você e sua família inteira? Francamente... O mandamento é "Não Matarás" (Ex 20:13). “'...Minha é a vingança! Eu retribuirei', declarou o Senhor". (Rm 12:19)

      Excluir
    4. Anônimo então segundo sua teoria o cristão que é roubado é porque Deus não guardou ou porque ele não considera que seja um filho dele?
      Se você estudar a fundo os mandamentos verá que o significado de não matarás é relacionado à não assassinaras, existe uma grande diferença entre assassinato e defesa legítima. Tanto é que no passado existia recursos para pessoas que matava alguém por defesa ou acidente. Pesquise mais sobre o assunto.
      De fato a vingança é do Senhor, mas não estamos falando disso, estamos falando de defesa, agora se VC for assaltado logicamente não se deve sair atrás do bandido pra acertar as contas.

      Excluir
    5. Gostaria de saber como que fica a confiança em Deus? Deus ou as armas de fogo? Em quem você confia: no que está em suas mãos ou no poder superior divino?
      Basta questionar pra si próprio que descobrirá. O ser humano precisa compreende que vivamos ou morramos somos do Senhor (Romanos 14:8)

      Excluir
  3. Irmãos, estudem o assunto.
    Arma = crime é balela.
    Se tem alguém forçando a porta da tua casa, ou do teu vizinho vou orar ou lembrar das ordens de Deus de defender a própria casa, bem como, os oprimidos!

    ResponderExcluir
  4. Só como lembrança. Vc que é especialista em Biblia. Neemias qdo os judeus voltaram do cativeiro , teve que trabalhar com a colher de pedreiro em uma mão e, a espada na outra mão !!!

    ResponderExcluir
  5. O mundo jaz do maligno! Pela maldade do mundo os homens de bem já são considerado refém dos criminosos. Ninguém vai pro mato casar sem está preparado, por isso que eu apoio a autodefesa, não devemos tampar os nossos olhos, fingindo que somos imunes do mal físico. Eu também não concordo que a arma de fogo foi feita só para matar, com um bom preparo, dependendo do caso a vitima tem condições de se defender não matando o inimigo. Se o governo fosse capaz de cumprir com a segurança desse país ao ponto de fragilizar bastante o criminoso deixando eles sem liberdade pra cometer crimes, então eu revia os meus conceitos e concordaria que não teria motivos de um cidadão de bem ter posse de uma arma de fogo, por que o governa estaria cumprindo com o seu papel de proteger a sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente eu não sei em quem acreditar quanto à pesquisas relacionadas ao desarmamento da população de bem, tem mais mortes ocorridas com armas de fogo em países desarmados, pois as pessoas que intentam o mau sabem que seria muito difícil o cidadão de bem reagir. Deus não faz acepção de pessoas todos somos necessitados da graça. eu tenho medo.

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que somente devemos ceder as nossas vidas quando se tratar em negar a Jesus Cristo, não devemos misturar o assunto de morrer por Jesus com a ideia de entregar a sua vida para criminosos onde não esta envolvido a fé. Não devemos esquecer que o mal existe. O que importa é que você mesmo tendo uma arma de fogo, não está mal intencionado para matar, mais defender a sua vida, que vale muito pra você.

    ResponderExcluir
  8. Discordo desse texto, e concordo com os comentários dos amigos Marcus e Elton. Essa opinião está baseada em uma Utopia. Infelizmente vivemos em um mundo violento e precisamos defender nossas famílias. Tavez defender um controle de excessos seja justificável, mas desarmar a população é uma atitude comunista.

    ResponderExcluir
  9. Se eu entendi bem, então o tiro esportivo conforme descrito não pode ser considerado uma atividade desportiva legítima? Acho estranho esse posicionamento, talvez não seja do gosto de quem escreveu,pois muitas pessoas preferem ir a um estande de tiro do que pescar, (o que não deixa de ser um tipo de caça). Acho um pouco perturbador esse posicionamento.
    Pêlo que entendi também o cristão deve buscar a preservação da paz e da vida dos bandidos somente então, pois a da nossa família não temos o direito de "defender"?
    É preciso entender que armas podem ser usadas tanto para atacar alguém (o que sou contra) e tanto para defender.
    A sensação que da é que quem possui uma arma automaticamente vai atacar qualquer pessoa.
    Respeitosamente acho uma posição radical.

    ResponderExcluir
  10. Não levaram em consideração no texto, o mercado ilegal de armas, o controle de armas só controla as armas para quem segue leis, quem não as seguem, consegue comprar facilmente no mercado ilegal ou até mesmo fabricar uma arma caseira, em caso de terroristas podem até mesmo se fabricar bombas caseiras, no caso de Las Vegas, o controle de armas não impediria aquele homem de executar o que ele planejou fazer, ou ele compraria armas no mercado ilegal ou fabricaria bombas caseiras, ou pegaria um caminhão e sairia atropelando as pessoas. Posso ser adventista mais se a igreja apoiar o controle de armas eu não compactuarei com essa decisão, todos temos liberdade de escolha e livre arbítrio, Nem mesmo Deus que nós deixou os mandamentos nos controla para guardamos os Seus mandamentos, como eu vou aceitar que o estado governado por humanos pecadores e com interesses corruptíveis possa controlar a liberdade de escolha dos cidadãos?

    ResponderExcluir
  11. Sou da seguinte opinião, todo cidadão tem o direito de se defender. Mas para isso não é preciso um fuzil de assalto, uma submetralhadora ou um fuzil automático. Poder ter e portar uma pistola, e poder ter uma espingarda (cal. 12) em casa já é o suficiente. Era isso....

    ResponderExcluir
  12. É muito facil dizer q é a favor do desarmamento do cidadão de bem, e escrever palavras lindas na internet, principalmente quando essa pessoa q é a favor do desarmamento nunca teve sua casa invadida por ladrões e estupradores, quando alguém da sua familia for morto ou estuprado dentro de casa, ai vc volta aq e escreve essas palavras lindas. Será Jesus mandou Pedro comprar espadas para se defenderem ou para descascar laranjas? É brincadeira um negócio desse

    ResponderExcluir
  13. Uma posição muito esquerdista, colocando desculpa na paz. Vai dar flores para o estado Islâmico e vamos vê o que recebe.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com Marcus Vinicius .

    ResponderExcluir
  15. Concordo que o acesso às armas, de forma indiscriminada, não pode haver. O porte, ou a posse, de arma de fogo, deve obedecer um protocolo, como o de uma habilitação para tal, a exemplo do que ocorre com os condutores de veículos. Mas simplesmente vedar o uso é atirar a população ao genocídio e à barbárie. Não gosto de violência gratuita, mas há casos que se deve resolver na base da força. É muito engraçado ficar fazendo esse tipo de apologia de desarmamento e ir cantar no sábado "e uma pedrinha pôs na funda, então girou, girou, (...) e o gigante foi ao chão!".
    Pra mim isso é, no mínimo, uma hipocrisia. Concordo que o cristão deve ser pacífico e se empenhar por buscar a paz com todos, mas em nenhum momento você vê a bíblia dizendo que o homem não pode se defender ou defender sua família ou seus bens. Me desculpe o nosso presidente, mas não concordo com esse posicionamento.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Então deixa a porta da tua casa aberta!

      Excluir
    2. Então na sua opinião os cristãos que são roubados, assassinados, estripados, etc não tem fé.
      Não sei se VC possui um carro mas se tiver, VC põe no seguro, alarme etc, isso é falta de fé sua? Como é a segurança da sua casa? É falta de fé? Entenda a arma como uma ferramenta de defesa de última instância.
      Não sei se VC já percebeu mas Pedro andava armada, Jesus só o repreendeu quando ele quis usar a arma para um motivo errado.

      Excluir
  17. ...O "JUSTO"VIVERÁ PELA FÉ...

    ResponderExcluir
  18. Concordo que é preciso, sim, haver controle sobre o porte de arma, para que bandidos e pessoas mentalmente e psicologicamente incapazes não tenham acesso. Se realmente houvesse um controle de armas no Brasil, não se conseguiria armamento ilegal tão facilmente aqui. Se as pessoas se sentissem seguras aqui não haveria tantas pessoas que veriam necessidade de portar armas (mesmo que fosse liberado).
    Antes de o Estado se preocupar com desarmamento ou controle de armas (legais), deveria buscar meios de garantir a segurança dos cidadãos brasileiros e acabar ou diminuir o tráfico (coisa que nunca aconteceu).
    Muitas pessoas hoje defendem o porte de arma no Brasil exatamente pela grande insegurança que assola o país, onde criminosos tem armas potentes (a maioria das mortes oriundas dos crimes cometidos no Brasil são causadas por armas ilegais) e o cidadão que quer andar dentro da lei não tem permissão para portá-las legalmente (mas se quiser uma ilegal, conseguirá facilmente).

    ResponderExcluir
  19. A igreja adiventista tem que pregar o evangelho.✌👍

    ResponderExcluir
  20. Discordo do posicionamento, pois acredito que Jesus só pediu pro discípulo embainhar a arma devido ser um representante do estado ali, que viera cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  21. Uma questão complicada, mas o desarmentismo, desde o século XX serve à ideais de ideologias políticas extremamente controladoras e cerceadoras dos direitos do indivíduo em prol do coletivo, o problema é que o coletivo sempre serve aos que estão no poder. Sou a favor do direito irrestrito do cidadão de bem ter sua ou suas armas de fogo para defender-se e a sua família.

    ResponderExcluir
  22. Êxodo: 22. 2. Se o ladrão for achado a minar uma casa, e for ferido de modo que morra, o que o feriu não será réu de sangue; - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir
  23. Pois é pessoal, parece que todos querem andar armado, depois não reclamem de alguém atar o outro só por causa que devia uns 10 reais, ou porque fechou a pessoa sem querer na avenida, ou porque a pessoa odiava a outra só porque discordou dela, acho que o Brasileiro não ta preparado pra andar armado, porque eu ja notei que tem esses ditos: "cidadão de bem" querer meter porrada ou ate linchar uma pessoa por engano, porque foi acusado(a) de pegar crianças e fazer sacrificios ao ocultismo, ja vi isso acontecer... e se o porte de arma for legalizado, já to vendo que não vai funcionar, basta refletir, abraços

    ResponderExcluir
  24. Acredito que um controle sério destas armas em que somente as autoridades e pessoas devidamente capacitada poderiam ter armas.
    Se o cidadão quiser adquirir que seja sem qualquer antecedência violenta, submeter a exame médico/psicologico, curso de manuseio e pontaria, além de noções de direito e primeiros socorros, afinal de contas tido agente público passa por estes canais e muitos outros até poder portar uma arma.

    ResponderExcluir
  25. Não pretendo ter arma de fogo, mas não concordo com essa proibição do cidadão não poder se defender. Mas aqui no Brasil se houver liberação de armas de fogo, tem que haver modificações na Constituição e no Código penal, pois se for liberada hoje com a justiça e leis que temos, isso aqui vai ser definitivamente um faroeste. Qualquer briga de trânsito vai ser motivo de matar e o assassino sairá sorridente pela porta da frente da delegacia.

    ResponderExcluir
  26. Não se pode confundir liberdade com princípios pessoais. Eu posso ter o direito de ter uma arma e não usar, simples. Eu ser contra o uso de armas não quer dizer que eu tenha o direito de impedir quem quer que seja de tê-las.

    ResponderExcluir
  27. Portar arma da uma sensação de segurança para algumas pessoas. Mas pense comigo...se vc fosse bandido...vc deixaria de roubar pq as pessoas agora estariam armadas? Ou já chegaria atirando de surpresa para não dar chance de reação da vítima?
    Se eu fosse o bandido ficaria com a segunda opção...portar uma arma não é sinônimo de mais segurança
    !

    ResponderExcluir
  28. Pergunte para alguém que sofreu nas mãos de bandidos se ela é ou não a favor do porte de arma.

    ResponderExcluir
  29. Baixe diversos estudos bíblicos aqui também https://www.maisrelevante.com.br/2017/10/estudo-biblico-completo-para-baixar-imprimir.html

    ResponderExcluir
  30. Sinceramente, não entendi direito esse discurso da IASD. Não deu a entender se é a favor com restrições e se não o é. Acho que faltou uma linha mais clara.
    Todavia, a argumentação é fraca. Usou o exemplo de Jesus, mas este não usou 'uma arma' para espantar os vendedores do templo? Jesus não é o mesmo Deus que usou Davi para com uma funda derrubar o Golias?

    A linha do 'extremo pacifismo' é perigosa tão quão. Seria uma condenação aos policias e militares. E aqueles que, como hoje, 'com armas', procuram derrotar o Estado Islâmico. Ou para aqueles que moram em regiões que podem ser atacados por feras mortíferas, que precisam de algo para proteger a si e a família. No extremo, também seria um 'erro' (contradição) a IASD contratar serviços de segurança para seus prédios e eventos.[o que ocorre em muitos lugares]

    Este é um tipo de discussão que a IASD não precisaria entrar e comprometer ainda mais sua imagem, com polêmicas que não cabem a sua mensagem. Deixai para a consciência de cada membro, em espírito de reflexão e oração, ter a orientação que Deus lhe revelar mais apropriada. Deste modo, talvez seu melhor papel seria no sentido em orientar para ter cuidado com as motivações e comportamentos indevidos.

    ResponderExcluir
  31. Graças a Deus ainda tem pessoas que nesse país que não engolem mais tudo o que dito ou transmitido pela mídia nojenta desse pais. Concordo que a igreja não precisa adentrar esse tipo de assunto, achei o texto confuso pois não sustenta uma posição. Gostaria de saber se um dia um bandido tentasse fazer algum mal a eles ou para algum familiar eles não iriam querer ter uma arma em casa pra se defender. Eu iria querer com toda certeza.

    ResponderExcluir
  32. Acho que esta decisão está um pouco ultrapassado, 1990, hoje vivemos em uma outra realidade. Mas enfim o uso da arma de fogo pelo cidadão de bem é válido sim pois hoje vivemos reféns de bandidos fortemente armados e que por saber da vulnerabilidade da sua vítima comete os piores crimes e também conta com a impunidade da justiça. Países como Paraguai que tem uso permitido da arma de fogo pelo cidadão, lá morre menos que no Brasil, vítimas de crimes por armas de fogo. Agora é claro que tem que ser feito um controle totalmente rigoroso justamente para crivar quem realmente é do bem e terá um compromisso com a sociedade para tal uso.

    ResponderExcluir
  33. Na dúvida se devemos ou não portar uma arma, copie o exemplo de Cristo e os discípulos após o Pentecoste, mesmo sobre severa perseguição não revidavam, Jesus tinha um exército ao seu dispor mais preferiu seguir com sua missão.

    ResponderExcluir
  34. No Brasil a maioria dos crimes familiares ocorrem por maridos espanca do suas esposas e filhos, tios que molestam seus sobrinhos, enteados... Uma arma em casa seria bem perigoso. Assaltos e estupros normalmente ocorrem nas ruas. Talvez se andasse com uma arma na rua poderia uma moça se defender de um estuprador ou um assaltante que igualmente armado intenta roubar seu celular ou o carro.

    ResponderExcluir
  35. 35 A seguir, Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles.

    Curioso...
    A "espada" metaforicamente, significava a "palavra" q os discípulos, após sua morte deveriam levar... ignorando os demais objetos pessoais. Se formos tomar como literal, podemos crer q os discípulos a partir daí, saíram se organizando em milícias e matando soldados Romanos...
    Afinal todos eles, Pedro, Tiago, Joao e etc, foram mortos lutando, armados com suas espadas... kkkkk

    É preciso um pouco mais de inteligência...

    ResponderExcluir
  36. A posição oficial da igreja passa historicamente pela guerra civil americana. Desde então a igreja se posiciona contra. Também se posiciona em relação ao serviço militar e a utilização de armas. Entretanto, utilizando a bíblia, é possível ver claramente que a auto-defesa é permitida. Não há necessidade de se ficar colocando versículo contra e versículo à favor. A Bíblia tem que ser entendida contextualmente. A violência deve ser o último recurso e a utilização de meios de defesa é perfeitamente cabível biblicamente.

    ResponderExcluir
  37. Porte de arma é uma coisa posse é outra quando um bandido invadir sua casa armado, entregue flores a ele. Sou a favor da posse de arma e não do porte coisas distintas

    ResponderExcluir
  38. Os adventistas que defendem o armamento dos cristãos deveriam estudar mais, e não se deixarem levar por ideologia política ou opinião própria.

    ResponderExcluir