terça-feira, 15 de maio de 2018

As diferenças básicas entre a fé católica e a protestante

Apesar da aproximação para o diálogo interreligioso e do esforço ecumênico que tem sido feito pelos católicos e protestantes nas últimas décadas, o racha teológico ocorrido há 500 anos não é fácil de ser superado. Isso somente ocorrerá se um desses grupos abrir mão de sua base doutrinária: tradição (católicos) ou Bíblia (protestantes). 

Na visão adventista, o protestantismo fez grandes progressos, mas não conseguiu renunciar completamente à tradição medieval e parou no tempo quanto à reforma doutrinária com base na Bíblia. Por isso, sofrerá mudanças e retrocederá em suas crenças. Ainda segundo a perspectiva adventista, protestantismo e catolicismo se unirão antes da volta de Jesus em torno de erros doutrinários comuns, como a santificação do domingo e a crença na imortalidade da alma, rejeitando assim a última mensagem de restauração que está sendo pregada na Terra (Ap 14:6-12). Há muitos fiéis em ambos os segmentos e eles tomarão uma decisão ao lado da verdade bíblica.

Salvação
Posição Católica: A Bíblia tem autoridade suprema e exclusiva (sola Scriptura); portanto, decisões de concílios e documentos papais não têm muito peso (Jo 17:17; Mt 15:6). A pessoa se torna justa por meio de boas obras, como caridade e peregrinação, e por participar da igreja, que é repositória da graça divina. 

Posição Protestante: A pessoa é declarada justa por meio da fé em Cristo (sola fide), com base na livre graça de Deus (Ef 2:8,9). 

Autoridade da Bíblia
Posição Católica: A tradição tem tanto valor quanto a Bíblia; portanto, decisões de concílios e documentos papais têm valor normativo.

Posição Protestante: A Bíblia tem autoridade suprema e exclusiva (sola Scriptura); portanto, decisões de concílios e documentos papais não têm muito peso (Jo 17:17; Mt 15:6).

Interpretação das Escrituras
Posição Católica: A Vulgata (em latim) era a versão católica oficial; a Bíblia deve ser controlada pela igreja; o magistério é a voz autorizada para interpretar as Escrituras e guiar o rebanho de modo unificado.

Posição Protestante: A Bíblia é a revelação de Deus e não pode ser controlada; ela deve ser traduzida para a língua do povo e democratizada; cada um pode estudar o livro sagrado e interpretá-lo (Jo 5:39; 1Pe 3:15; Ap 1:3). 

Hierarquia Religiosa
Posição Católica: Os sacerdotes formam uma categoria especial para fazer a mediação entre Deus e as pessoas.

Posição Protestante: Todos os crentes são iguais perante Deus, têm acesso direto a Ele e podem oficiar na igreja (1Pe 2:9).

Sacramentos
Posição Católica: Sete sacramentos fazem parte da essência da religião cristã e transferem méritos para o crente: batismo, confirmação (crisma), casamento, eucaristia, penitência, ordenação e unção.

Posição Protestante: Apenas dois sacramentos ou ritos religiosos têm apoio bíblico: batismo (Mc 16:16) e eucaristia/Santa Ceia (Mt 26:26-29).

Intercessão
Posição Católica: Os católicos veem os santos e Maria como mediadores e, por isso, pedem sua ajuda e oram por meio deles.

Posição Protestante: Os protestantes veem os santos e Maria com respeito, mas não os consideram mediadores nem pedem sua ajuda, pois Cristo é o único meio de acesso a Deus (1Tm 2:5). 

Imagens
Posição Católica: A Igreja Católica usa muitas imagens para ensinar e inspirar.

Posição Protestante: As igrejas protestantes consideram as imagens de santos uma forma de distração da verdade pregada durante o sermão e até idolatria (Êx 20:4-6). 

Marcos De Benedicto [via Revista Adventista]

Nenhum comentário:

Postar um comentário