quinta-feira, 15 de abril de 2021

INICIATIVA CONTRA A FOME

No último trimestre de 2020, a fome atingiu 19 milhões de brasileiros. É o que revelam dados coletados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. A pandemia no novo coronavírus teve um papel considerável no resultado. Diante disso, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) lançou um novo programa focado na arrecadação e distribuição de recursos a pessoas cuja renda foi comprometida desde o início da crise ocasionada pela covid-19.

Ao longo de dois meses, a campanha Compartilhe Esperança, como foi intitulada, atenderá 5.500 famílias da Bahia, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Pernambuco e Ceará (regiões que, segundo levantamento da ADRA, foram altamente afetadas pela crise). Serão priorizados lares que não estejam assistidos por algum programa governamental ou de outras entidades, famílias monoparentais, com mulheres grávidas ou lactantes, com dependentes idosos ou portadores de doenças crônicas ou necessidades especiais, entre outros critérios.

Com um crédito mensal de R$120,00 limitados à compra de produtos alimentícios, o auxílio será provido por meio de um cartão vinculado ao CPF do representante da família. Com essa modalidade, pretende-se oferecer flexibilidade para a família escolher os próprios alimentos, além de reduzir custos com logística e armazenamento, se comparado à entrega de uma cesta básica tradicional, o que também evita aglomerações. Além disso, a Sodexo, empresa gerenciadora dos cartões e parceira da ADRA, fará uma doação de até 2% do valor total do projeto, que será convertido em recargas para as famílias beneficiadas.

E no dia 24 de abril, uma live promocional em parceria com a Gravadora Novo Tempo, a indústria alimentícia Superbom e a editora Casa Publicadora Brasileira (CPB) oferecerá benefícios aos participantes que fizerem suas doações durante o programa ao vivo, que será transmitido a partir das 16h no canal youtube.com/gravadorant. No entanto, as contribuições podem ser feitas a qualquer momento.

Dados bancários:

Banco Santander
Agência: 1181
Conta corrente: 13001496-1
ADRA Brasil
CNPJ 01.467.063/0001-15

Como em outras ocasiões, após o encerramento da campanha Compartilhe Esperança, a agência publicará os detalhes sobre o total arrecadado, locais de distribuição e número de beneficiários em seus canais oficiais.

Compromisso com a solidariedade
A ADRA é uma agência humanitária com 25 anos de atuação no Brasil e presente em 130 países. Anualmente, milhares de pessoas são ajudadas, seja por seus programas de desenvolvimento continuado ou por campanhas de atendimento emergencial a crises e catástrofes.

Para mais informações sobre a campanha, acesse adra.org.br

Vanessa Arba via ASN

Nota: Segue alguns textos de Ellen G. White para a nossa reflexão:

"Se os homens cumprissem o seu dever como fiéis mordomos dos bens de Deus, nenhum clamor haveria por pão, nenhum sofredor em penúria, nenhum desagasalhado em necessidade. É a infidelidade de homens que gera o estado de sofrimento em que está mergulhada a humanidade. Se aqueles a quem Deus fez mordomos tão somente utilizassem os bens do seu Senhor no propósito para que lhes foram entregues, este estado de sofrimento não existiria" (Review and Herald, 26 de junho de 1894).

"Na providência de Deus os acontecimentos têm sido ordenados de maneira que sempre tenhamos os pobres conosco, a fim de que sejam no coração humano um constante exercício dos atributos do amor e da misericórdia. O homem deve cultivar a bondade e compaixão de Cristo; não deve distanciar-se dos tristes, dos aflitos, dos necessitados e angustiados" (Signs of the Times, 13 de junho de 1892).

"A obra de recolher o necessitado, o oprimido, o aflito, o que sofreu perdas, é justamente a obra que toda igreja que crê na verdade para este tempo devia de há muito estar realizando. Cumpre-nos mostrar a terna simpatia do samaritano em acudir às necessidades físicas, alimentar o faminto, trazer para casa os pobres desterrados, buscando de Deus todo dia a graça e a força que nos habilitem a chegar às profundezas da miséria humana, e ajudar aqueles que absolutamente não se podem ajudar a si mesmos. Isto fazendo, temos favorável ensejo de apresentar a Cristo, o Crucificado" (Beneficência Social, p. 74).

“O verdadeiro cristão é amigo dos pobres. Ele trata com o seu irmão perplexo e desafortunado como se trata com uma planta delicada, tenra e sensível” (Beneficência Social, p. 168).

Nenhum comentário:

Postar um comentário