terça-feira, 2 de junho de 2020

O Espírito Santo está se retirando da Terra?

Está chegando o tempo em que o Espírito Santo vai ser retirado da Terra. O fato é que, ao longo da história, Ele tem encorajado homens e mulheres em situações de perigo e perseguição. Em nossos dias, o Espírito tem sido também o nosso Consolador. Ele tem estado sempre conosco. Também tem trabalhado pela salvação de todos, quer sejam justos ou ímpios. Porém, agora Ele está se retirando da Terra. Em outras palavras, Seu poder refreador não agirá para sempre no ser humano. Ele deixará que aqueles que O rejeitam de forma deliberada colham os resultados dessa rebeldia e dureza de coração. Mas, quanto aos fiéis, Ele estará com eles até o fim (Jo 14:16).

Sinais da retirada do Espírito Santo da Terra seriam o aumento das tragédias naturais e o desequilíbrio social. Esses sinais seriam mais freqüentes e intensos (Lc 21:28). Ellen White comenta sobre isso:

"O refreador Espírito de Deus está agora mesmo sendo retirado do mundo. Furacões, tormentas, tempestades, incêndios, inundações, desastres em terra e mar, seguem-se um ao outro em rápida sequência. [...] Os homens não discernem as sentinelas angélicas que retêm os quatro ventos para que não soprem sem que os filhos de Deus estejam selados, mas quando Deus mandar que Seus anjos soltem os ventos, haverá uma tal cena de luta que pena nenhuma pode descrever" (Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 408).

O tempo de hoje é solene
"Os dias em que vivemos são solenes e importantes. O Espírito de Deus está, gradual, mas seguramente, sendo retirado da Terra. Pragas e juízos já estão caindo sobre os que desprezam a graça de Deus. As calamidades em terra e mar, as condições sociais agitadas, os rumores de guerra, são assombrosos. Prenunciam a proximidade de acontecimentos da maior importância" (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 11).

O tempo de hoje é solene, pois ainda temos possibilidade de salvação. Enquanto Jesus estiver no santuário celestial intercedendo pela humanidade, a vida eterna estará disponível a todo aquele que a quiser. Ellen White descreve esse momento:

"Cessa então Jesus de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos e com grande voz diz: 'Está feito' (Ap 16:17); e toda a hoste angélica depõe suas coroas, ao fazer Ele o solene aviso. 'Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda' (Ap 22:11). Todos os casos foram decididos para vida ou para morte" (O Grande Conflito, p. 613).

No passado, Deus já mostrou que a Sua misericórdia é imensa, mas também que ela tem um limite. Foi assim com os ímpios que rejeitaram o apelo de Noé para entrarem na arca, e também com os sodomitas que ultrapassaram os limites da paciência de Deus. Antes da segunda vinda de Jesus, novamente o período de salvação irá se encerrar. Dessa vez, para todos aqueles que rejeitarem a Deus. Os perdidos estarão sem a proteção divina, completamente vulneráveis a Satanás.

"Desabrigados da graça divina, não têm proteção contra o maligno. Satanás mergulhará então os habitantes da Terra em uma grande angústia final. Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade" (O Grande Conflito, p. 614).

Pouco tempo nos resta
Quando a porta da graça se fechar, não haverá mais tempo para o trabalho missionário. Quem sabe olharemos para trás e lamentaremos o quanto resistimos ao Espírito Santo. Várias vezes Ele tem apelado ao nosso coração para que deixemos a comodidade e nos gastemos em prol daqueles que estão em trevas, inclusive os nossos amigos e familiares. O momento é de chorarmos e clamarmos ao Senhor pela salvação das pessoas. E também de implorarmos que o Espírito Santo desenvolva em nós a capacidade de participarmos na missão de salvar.

"O Senhor convida os que nEle creem a serem Seus cooperadores. Enquanto durar a vida, não devem achar que sua obra terminou. Deixaremos que os sinais do fim se cumpram sem advertir as pessoas do que sobrevirá à Terra? Consentiremos que elas pereçam nas trevas sem ter-lhes realçado a necessidade de se prepararem para o encontro com o Senhor? A menos que nós mesmos cumpramos o nosso dever para com os que nos rodeiam, o dia de Deus virá sobre nós como um ladrão. O mundo está cheio de confusão, e em breve apoderar-se-á dos seres humanos um grande terror. O fim está muito próximo. Nós, que conhecemos a verdade, nos devemos estar preparando para o que está prestes a irromper sobre o mundo como esmagadora surpresa" (E Recebereis Poder [Meditações Matinais, 1999], p. 159).

Hoje é o tempo em que os filhos de Deus devem dispor-se a trabalhar, levando o evangelho aos que sofrem sob a opressão de Satanás, preparando assim, o caminho do Senhor. A promessa de sucesso na missão é certa:

"Como um povo, precisamos preparar o caminho do Senhor sob a soberana direção do Espírito Santo. O evangelho deve ser proclamado em sua pureza. A correnteza de águas vivas deve, em seu curso, aprofundar-se e alargar-se. Em campos próximos e distantes, homens serão chamados do arado e das mais comuns profissões no comércio em geral preferidas, para ligarem-se a homens experimentados e ser por eles instruídos. A medida que aprendam a trabalhar de modo eficaz, proclamarão a verdade com poder. Por meio das maravilhosíssimas operações da providência divina serão removidas montanhas de dificuldades. A mensagem que tanta importância tem para os habitantes da Terra será ouvida e compreendida. Os homens discernirão a verdade. A obra progredirá mais e mais até que a Terra inteira seja advertida. Então virá o fim" (Ibidem).

A responsabilidade maior
Sobre todos, grandes e pequenos, ricos e pobres, está a responsabilidade de advertir o mundo acerca do que logo virá como esmagadora surpresa. Mas, sobre um grupo em especial recai uma responsabilidade maior: aqueles que receberam mais luz, que acumularam mais conhecimento, mais recursos, que ocuparam posições de liderança na igreja ou no mundo. Todos estão sendo chamados agora para um envolvimento total de corpo e alma. 

"'Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo' (Ez 36:26). Creio de todo o coração que o Espírito de Deus está sendo retirado do mundo, e os que tiveram grande luz e oportunidades, mas não as aproveitaram, serão os primeiros a serem deixados. Eles repeliram o Espírito de Deus. A atual atividade de Satanás, operando em corações, em igrejas e nações, devia surpreender a todo estudante da profecia. O fim está próximo. Que nossas igrejas se levantem! Seja o poder convertedor de Deus experimentado no coração dos membros individuais, e então veremos a profunda atuação do Espírito de Deus. Simples perdão do pecado não é o único resultado da morte de Jesus. Ele fez o infinito sacrifício não somente para que o pecado pudesse ser removido, mas também para que a natureza humana pudesse ser restaurada, reembelezada, reconstruída de suas ruínas e habilitada para a presença de Deus" (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 154).

Você que tem recursos e tem se dedicado a ganhar mais riquezas, em detrimento de sua comunhão com Deus nas primeiras horas de cada manhã, desperte e escute a voz profética que acaba de ouvir.

Está profetizado a respeito da retirada do Espírito Santo que aqueles que tiveram grande luz e oportunidades, mas não as aproveitaram, serão os primeiros a serem deixados. Eles repeliram o Espírito de Deus. Todos somos convidados a uma participação mais efetiva. A cada dia os desafios para se permanecer em Cristo e cumprir a missão estão ficando mais difíceis, e temos que aproveitar cada dia como se fosse o último. Manter comunhão e se envolver na missão - esses devem ser os nossos propósitos agora. Eles são essenciais para uma vida cristã vitoriosa.

Por que a comunhão deve ser a base? Porque ela é a vida da alma. É por meio dela que Deus fala, corrige e dirige. "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido" (O Desejado de Todas as Nações, p. 671).

Por que a missão é urgente?
A obra de ganhar almas para Cristo não tem sido feita como deveria. Os habitantes de cidades ímpias, a serem muito em breve visitadas por calamidades, têm sido cruelmente negligenciados.

"Aproxima-se o tempo em que grandes cidades serão varridas, e todos devem ser advertidos desses juízos por vir. Mas quem está dando para a realização desta obra o integral serviço que Deus requer? [...] Atualmente nem uma milésima parte do trabalho a ser feito nas cidades o está sendo, e isso seria feito se homens e mulheres cumprissem o seu inteiro dever" (Beneficência Social, p. 135, 136).

O desafio do Espírito Santo para mim hoje:
"Viva a vida de fé dia a dia. Não se torne ansioso e preocupado com o tempo da tribulação, sofrendo de antemão. Não fique pensando: 'Estou com medo e não permanecerei no dia do grande teste'. Você deve viver o presente, um dia de cada vez, pois o amanhã não lhe pertence. Hoje você vence o eu, hoje você deve ter uma vida de oração. Hoje você deve combater o bom combate da fé, hoje você deve crer que DEUS o abençoa e, ao obter a vitória sobre as trevas e a descrença, você preencherá os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção para aqueles ao seu redor" (Signs of the Times, 20 de outubro, 1887, p. 10).

5 comentários:

  1. Tremendo aviso solene o momento. Eis-me aqui envia-me a mim. Oh Deus seja louvado e exaltado!!!!

    ResponderExcluir
  2. É hora de nos prepararmos pois dia após dia o mundo está se desequilibrando

    ResponderExcluir
  3. "Queres ser curado?". João 5.6;

    ResponderExcluir
  4. mais espiritualidade e menos religiosidades!

    ResponderExcluir
  5. É tempo de viver o que só nós preocupamos em pregar

    ResponderExcluir