terça-feira, 28 de junho de 2022

ORGULHO ESPIRITUAL

François, duque de La Rochefoucauld, disse que “às vezes, a humildade nada mais é que um artifício do orgulho que se abaixa para levantar-se”.

O orgulho se aninhou, como um intruso, no coração de Lúcifer, e, não muito tempo depois, o mesmo pecado que levou o “anjo de luz” à ruina, foi transplantado para o coração humano. Onde há pecado, há orgulho.

O orgulho forja muitas fantasias, e uma delas é a idéia de que o homem é um deus. Essa fraqueza humana possui subtilezas que muitas pessoas desconhecem. Mencionemos algumas:

Falsa Modéstia – Há pessoas que se orgulham de sua humildade, ou seja, orgulham-se de não se acharem orgulhosas. Quando renunciamos a alguma coisa, não por sermos humildes, mas para sermos considerados como tais; quando, para sermos notados, damos atenção a pessoas humildes; quando optamos pelo último lugar, a fim de que os que estão por perto nos tenham na conta de pessoas desprendidas e corteses – então, somos reprovados por Aquele que perscruta os corações.

Quando nos ofendemos – O orgulhoso se ofende por qualquer coisa. Não aceita a menor repreensão. Essa atitude é uma das muitas máscaras do orgulho.

Farisaísmo – Todo legalista se acha superior às demais pessoas. Diz Ellen G. White: “Ergo a voz em advertência contra toda espécie de orgulho espiritual. Existe abundância disto atualmente na igreja” (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 205).

Quando outros sobem – A pior derrota para um coração orgulhoso é a vitória de seus semelhantes. O orgulhoso não sabe perder. Ressente-se do progresso dos outros.

Quando não somos elogiados – Quando realizamos alguma coisa importante e não somos reconhecidos, quase sempre nos sentimos amargurados. Essa pitada de tristeza é sinal de que desejamos chamar a atenção para nosso valor, nossa inteligência e nossa capacidade.

“No dia de Deus – diz Ellen White – muitos hão de ser pesados na balança e achados em falta por causa de sua exaltação pessoal” (Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 321).

O orgulho espiritual é um poço escondido em que muitos cristãos inocentes caíram. É especialmente insidioso porque se disfarça como virtude. No Antigo Testamento, o Rei Uzias, foi em geral um bom governante, mas ele caiu por seu orgulho religioso. Ele achava que merecia os mesmos privilégios que os sacerdotes. O rei Saul também perdeu o seu reino, após usurpar as responsabilidades do sacerdócio.

Jesus abordou essa falha fatal em uma de suas parábolas mais populares. “Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos” (Lucas 18:10). Aqui Jesus contrasta duas pessoas que pertenciam à mesma igreja. No tempo de Jesus, os fariseus eram profundamente respeitados por sua religiosidade, enquanto os publicanos eram considerados párias.

Na parábola, “O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”, enquanto “o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’“ (Lucas 18:11-13).

De acordo com Jesus, foi o humilde publicano quem foi para casa justificado (Lucas 18:14). Você vê, o fariseu estava orgulhoso de suas boas obras, acreditando que ações espirituais valeriam sua aceitação diante de Deus. Mas o publicano tinha simples confiança na misericórdia de Deus. O publicano foi perdoado, mas o fariseu não. Não podemos perder essa lição, se quisermos crescer em Cristo.

O orgulho espiritual é mortal – e é a desgraça da Igreja de Laodicéia. Quando uma pessoa ou igreja diz: “Eu sou rico, e me tenho enriquecido, e de nenhuma coisa tenho necessidade” isso é nada mais do que o orgulho espiritual egoísta. E Deus tem algo a dizer sobre isso. Ele diz que nós realmente somos “pobres, miseráveis, cegos e nús e não sabemos disso”. Quanto mais você se tornar espiritualmente orgulhoso, mais espiritualmente pobre você é. Mas aqueles que reconhecem e admitem o seu estado espiritual falho, sabem que podem ser salvos apenas pela graça de Cristo, e tem uma vantagem nessa humildade. Jesus promete-lhes: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

No clássico, Parábolas de Jesus, de Ellen White lemos: “O mesmo mal que levou Pedro à queda e excluiu da comunhão com Deus o fariseu, torna-se hoje a ruína de milhares. Nada é tão ofensivo a Deus nem tão perigoso para o espírito humano como o orgulho e a presunção. De todos os pecados é o que menos esperança incute, e o mais irremediável” (p. 154).

É por isso que Jesus disse: “Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Estes homens, diz Jesus “… receberão condenação mais severa!” (Marcos 12:38-40).

Você está sobrecarregado com orgulho espiritual? Você está orgulhoso de seu conhecimento das doutrinas da Bíblia? Você vai à igreja zombando daqueles que não vão no mesmo dia que você? Sonde o seu coração para as razões pelas quais você faz as coisas religiosas. O orgulho é a semente que Satanás plantou para ter Jesus pregado na cruz. Em Marcos 15 é nos dito que Pilatos perguntou aos judeus “Vocês querem que eu lhes solte o rei dos judeus? sabendo que fora por inveja que os chefes dos sacerdotes lhe haviam entregado Jesus” (versos 9 e 10). O orgulho ofendido por sentirem que Jesus ameaçava a importância deles entre os povos, fizeram com que eles o matassem.

A Bíblia nos diz repetidamente que Deus quer corações humildes em Seu povo. “O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus” (Miquéias 6:8, NTLH).

O orgulho é uma bússola que aponta sempre para si mesmo. Mas nós podemos escolher resistir a essa tendência natural. Através do Espírito de Deus, podemos optar por sermos humildes. A Bíblia não diz que devemos pedir a Deus para nos humilhar, em vez disso, nós somos repetidamente convidados a nos humilhar “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14). Deus certamente pode encontrar formas de fazê-lo recuar em seu orgulho, e isso, porque Ele te ama.

A verdadeira humildade reequilibra nossas emoções, dando-nos a capacidade de aceitar a porção que Deus nos concedeu. Ellen White alerta: "A pessoa que cai em algum pecado grosseiro sente, talvez, sua vergonha e miséria, e sua necessidade da graça de Cristo; mas o orgulho não sente necessidade alguma, e assim fecha o coração a Cristo e às infinitas bênçãos que veio dar" (Caminho à Cristo, p. 30).

Talvez seja preciso lembrar aos orgulhosos, que, historicamente, o orgulho sempre oprimiu, o orgulho sempre devastou, o orgulho sempre colocou os diferentes em posição vexatória, o orgulho sempre dividiu, o orgulho sempre caminha para a supremacia usando os diferentes como degraus. O orgulho não ama, o orgulho usa; ele não se compadece, ele oprime; o orgulho não ouve, ele vocifera; o orgulho não estende a mão, ele cerra os punhos; o orgulho não tem espelho; até porque o orgulho não enxerga muito bem. O orgulho é nefasto. O orgulho é vergonhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário