Maturidade espiritual tem que ver com a coerência entre o que professamos, o que vivemos e a relevância para o dia a dia do que acreditamos. Ela marca uma pessoa com traços de sabedoria, paz, confiança e coerência, o que glorifica o nome de Deus. Precisamos ter maturidade porque, sem ela a vida se desajusta, produzindo infelicidade. No entanto, por que muitos não a alcançam? O que realmente significa amadurecimento espiritual?
Amadurecimento espiritual é procurar mudar a mim mesmo, ao invés de ficar obcecado em mudar os outros.
Amadurecimento espiritual é não procurar a todo instante mostrar o quanto sou bom, quão acertadamente faço tudo e quão altruístas e corretas são as minhas atitudes.
Amadurecimento espiritual é não viver destacando quão certinha é minha vida familiar, profissional, escolar, devocional.
Amadurecimento espiritual é não ficar dizendo quão equilibrada é minha alimentação, quão sóbrio o meu vestuário e quão adequados o meu lazer e relacionamentos.
Amadurecimento espiritual é não achar que minha visão doutrinária e interpretação bíblica, bem como a minha vida eclesiástica e as soluções que vejo para os problemas da comunidade religiosa que frequento, são as únicas que estão de acordo com a verdade que professo.
Amadurecimento espiritual é não achar que minha compreensão do mundo, minhas posições políticas, econômicas, religiosas e minha visão das questões sociais, não necessitam ajustes e correções, bem como atualizações e até mesmo revisões e mudanças.
Amadurecimento espiritual é quando paro de comparar os outros comigo e de ficar buscando ou esperando a aprovação e o louvor dos meus irmãos.
Amadurecimento espiritual é, de uma vez por todas, aceitar que não sou perfeito, mas, que não preciso me render à minha imperfeição, que há vitória em cooperar com Cristo Jesus.
Amadurecimento espiritual é não usar o meu estilo de vida como padrão de comportamento ou régua para medir a vida do meu semelhante.
Amadurecimento espiritual é crer que onde existe a graça salvadora, não existe merecimento de tipo algum.
Amadurecimento espiritual é saber que perdoar não implica em esquecer, não significa que a ferida nunca existiu, mas, significa que ela não controla mais a minha vida e nem me faz sofrer.
Amadurecimento espiritual é não viver uma religião raivosa, condenatória e assustadora, entendendo que Evangelho não precisa ser algo triste e depressivo, mas, cheio de alegria e certeza da salvação.
Amadurecimento espiritual é quando eu quiser chamar o pecado pelo nome, começar pelos meus próprios pecados.
Amadurecimento espiritual é nunca ceder ao impulso de julgar e condenar o meu irmão, sem antes gastar os joelhos em muitos momentos de oração, intercedendo por ele a Deus, com misericórdia no coração e lágrimas na voz.
Amadurecimento espiritual é buscar amar o inimigo, em um tempo em que gostar e até mesmo aceitar os próprios amigos como eles são, se torna difícil e quase impossível pra mim.
Amadurecimento espiritual, enfim, é sentir paz na tempestade. É conseguir dormir no barco, mesmo com o mar absurdamente revolto.
"É certamente necessário que aqueles que creem na verdade, façam avanços contínuos, crescendo à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus. Não há tempo para apostasia e indiferença. Cada um deve ter uma experiência viva nas coisas de Deus. Tende raiz em vós mesmos. Firmai-vos na fé, de modo que, tendo feito tudo, possais ficar firmes, com inabalável confiança em Deus, através do tempo que provará a obra e o caráter de cada homem. Aplicai as vossas capacidades nas coisas espirituais, até que possais apreciar as coisas profundas da Palavra de Deus, e prossigam de força em força" (Ellen G. White - The Review and Herald, 10 de janeiro de 1888).
Recentemente tenho descobrido esse site, não sei se pela vontade de Deus, mas estou impressionado pelo seu conteúdo enorme de informações atuais que gosto de ler e aprender. Parabéns e excelente conhecimento da vida espiritual através da palavra de Deus.
ResponderExcluirObrigado, Raimundo! Que Deus abençoe muito a tua vida e que este material possa te ajudar de alguma forma no teu crescimento espiritual. Abraço.
ExcluirObrigado!
ResponderExcluir