quarta-feira, 21 de setembro de 2022

VAMOS MORAR NO CÉU OU NA NOVA TERRA?

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).

Afinal... vamos morar no Céu ou na Nova Terra? Jesus responde essa questão de forma bem simples. “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5). Logo, nosso lar por toda a eternidade será aqui. Mas, quando isso vai acontecer? Afinal, nosso planeta é o único lugar no Universo que está degradado pelo pecado. Satanás espalha o mal por esse planeta por mais de seis mil anos (Jó 1:7).

Os profetas Daniel e João atestam que, antes de Jesus voltar, um julgamento precisa ser feito no Santuário Celestial (Daniel 7:9, 10, 25, 26; 8:13, 14 e Apocalipse 14:6-12). Na fase investigativa desse julgamento, Jesus está analisando as ações de todo ser humano desde Adão. Elas são as evidências forenses usadas para definir quem aceitou a salvação pela fé e quem a rejeitou. Aqui são definidos os santos do Altíssimo, aqueles que persistiram em guardar os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Apocalipse 14:12).

A fase investigativa está em vigor agora e, enquanto acontece, o Espírito Santo insiste para que cada coração busque a Deus. Quando todos tiverem sido julgados e Jesus encerrar o juízo investigativo, ele vai executar o sua sentença contra os ímpios (Apocalipse 15-18). O Espírito de Deus deixará de insistir com o homem, e a maldade se tornará desenfreada. Paulo diz que só “então, será, de fato revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda” (2 Tessalonicenses 2:7, 8). Nesse momento, o engano de Satanás será desmascarado, mas já será tarde de mais. As chances estão disponíveis agora. Depois pode ser tarde.

Mateus 24:30 e 31 diz que “todos os povos da Terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande som de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade do céu.” Não será arrebatamento secreto ou transmissão ao vivo pelos plantões noticiários; vai ser a poderosa manifestação pessoal e universal do próprio Jesus, com todo o seu exército de anjos, e todo olho o verá (Apocalipse 1:7).

Paulo diz em 1 Tessalonicenses 4:13-18 que “dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo [o próprio Jesus], e ressoada a trombeta de Deus, [o próprio Jesus] descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre as nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.

Em 1 Coríntios 15:51, 52, Paulo diz que “nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Essa é a glorificação; os mortos ressuscitam e os vivos, junto com eles, terão o seu corpo e mente totalmente transformado, livre da morte e do pecado, para viver eternamente em saúde e alegria com Jesus.

Você notou que quando Jesus voltar, ele não vai pisar na Terra? Ao contrário, ele vai nos levar para encontrá-lo nas nuvens. Isso, porque a Terra é um planeta degradado pelo pecado e precisa ser purificado, mas ainda não. Jesus quer que o seu julgamento seja revisado antes, não porque ele errou, mas para que a sua justiça seja comprovada.

Em Apocalipse 19:19-21, João relata que Satanás e seus agentes serão condenados, e os ímpios serão mortos. “Então, vi um anjo descer do céu; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até que se completem os mil anos. Depois disto é necessário que ele seja solto pouco tempo” (Apocalipse 20:1-3). De forma figurada, João descreve uma Terra totalmente desolada. Todos estarão mortos, exceto Satanás, que será preso aqui na Terra por mil anos sem poder enganar a humanidade.

Nesse tempo, os salvos estarão no Céu, na Nova Jerusalém. Apocalipse 20:4 e 6 diz que eles se assentarão em tronos e receberão autoridade para julgar os vivos, os mortos e os anjos (1 Coríntios 6:3). “Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”. Ou seja, os salvos participarão da segunda fase do julgamento de Deus, a fase comprovativa. Analisando os registros celestes, veremos como Jesus julgou a cada ser humano, inclusive, nós mesmos. Vamos constatar em detalhes a misericórdia de Deus e o trabalho do Espírito Santo para salvar cada homem e mulher, bem como a resposta que cada um deu a essa oferta. Muitas pessoas que não conheceram Jesus estarão no Céu, e poderão conhecer pessoalmente a grandeza do seu amor e salvação. Para pessoas limitadas, amor ilimitado. Mas só estarão no céu aqueles que, conforme a luz que tiveram, buscaram fazer o bem (Atos 17:30).

Em Daniel 12:2, é dito que os “que dormem no pó da terra ressuscitarão; uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno.” O próprio Jesus disse: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28, 29).

Depois dos mil anos, vai começar a terceira fase do juízo: a fase executiva. A Nova Jerusalém vai empreender uma viagem pelo Universo; e quando se aproximar da Terra desolada, os ímpios ressuscitarão pelo poder da palavra de Deus. João descreve essa cena em Apocalipse 20:9, 11 e 21:2. Chegou a hora de a Terra ser limpa do pecado.

“Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da Terra… a fim de reuni-las para a batalha. O número dessas é como a areia do mar” (Apocalipse 20:7, 8). João detalha ainda mais: “Vi um trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos… postos de pé diante do trono. Então se abriram os livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros” (Apocalipse 20:11, 12).

Nessa fase, todas as pessoas verão quantas chances de aceitar a salvação foram desprezadas. O evangelho foi pregado por todo o mundo; pessoas falaram; a Bíblia estava disponível em livros, e-books, em cursos e em programas de TV e rádio; as igrejas estavam abertas; as redes sociais e as plataformas de streaming eram como pedras clamando; mas eles rejeitaram! Mesmo que alguém nunca ouvisse falar de Deus, todos tiveram a chance de fazer o bem. Salomão avisou que “Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 12:14). Naquela hora, todos, bons e maus, salvos e perdidos reconhecerão que Deus é amor (Filipenses 2:10,11).

Mas Satanás não se dará por vencido e tentará invadir a Nova Jerusalém uma última vez. Anjos caídos e nações se unirão a ele, e atacarão a cidade santa com toda força que puderem empregar. “Marcharam, então pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos, e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre… a morte e a sepultura foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:9, 10, 14, 15). O fogo consumidor de Deus destruirá pecado e pecador. É o fim de uma história triste e o recomeço daquilo que Deus sempre planejou para nós.

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como uma noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:1-5).

Aqui a nossa história recomeça. Deus vai purificar o nosso mundo com fogo consumidor, destruindo até a mínima mancha de pecado. Pela sua palavra, ele vai recriar a nossa Terra. A Nova Jerusalém, será a nossa capital, e a nossa Terra renovada será a capital do Universo por toda a eternidade. Durante toda a eternidade, em alegria e satisfação, viveremos na presença visível do nosso Deus, e estudaremos por toda a eternidade, não só os segredos do Universo, mas a grandeza e profundidade do amor de um Deus que deu a sua vida para salvar quem não merecia.

Este será o nosso Éden para sempre. “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro; e os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte estará o nome dele… O Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 22:3-5).

Sim, bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra! Que todos nós possamos nos preparar para ver Jesus, a nossa Salvação! Só depende de nós aceitarmos, pois a vida eterna começa agora.

Denis Versiani (via biblia.com.br)

Por mil anos, os santos reinarão com Cristo no Céu antes de retornarem ao seu lar eterno, esta Terra, livre de todas as maldições. A Nova Jerusalém, com seus portais de pérola e ruas de ouro, será a metrópole da gloriosa morada dos remidos. As belezas da Nova Terra são tais que os remidos no Céu, rodeados pelas glórias do trono do Eterno, aguardarão com alegre expectativa o tempo em que reinarão sobre a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário