sexta-feira, 23 de julho de 2021

A TOCHA E O CRISTÃO

Dentre os vários símbolos das Olimpíadas, talvez nenhum deles seja tão carregado de história quanto a tocha olímpica. Ela começou a ser usada nos jogos olímpicos da Antiguidade, realizados na Grécia, quando era mantida acesa ao longo de todo o evento. Os gregos acreditavam que, no passado, o fogo pertencera somente aos deuses. Porém, Prometeu o teria roubado de Zeus, o pai dos deuses, para entregá-lo aos seres humanos. Por isso, o fogo era considerado sagrado por seu grande poder, tanto para destruir quanto para transformar. Era também uma importante fonte de iluminação, numa época em que a luz elétrica estava longe de ser inventada.

Um dos grandes momentos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foi o acendimento da pira que simboliza o início do maior evento esportivo do mundo. E esse momento foi protagonizado pela tenista japonesa Naomi Osaka, responsável por levar a chama da tocha para a pira, no Estádio Olímpico de Tóquio, no final da manhã desta quinta-feira (23), após quase quatro horas de cerimônia de abertura.

Até chegar nas mãos da tenista nesta quinta-feira, a tocha passou por de ex-atletas, profissionais da saúde, alunos de escolas atingidas por tsunamis e outras personalidades japonesas. Mas antes disso, a caminhada para levar a tocha olímpica para acender a pira no Estádio Olímpico de Tóquio começou no dia 25 de março, na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão, e foi carregada em um revezamento que envolveu cerca de 10 mil pessoas durante 121 dias.

No entanto, muito antes de a tocha olímpica existir, o único Deus verdadeiro havia instruído Moisés a ensinar seu povo a manter sempre acesas as lâmpadas do candelabro do tabernáculo:

“Agora ordene aos israelitas que tragam óleo de oliva puro para que as lâmpadas fiquem sempre acesas” (Êxodo 27:20, A Mensagem).

Essa luz contínua simbolizava a constante presença iluminadora do Senhor junto a seus filhos, uma verdade tanto naquela época quanto na atualidade.

Há mais em comum entre nós e a tocha olímpica do que você imagina. O cristão também recebe o convite de ser uma luz brilhante por onde passa. Nos lugares por onde a tocha é conduzida, as pessoas param, observam e costumam aplaudir. Sua vida também é observada pelas pessoas a seu redor e por todo o universo, que assiste com expectativa ao desenrolar do grande conflito entre Cristo e Satanás. A fonte para o brilho de sua luz hoje é a mesma simbolizada pelas lâmpadas do candelabro do tabernáculo do Antigo Testamento. Peça a Deus que o ajude a brilhar sempre, em todas as situações, como uma tocha que representa uma prova viva de seu compromisso com Ele.

"Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu" (Mateus 5:16).

Ellen G. White diz: "Como brilha vossa luz? Aqueles que deviam ter sido a luz do mundo têm projetado apenas raios pálidos e fracos. Que é luz? É piedade, bondade, verdade, misericórdia, amor; é a revelação da verdade no caráter e na vida" (Beneficência Social, p. 36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário