sexta-feira, 20 de maio de 2022

ESTAMOS CONFUSOS SOBRE A SALVAÇÃO?

O programa Está Escrito (TV Novo Tempo) lançou certa vez na internet esta enquete:

Na sua opinião, a salvação acontece:
- pela fé somente;
- pela graça somente;
- pelas obras somente;
- pela junção de fé, graça e obras.

No total, 1.048 pessoas responderam, e este foi o resultado:
- pela fé somente – 6%;
- pela graça somente – 34%;
- pelas obras somente – 0,5%;
- pela junção de fé, graça e obras – 59%.

De acordo com a Bíblia, a alternativa correta é a segunda: pela graça somente.

A salvação acontece pela graça somente, e não pelas obras (obediência à lei). E recebemos essa salvação mediante a fé. Confira alguns textos bíblicos:

"Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei" (Rm 3:28).

"E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça" (Rm 11:6).

"Sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado" (Gl 2:16).

"Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela Lei, Cristo morreu inutilmente!" (Gl 2:21).

"Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela prática da Lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça” (Gl 3:5-6).

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9).

"Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nEle, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé" (Fp 3:8-9).

As obras (obediência) são muito importantes na vida cristã, mas são a consequência da salvação. O seguinte texto apresenta claramente o lugar da graça, da fé e das obras.

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos" (Ef 2:8-9).

Note que não fomos salvos “por” obras, mas “para” boas obras.

A enquete realizada pela TV Novo Tempo mostra que muitos ainda estão confusos a respeito da salvação. As seguintes declarações inspiradas ainda são verdadeiras, mais de cem anos depois de terem sido escritas por Ellen G. White:

"Não compreendemos o assunto da salvação. Ele é tão simples como o ABC. Mas não o compreendemos" (Fé e Obras, p. 56).

"Precisamos de muito mais conhecimento; precisamos ser esclarecidos acerca do plano da salvação. Não existe um dentre cem [na igreja] que compreenda por si mesmo a verdade bíblica sobre esse assunto, tão necessário ao nosso bem-estar presente e eterno. […] Quando a doutrina da justificação pela fé foi apresentada na reunião de Roma [Nova York], ela foi para muitos como água ao viajante cansado" (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 360).

"Os pastores têm de ser ensinados a se demorar mais pormenorizadamente sobre os assuntos que explicam a verdadeira conversão. […] Não há um ponto que necessite ser realçado com mais diligência, repetido com mais frequência ou estabelecido com mais firmeza na mente de todos, do que a impossibilidade de o homem caído merecer alguma coisa por suas próprias e melhores boas obras. A salvação é unicamente pela fé em Jesus Cristo" (Fé e Obras, p. 16).

Talvez alguns acreditem que a compreensão equivocada sobre a salvação pela graça seja um problema restrito aos primeiros cristãos e aos primeiros adventistas. Mas, em realidade, hoje a situação não é muito diferente. Uma outra pesquisa realizada no Unasp, campus Engenheiro Coelho, mostra que muitos adventistas estão confusos quanto à forma como somos salvos por Deus.

O questionário era formado por dez afirmações, todas erradas. Quase 500 pessoas responderam a ele, e o índice geral de erro foi de 47,5%. É verdade que uma ou outra frase pode ser mal interpretada, porque, em contextos distintos, as palavras podem ter diferentes sentidos. Mas a maioria das frases só pode ser compreendida de uma forma. Além disso, a pesquisa mostra uma tendência muito clara. Veja abaixo as dez afirmações e o índice de erro em cada uma delas.

1. Somos salvos por uma combinação de fé e obras: fé no sacrifício de Cristo e obras de obediência aos mandamentos de Deus. – 59,7%

2. Somos salvos unicamente pela fé, mas obediência aos mandamentos melhora nossa imagem diante de Deus. – 20,7%

3. A salvação é pela fé, mas para garanti-la temos que viver de modo digno diante de Deus. – 54,6%

4. Ninguém pode ter a certeza da salvação enquanto seu caráter apresentar falhas e debilidades. – 28,9%

5. Somente Jesus pode resolver o problema de nossos pecados passados, mas a solução para os pecados presentes é uma vida de obediência e santidade diante de Deus. – 55,6%

6. Justificação é o que Deus faz por nós ao nos perdoar; santificação é o que nós fazemos por Ele ao obedecermos Seus mandamentos. – 65,3%

7. Deus exige de nós perfeição, o que só é possível mediante a completa obediência à lei. – 32%

8. A justiça de Cristo aceita pela fé é nosso passaporte para o Céu, mas o visto de entrada é nossa perfeita conformidade aos mandamentos de Deus. – 61%

9. No dia do juízo, nossa absolvição ou condenação dependerá daquilo que fizemos ou deixamos de fazer. – 57,4%

10. Só serão glorificados aqueles que nesta vida alcançarem vitória sobre todos os pecados e tendências pecaminosas. – 43,8%

"Que a ciência da salvação seja o tema central de todo sermão, de todo hino. Seja ela manifestada em toda súplica. Não introduzam em suas pregações nada que seja um suplemento a Cristo, sabedoria e poder de Deus. Mantenham perante o povo a Palavra da vida, apresentando Jesus como a esperança do arrependido e a fortaleza de todo crente. Revelem o caminho da paz à alma turbada e acabrunhada, e manifestem a graça e a suficiência do Salvador" (Obreiros Evangélicos, p. 160).

Nenhum comentário:

Postar um comentário