segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

O QUE É O ALTO CLAMOR?

“Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Ap 18:4).

Hoje vamos descobrir o que é o alto clamor, a mensagem e o tempo, quando será proclamada e o segredo para nos tornarmos vitoriosos.

O que é o alto clamor
Dentre as mais belas provas do atletismo está a corrida de revezamento 4 por 100 metros. Essa é uma prova que requer extrema habilidade, esforço e prática. Cada um dos quatro atletas, de acordo com suas melhores características, percorre 100 metros, recebendo o bastão de seu antecessor e passando-o ao próximo. O atleta que possui maior velocidade e capacidade muscular fica sempre no último posto, pois é ele quem dá a arrancada final, buscando levar a equipe à vitória.

No livro do Apocalipse encontramos a figura de quatro anjos que se sucedem na proclamação da última mensagem de advertência ao mundo. O primeiro anjo de Apocalipse 14 proclama a hora do julgamento divino. O segundo anuncia a queda espiritual de Babilônia. O terceiro adverte contra o evangelho forjado de Babilônia. Finalmente, o quarto anjo, de Apocalipse 18, ao unir-se à obra da mensagem do terceiro anjo, levará a pregação do evangelho à sua conclusão. Isto ocorrerá quando essa mensagem tomar o volume de um alto clamor.

Essa experiência do alto clamor tornará possível ao povo de Deus cruzar a linha de chegada em sua jornada espiritual. Será a última mensagem antes das cenas da retribuição divina, a qual marcará a linha de transição deste mundo para o Reino de Cristo. Da resposta a essa mensagem dependerá a vitória final ou perdição eterna. Portanto, este assunto deve absorver toda a nossa atenção.

O conteúdo da mensagem e o tempo da proclamação
O centro da mensagem do anjo de Apocalipse 18 é o último chamado para o povo de Deus que ainda se acha em Babilônia, antes do fechamento da porta da graça. Mas o que Babilônia representa? Babilônia significa confusão. No relato de Gênesis 11, temos sua origem com a construção da torre de Babel. Nessa ocasião, os homens, em profunda corrupção e apostasia, se levantaram em oposição aberta contra Deus. E assim, por toda a Bíblia, Babilônia é sinônimo de um poder político-religioso que se contrapõe a Deus e a Seu povo.

Esse mesmo espírito de rebelião foi demonstrado primeiramente no Céu, por Satanás, quando este se opôs abertamente à lei de Deus – um reflexo de Seu caráter justo e bom. Na Idade Média, Babilônia mística voltou seu ataque contra o sábado, o sinal de lealdade a Deus.

"[A observância do domingo é uma] prática que se originou com Roma, e que ela alega como sinal de sua autoridade. É o espírito do papado – espírito de conformidade com os costumes mundanos, com a veneração das tradições humanas acima dos mandamentos de Deus – que está embebendo as igrejas protestantes e levando-as a fazer a mesma obra de exaltação do domingo, a qual antes delas fez o papado" (O Grande Conflito, p. 573).

"Pouco sabem os protestantes do que estão fazendo ao se proporem aceitar o auxílio de Roma na obra da exaltação do domingo. Enquanto se aplicam à realização de seu propósito, Roma está visando a restabelecer o seu poder, para recuperar a supremacia perdida. [...] O mundo protestante saberá quais são realmente os propósitos de Roma, apenas quando for demasiado tarde para escapar da cilada" (Ibid., p. 581).

Como podemos perceber, Babilônia tem oferecido seu cálice de abominações e imundícias, e muitos têm aceitado e se embriagado com suas doutrinas apóstatas. Babilônia é também representada por uma prostituta vestida de escarlate, simbolizando a depravação moral e religiosa apresentada pelo mundo hoje. É-nos dito que, ao se afunilar a história da Terra, “o professar religião se tornará um manto para ocultar a mais vil iniquidade. A crença nas manifestações espiritualistas abre a porta aos espíritos enganadores e doutrinas de demônios, e assim a influência dos anjos maus será sentida nas igrejas. [...] Babilônia [...] encheu a medida de sua culpa, e a destruição está a ponto de cair sobre ela” (O Grande Conflito, p. 604).

Neste tempo que se chama hoje, temos que acordar de nossa letargia espiritual. Nós que conhecemos e amamos a verdade precisamos ser a voz profética de Deus. É o momento para aqueles a quem Ele concedeu a luz da verdade vivenciarem a experiência do alto clamor. O Espírito Santo está pronto a nos outorgar o poder, de modo que seja dada a última mensagem de advertência e esperança àqueles que perecem no erro.

"Deus ainda tem um povo em Babilônia; e, antes de sobrevirem Seus juízos, esses fiéis devem ser chamados a sair, para que não sejam participantes dos seus pecados e não incorram nas suas pragas. Esta é a razão de ser o movimento simbolizado pelo anjo descendo do Céu, iluminando a Terra com sua glória, e clamando fortemente com grande voz, anunciando os pecados de Babilônia. [...] Ouve-se a chamada: “Sai dela, povo Meu.” Estes anúncios, [...] constituem a advertência final a ser dada aos habitantes da Terra" (Ibid., p. 604).

