A expressão “filhas dos homens”, em Gênesis 6:2 e 4, é o feminino de “filhos dos homens”, termo que aparece ao longo do Antigo Testamento sempre em referência a seres humanos, sejam eles ímpios ou justos (Gn 11:5; Sl 21:10; 36:7; 90:3; 107:8, 21, 31; 145:12; Pv 8:4; Ec 3:10, 21). No entanto, essas “filhas dos homens” deveriam ser descrentes em Deus, descendentes de Caim (Comentário Bíblico Adventista, v. 1, p. 237, 238), visto que o casamento delas com os “filhos de Deus” é relatado como algo negativo, que contribuiu para a corrupção dos seres humanos e seu consequente aniquilamento pelas águas do dilúvio.
Mas o que dizer da expressão “filhos de Deus”, em Gênesis 6:2 e 4? Antigos comentaristas judeus, além dos chamados pais da igreja e muitos expositores modernos, interpretam esses “filhos” como sendo anjos, comparando-os com os “filhos de Deus”, mencionados em Jó 1:6, 2:1 e 38:7. Esse ponto de vista deve ser rejeitado porque a punição que logo sobreviria era pelos pecados dos seres humanos (ver v. 3) e não dos anjos. Além disso, segundo Mateus 22:30, anjos não se casam (Comentário Bíblico Adventista, v. 1, p. 237, 238).
Assim, uma vez que os “filhos de Deus” se casaram, então essa expressão deve excluir os anjos, mas deve se referir aos homens da linhagem de Sete (Gn 4:25), sendo que, com o nascimento de seu filho Enos, “se começou a invocar o nome do Senhor” (4:26). É interessante ver como Deus considera os que lhe obedecem como seus filhos: “Filhos sois do Senhor, vosso Deus” (Dt 14:1), “Trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da Terra” (Is 43:6), “Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus?” (Ml 2:10).
Esses descendentes de Sete, que “invocavam o nome do Senhor”, devem ser vistos como os “filhos de Deus”, que acabaram se casando com as “filhas dos homens”, descendentes de Caim, e os seres humanos se tornaram tão corrompidos e violentos que Deus teve que destruí-los no dilúvio.
Quanto aos gigantes (nefilim) que havia na Terra (Gn 6:4), deve-se pensar primeiramente nos gigantes físicos, pessoas de alta estatura, mas também em gigantes intelectuais, como eram as pessoas antediluvianas. Lamentavelmente não foram gigantes espirituais. Como não usaram para o bem seus dotes físicos e mentais, acabaram se tornando gigantes na maldade (6:5), sendo afinal destruídos pelo dilúvio.
As lições que ficam do relato do casamento dos “filhos de Deus” com as “filhas dos homens” são: (1) que o “jugo desigual” é sempre danoso para o casamento e para os filhos que dele resultarem; por isso, ele é condenado pela Bíblia (2Co 6:14, 15); e (2) que a beleza física não é o fator mais importante na escolha do cônjuge. Os “filhos de Deus” viram “que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si [...] as que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gn 6:2). Eles não levaram em conta o caráter dessas “filhas dos homens”. E o resultado foi a apostasia deles e de sua descendência.
Essas lições precisam ser aprendidas por todos, especialmente por aqueles que pretendem se casar. A história dos casamentos dos antediluvianos está na Bíblia como um alerta sobre a importância da fé e da piedade como características essenciais nos relacionamentos conjugais.
Ozeas C. Moura (via Revista Adventista)
Ilustração: Norandino and Lucina Discovered by the Ogre do pintor Giovanni Lanfranco
O prof. Leandro Quadros também comenta sobre esse assunto:
Se os gigantes foram destruídos no dilúvio, como eles continuam sendo relatado na Bíblia? Por ex:os cananeus e Golias de Gade
ResponderExcluirOlha Rafael, acho que Golias tinha uns 2 metros, acho que mais que isso não, e é claro que hoje em dia existe pessoas altas, com 2 metro, ou 2 metro e meio, mas teve pessoas no passado não tao distante que era ums gigantes, porém o corpo da pessoa não suportava o peso, pode ver em algum documentario, e essas pessoas claro, sofriam de uma doença rara chamada: "gigantismo" (acho que é esse o nome) mas, no principio, o homem e a mulher era gigante, era a estatura natural naquele tempo, se eles estivessem hoje em nossos tempos, te garanto, nós seria como gafanhotos diante deles.
ExcluirPorque não bebemos cerveja e até admitimos, em parte, o vinho?
ResponderExcluirPra mim cerveja parece xixi e fedi muito, e vinho a Bíblia diz que nele há contenda. Então pelo sim ou não, melhor ficar longe dele.
ExcluirAmém pastor eu já tinha feito está pergunta para outros pastores e não tive uma resposta, tão clara como está, que o senhor continue te abençoando
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