segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Kobe Bryant e a neblina

Kobe Bryant, um dos maiores nomes da NBA, cujo estrelato internacional transcendeu o basquete, morreu neste domingo (26) em um acidente de helicóptero perto de Los Angeles, junto com sua filha Gianna de 13 anos e sete outras pessoas que estavam a bordo. Ele tinha 41 anos. Havia bastante neblina no momento do acidente, que ainda não teve suas causas definidas. 

“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” (Tiago 4:14) 

A vida humana é frágil, logo se acaba. A vida é incerta. Cada respiração é uma dádiva. Tiago 4:14 usa uma palavra grega muito rara (atmis), traduzida como ‘vapor’ ou ‘neblina’. Como a palavra hebraica hebel (‘sopro, vapor’), que ocorre 38 vezes em Eclesiastes e é muitas vezes traduzida como ‘vaidade’, ela enfatiza a natureza transitória da vida. Quem já não experimentou o quanto a vida é rápida e transitória, especialmente à medida que envelhecemos? Em sua velhice, o famoso evangelista Billy Graham disse: ‘Eu nunca soube que a vida passava tão depressa.’

Em outras palavras, há sempre a iminência da morte. Apenas uma batida de coração nos separa dela. Qualquer um de nós, a qualquer momento, por uma série de razões, poderia morrer em um instante. Com muita razão, Tiago disse: ‘Vós não sabeis o que sucederá amanhã’ (Tg 4:14), incluindo a questão da morte.

"Não me demorarei aqui sobre a brevidade e incerteza da vida; mas há um terrível perigo que não é compreendido suficientemente: o de adiar para atender à voz suplicante do Santo Espírito de Deus, preferindo viver em pecado, pois isso é o que é, na verdade, esse retardamento" (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 32).

Além disso, não apenas a vida é muito curta, mas, em si mesma, ela também pode ser muito insatisfatória.

"Pelo que disse eu comigo: como acontece ao estulto, assim me sucede a mim; por que, pois, busquei eu mais a sabedoria? Então, disse a mim mesmo que também isso era vaidade. Pois, tanto do sábio como do estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento. Ah! Morre o sábio, e da mesma sorte, o estulto! Pelo que aborreci a vida, pois me foi penosa a obra que se faz debaixo do sol; sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento. Também aborreci todo o meu trabalho, com que me afadiguei debaixo do sol, visto que o seu ganho eu havia de deixar a quem viesse depois de mim. E quem pode dizer se será sábio ou estulto? Contudo, ele terá domínio sobre todo o ganho das minhas fadigas e sabedoria debaixo do sol; também isto é vaidade.” (Eclesiastes 2:15-19)

“Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.” (Eclesiastes 4:4)

“Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.” (Eclesiastes 5:10)

“Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso. Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles.” (Eclesiastes 9:11-12 RA)

A morte, as injustiças, a doença, a inveja e o sentimento de insatisfação tornam a vida ilusória e frustrante. A única esperança está em Deus.

Vemos tanta injustiça, tanta deslealdade que esta vida acaba perdendo o sentido. Não é de admirar que todos nós almejemos o cumprimento da promessa de vida eterna feita a nós por meio de Jesus. Sem isso, nós somos apenas uma neblina que desaparecerá e será para sempre esquecida.

Faça um balanço: você está muito preso a este mundo? Como você pode sempre ter em mente o quanto tudo isso é fugaz?

Um comentário:

  1. Sempre devemos colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida, onde encontramos a verdadeira felicidade, a vida é tão breve.

    ResponderExcluir