quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Morre Aretha Franklin: de cantora gospel a rainha do soul

Aretha Franklin, a filha de um pastor cuja voz poderosa a transformou na “rainha do soul”, com canções de sucesso como “Respect” e “Chain of Fools”, morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos, informaram autoridades.

A cantora, ganhadora de 18 Grammys e com 25 discos de ouro na carreira, morreu em sua casa em Detroit, cercada por familiares e amigos, de acordo com um representante da cantora. Ela lutava contra um câncer no pâncreas em estado avançado, e sua família havia pedido orações.

O pai de Aretha Franklin era um pregador batista em Detroit, e o canto gospel que ela ouvia em sua igreja foi sua base musical. Ela criou uma voz singularmente emotiva e poderosa que a colocou na vanguarda da soul music dos anos 1960, juntamente com Otis Redding, Sam Cooke e Wilson Pickett.

Aretha Franklin cantou no funeral do líder dos direitos civis assassinado Martin Luther King, assim como nas posses dos presidentes Barack Obama e Bill Clinton. Em 1987, ela se tornou a primeira mulher eleita para o Hall da Fama do Rock and Roll, e em 2010 a revista Rolling Stone a elegeu como cantora número 1 da era do rock.

Depois de gravar e fazer turnês como uma jovem cantora gospel, a carreira de Aretha Franklin tomou um rumo secular em 1961, quando ela assinou com a Columbia Records. Ela teve apenas um sucesso modesto com a Columbia, que enfrentou dificuldades para classificar seu estilo e tentou levá-la para o pop.

Mas quando ela mudou para a Atlantic Records em meados da década de 1960, o produtor Jerry Wexler sabia exatamente o que fazer com Aretha Franklin, colocando sua voz poderosa em um cenário que combinava gospel, soul e rock, fazenda dela uma superestrela. Como a própria escreveu em sua autobiografia, ela “Arethaziou” a música.

Ao longo de sua trajetória, Aretha Franklin inspirou uma geração de cantores. “A música pop hoje é rica em vozes gloriosas da música gospel e de cantoras nos moldes lançados por Aretha”, disse Wexler, que morreu em 2008, em sua autobiografia. “Aretha se tornou um modelo para pessoas como Chaka Khan, Natalie Cole, Donna Summer e Whitney Houston... A lista de seus discípulos é longa”.

Em um comunicado, o ex-presidente Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton disseram que Aretha Franklin era um dos maiores tesouros nacionais dos Estados Unidos. “Por mais de 50 anos, ela agitou nossas almas”, disse o comunicado. “Ela era elegante, graciosa e completamente inflexível em sua arte.” (via Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário