segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

A dieta de Adão e Eva

“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento”. Gênesis 1:29

Já no primeiro capítulo da Bíblia, existe uma orientação sobre qual deveria ser a alimentação do ser humano. Mas é importante compreender quais alimentos faziam parte desta alimentação original. Toda erva que dê semente é uma expressão que faz referência aos cereais (arroz, trigo, aveia, milho, centeio e cevada) e às leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, soja, tremoço e amendoim).

E toda árvore, em que há fruto e que dê semente é uma referência, agora são as frutas e também as sementes oleaginosas (castanhas em geral). Isso vos será para mantimento, ou seja, essa era a alimentação original de Adão e Eva. Devemos lembrar que Deus sempre tem lições para nos ensinar por meio da Sua palavra. No contexto em que Adão e Eva vivam no Éden, onde não havia morte, essa deveria ser sua alimentação. Você sentiu falta de alguma coisa?

Verduras e hortaliças folhosas não faziam parte da alimentação original do Éden. Qual o motivo?

A alimentação original atendia a todas as necessidades do casal. Não havia necessidade de comer outros alimentos. Devemos lembrar que no Éden, antes do pecado, reinava a ordem. Não havia morte, doenças ou qualquer outro tipo de sofrimento como transtornos emocionais. Porém, depois do pecado, a ordem é desfeita, e como consequências surgem doenças, pois o corpo incorruptível se torna em corruptível.

"Deus deu a nossos primeiros pais o alimento que designara a raça comesse. Era contrário a Seu plano que qualquer criatura tivesse a sua vida tomada. Não devia haver morte no Éden. O fruto das árvores do jardim era o alimento que as necessidades do homem requeriam." (Spiritual Gifts, v. 4, p. 120).

O contexto agora é outro, o homem é mortal. Mas o amor de Deus para com o casal não muda e agora ele faz um acréscimo na dieta original. Diz as seguintes palavras: Espinhos, e cardos também, te produzirá (fazendo referência a terra, o solo); e comerás a erva do campo (Gênesis 3:18).

"Ao deixar o Éden para ganhar a subsistência lavrando a terra sob a maldição do pecado, o homem recebeu também permissão para comer a 'erva do campo' (Gn 2:5)." (Conselhos sobre o Regime Alimentar, p. 81).

Erva do campo
Qual a motivação de Deus em permitir que o homem coma da “erva do campo”? Deus é amor, bondade, misericórdia, mas também é sabedoria. Ele permite ao casal comer destes alimentos antes proibidos, pois ali se encontram os compostos bioativos, estes são alimentos funcionais. Os alimentos funcionais ricos em compostos bioativos não apenas nutrem o corpo, mas previnem e tratam doenças. O sofrimento da raça humana pós-Éden pode ser amenizado com o consumo destes alimentos.

A ciência tem dedicado tempo e recursos para pesquisar os alimentos, suas propriedades funcionais, seus compostos bioativos. O mundo consumista busca isolar os compostos dos alimentos para futura venda encapsulada dos mesmos. Minha sugestão é a de que você tenha uma alimentação variada e a mais colorida possível. Assim você tem chance de garantir praticamente tudo que precisa e que está disponível na natureza.

“Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante.” (A Ciência do Bom Viver, p. 295 e 296).

Faça exames bioquímicos de rotina pelo menos uma vez ao ano. Se houver alguma alteração, faça as correções necessárias. Isso é importante, pois parte dos nutrientes dos alimentos é perdido devido o uso de defensivos agrícolas, transporte, industrialização e processos de preparação dos alimentos como a cocção.

Ricardo Vargas (via Bem Nutrido)

Os textos de Ellen G. White foram incluídos pelo blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário