sexta-feira, 4 de junho de 2021

DIA DA PREPARAÇÃO

Muito compreendemos sobre a importância da observância do sábado. O dia santo, no qual nós devemos pausar nossa rotina, descansar de nossos afazeres e contemplar ao Criador. Mas há ainda uma terceira característica do sábado: é um dia abençoado por Deus (Gênesis 2:1-3).

Isso mesmo! Um dia que Deus separou para abençoar todos aqueles que o observam e guardam.

Adão e Eva foram a última obra de criação de Deus. E, ao vir ao mundo, eles apenas descansaram e contemplaram toda a criação de Deus. Não havia nada que o homem e a mulher necessitassem, porque Deus havia cuidado de tudo. Deus os sustentava. Era o nosso Deus. E essa é, provavelmente, uma das coisas mais importantes do sábado: a benção de reconhecer e confiar na provisão divina. Mas, para usufruir de toda a benção e plenitude sabática, o homem deve se preparar para esse dia – assim como Deus terminou toda a Sua obra de criação antes do sábado, no qual descansou.

Dessa forma, Ele deu a Adão e Eva um exemplo de como deveriam se preparar para o dia de descanso.

Paraskeué
Ainda outra vez, o próprio Deus ensinou os israelitas a guardarem o dia santo, determinando que o povo se preparasse para recebê-lo: “Amanhã é o repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde em guarda para vós até amanhã” (Êxodo 16:23).

O dia de espera do sábado se tornou tão importante para os judeus que o povo deu um nome específico para esse dia: o dia da preparação (paraskeué). Esse termo só aparece ligado ao dia anterior a um sábado, como pode ser visto nos evangelhos (Mateus 27:62; Marcos 15:42; Lucas 23:54; João 19:14,31 e 42).

“Embora a preparação para o sábado deva prosseguir durante toda a semana, a sexta-feira é o dia por excelência da preparação” (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 21). Apesar disso, muitas pessoas negligenciam o dia da preparação e deixam de receber as bençãos tão especiais que Deus reservou para o sábado.

"Devemos observar cuidadosamente os limites do sábado. É bom lembrar que cada minuto é tempo sagrado. Sempre que possível, os patrões deverão conceder aos empregados as horas que decorrem entre o meio-dia da sexta-feira e o começo do sábado. Dessa forma, terão tempo para a preparação, a fim de poderem saudar o dia do Senhor com sossego de espírito. Assim procedendo não sofrerão nenhum prejuízo, nem mesmo quanto às coisas materiais" (Conselhos para a Igreja, p. 268).

Antes do sol se pôr
Um dos princípios que a Bíblia nos ensina é a organização – através da qual podemos esperar em paz e tranquilidade o descer do pôr-do-sol. Todos os dias devemos manter o princípio em mente. Lavando o que se suja; colocando no lugar o que se tirou; limpando o chão e os móveis; preparando aquele bolo quentinho para as crianças. Diariamente – e no paraskeué pela tarde. Porque, se não agirmos desta forma na sexta-feira, ficaremos sobrecarregadas demais para poder pensar em descansar.

"Durante a semana, teremos o cuidado de não gastar as energias com trabalho físico a ponto de, no dia em que o Senhor repousou e Se restaurou, estarmos fatigados demais para tomar parte no Seu culto" (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 21).

Irônico, né? Estar preocupada no dia em que você deveria se esvaziar do que te ocupa. Se esvaziar do que tira seu sono. Do que te tira a conexão com Deus. De todos os problemas que podem esperar. Afinal, Deus não é a solução? Portanto, se organize, para poder participar plenamente do culto de pôr-do-sol com seus filhos. E acordar no dia seguinte para a Escola Sabatina com o ar de quem sabe que é filha do Rei. Por isso, programe-se! Não perca o ponto!

"Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Nesse dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento" (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 22).

Tempo ao tempo
1. Prepare o cardápio para o sábado durante a semana para que dê tempo de cozinhar algo especial (ou caso precise comprar alguma coisa que esteja faltando).
2. Separe e passe as roupas para a igreja durante a semana.
3. Abasteça o carro com antecedência.
4. Na sexta-feira, logo pela manhã, a comida do restante do dia deve estar pronta – frutas e verduras frescas. Assim, a única tarefa será organizar as louças que foram sujas no preparo.
5. Troque os lençóis das camas e as toalhas de banho.
6. Todos na casa devem tomar banho antes do entardecer.
7. Prepare a mesa mais especial da casa com as louças mais especiais que você tiver. A casa inteira deve estar especial – afinal, é o dia especial.

Ou seja, faça durante a semana tudo o que pode ser adiantado, de modo que apenas o alimento seja a responsabilidade na sexta-feira.

"Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Em tudo quanto se relaciona com a obra de Deus, as primeiras vitórias devem ser alcançadas na vida doméstica. Aí é que deve começar a preparação para o sábado. Durante toda a semana compete aos pais lembrar que seu lar precisa ser uma escola em que os filhos sejam preparados para o Céu" (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 20).

O Dia dEle
E, no sábado, descanse!

Concentre suas atenções no estudo da Bíblia, na contemplação da natureza e no bem ao próximo. Afinal, é o dia dEle. Mas o maior presente é nosso.

“Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:25-26).

"Todo o Céu celebra o sábado, mas não de maneira ociosa e negligente. Nesse dia todas as energias da alma devem estar despertas; pois não temos que nos encontrar com Deus e com Cristo, nosso Salvador? Podemos contemplá-Lo pela fé. Ele está desejoso de refrigerar e abençoar cada pessoa" (Conselhos para a Igreja, p. 272).

Nenhum comentário:

Postar um comentário