Da mesma forma que Deus ainda tem os Seus em Babilônia, infelizmente, Babilônia tem os seus na igreja. É preciso entender que, acima de tudo, Babilônia reflete uma condição espiritual. Sair de Babilônia não significa simplesmente sair de um determinado grupo religioso que se opõe à verdade bíblica. Qualquer um que conhece a verdade, mas de forma obstinada vive em contradição com ela, se encontra espiritualmente em Babilônia. Da mesma forma, muitos nas igrejas apóstatas que compõem a Babilônia mística virão para se unir ao remanescente de Deus. E muitos de entre nossas fileiras irão se apostatar, tornando-se até mesmo os piores inimigos da verdade.

Como ser vitorioso no alto clamor
Um dos principais problemas que podem acometer um filho de Deus é a cegueira espiritual. Precisamos do colírio do Espírito Santo a fim de vermos nossa real condição. Sentar num banco de igreja não faz de ninguém um cristão. É preciso nos sujeitarmos inteiramente a Deus para que sejamos transformados por Seu Espírito.

"A mensagem do terceiro anjo está se avolumando num alto clamor, e não deveis sentir-vos na liberdade de negligenciar o dever presente, e ainda entreter a idéia de que em algum tempo futuro sereis recipientes de grande bênção, quando, sem nenhum esforço de vossa parte tiver lugar maravilhoso reavivamento. Hoje deveis entregar-vos a Deus, para que Ele vos torne vasos para honra, e aptos para Seu serviço. Hoje deveis entregar-vos a Deus para que sejais esvaziados do próprio eu, esvaziados de inveja, ciúmes, ruins suspeitas, pelejas, tudo quanto seja desonroso para Ele. Hoje deveis ter purificado vosso vaso a fim de estar prontos para o orvalho celeste, prontos para os aguaceiros da chuva Serôdia; pois a chuva Serôdia virá, e a bênção de Deus encherá toda alma que estiver purificada de toda contaminação. É nossa obra hoje entregar nossa alma a Cristo, para estarmos preparados para o tempo de refrigério pela presença do Senhor – preparados para o batismo do Espírito Santo" (Mensagens Escolhidas, v. 1, pp. 190, 191).

O preparo hoje é fundamental para recebimento do poder de Deus, para vencermos a hoste da maldade em todas as suas manifestações. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus”. Este é nosso primeiro dever. Então resistiremos ao diabo e ele fugirá de nós (Tg 4:7). Aqueles que assim procederem receberão o poder do Espírito Santo. E, como consequência, estes “servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para o outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes” (O Grande Conflito, p. 612). “O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi a chuva Temporã; porém a chuva Serôdia será mais copiosa” (Parábolas de Jesus, p. 121). É a chuva Serôdia que qualificará a igreja a levar o testemunho no alto clamor e permanecer firme durante o último tempo de angústia.

"O Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. Os pecados de Babilônia serão revelados. [...] O povo será comovido" (O Grande Conflito, p. 606).

O alto clamor será o clímax da manifestação do Espírito Santo para a igreja, o auge da proclamação do Evangelho pouco antes do fechamento da porta da graça. É um enfrentamento direto para resgatar os últimos fiéis em Babilônia.

Coletiva e individualmente temos que buscar o poder do alto. “Satanás procura constantemente lançar sua sombra infernal sobre estas mensagens, para que o povo remanescente de Deus não discirna claramente sua importância – seu tempo e lugar” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 405). O derramamento do Espírito Santo é a nossa mais urgente necessidade. Esta experiência levará ao alto clamor e, conseqüentemente, a pregação do evangelho será concluída.

Conta-se que durante a Guerra Civil Americana uma moça se misturou entre as tropas do norte. A única arma que levava na mão, se é que se pode chamar isso de arma, era um pequeno atiçador, usado para revolver as brasas do fogareiro. Quando terminou a decisiva batalha de Gettysburg, os militares lhe perguntaram: “O que você tencionava fazer com um atiçador contra os soldados do sul?” E sua resposta foi: “Nada! Só queria mostrar de que lado estava.” Nos últimos eventos da história deste mundo só haverá dois grupos de pessoas. De que lado você estará?

Em oração e meditação, leia mais esta declaração da palavra profética: "Sobre nós repousa a pesada responsabilidade de advertir o mundo de sua condenação iminente. De todas as direções, de perto e de longe, vêm pedidos de ajuda. Deus convida Sua igreja a despertar, e revestir-se de poder. Há imortais coroas a ser ganhas; há o reino do Céu a ser alcançado; há o mundo, perecendo na ignorância, a ser iluminado" (Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 16).

Guarde em seu coração
Esta mensagem se encerrará com um poder muito maior do que aquele visto nos dias apostólicos. “Servos de Deus, dotados de poder do alto, com rosto iluminado e resplandecendo com santa consagração, saíram para proclamar a mensagem provinda do Céu” (Primeiros Escritos, pp. 278, 279).

"Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos eram curados, e outros milagres eram realizados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecostes. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial" (Conselhos Sobre Saúde, p. 580).

Lembre-se: Hoje você é livre para escolher seguir a programação de Cristo em Sua Palavra ou seguir o programa do inimigo, fora da Palavra. Porém, pense e considere: Você não é livre para escolher as consequências de sua decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário