segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Os Arrais: “Deus não é nem de esquerda, nem de direita”

Os irmãos pastores adventistas André (formado em Direito, com Mestrado em Teologia pela Andrews University) e Tiago Arrais (Professor e Dr. em Antigo Testamento e Filosofia pela Andrews University) foram entrevistados no programa Veja Música, da revista Veja, onde falaram sobre o lançamento de “Como, Então, Viveremos”, e também comentaram sobre o cenário político no país.

Durante as eleições do ano passado, Tiago Arrais criticou, através das redes sociais, os candidatos que usavam o nome de Deus para conquistar voto. Na entrevista, eles comentaram sobre uma declaração deles nas redes sociais que dizia: “Deus não é de direita, nem de esquerda”. Eles confirmaram esse posicionamento político, dizendo que estavam respondendo a um seguidor que questionou sobre as letras que falam sobre o silêncio de Deus. 

Os comentários são a partir do momento 15:15 do vídeo abaixo:



Tenho acompanhado ao longo dos últimos anos, o discurso, falas e afirmações de vários candidatos durante o processo das campanhas eleitorais, e sempre me deparo com as invocações a Deus, como se fosse um cabo eleitoral invisível e com força para sensibilizar os eleitores. O que mais chama a atenção, é que a maioria dos candidatos que fazem uso destas expressões são pessoas que, em sua vida particular e pública, não demonstram em seus atos que temem a algum Deus, pois agem como se Ele sequer existisse. 

No livro Os Escolhidos de Ellen G. White (versão na linguagem de hoje do livro Patriarcas e Profetas), no capítulo 27, lemos: “'Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o Seu nome em vão' (Êxodo 20:7). Esse mandamento nos proíbe de usar o nome de Deus de maneira descuidada. Ao mencionar Deus impensadamente na conversação comum e pela frequente repetição irrefletida de Seu nome, nós O desonramos. Seu santo nome deve ser pronunciado com reverência e solenidade." 

Todas as ideologias querem Deus como seu garoto propaganda, e assim, Sua mensagem vai se adequando à agenda política de cada grupo. O nome de Deus não cabe dentro de qualquer arranjo ideológico.


Sobre os cristãos que dizem que Deus é de esquerda, assim como os que dizem que a solução divina virá sempre pela direita, sinceramente, não sei em que evangelho se basearam para chegar a essas conclusões, mas, certamente, não foi o evangelho puro de Cristo Jesus, não foi o evangelho da graça. 

Aliás, quem diz isso, nunca notou que o mesmo Jesus que andou com ladrões e prostitutas, também curou a orelha de um violento soldado romano, e repreendeu Seu discípulo que o ferira. O mesmo Jesus que perdoou uma adúltera e chamou uma polígama ao arrependimento, também mandou pagar impostos ao César opressor e foi enterrado em sepultura de ricos. Como querer rotular o próprio Deus? 

A solução definitiva para os problemas humanos, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, certamente não virá da chamada esquerda, nem da direita - meras referências humanas - mas, sim, do Alto - a referência divina - onde está nossa cidade e "de onde aguardamos o Senhor". 

Tem um texto bíblico que acho muito prudente citar: “Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, Eu deste mundo não sou” (João 8:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário