A profecia a seguir, feita lá pelo ano de 899 AC, está no livro de 1 Reis 21:23: “Também acerca de Jezabel disse o Senhor: os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jezreel”.
Ao estudarmos esta profecia, relembraremos alguns momentos da vida de Jezabel, essa mulher que decidiu desafiar o Deus do Céu.
Nabote era dono de uma vinha, uma propriedade, junto ao palácio de Acabe. Acabe queria esse terreno para fazer uma horta. Mas Nabote não quis fazer o negócio, porque a propriedade era fruto de herança. Acabe voltou triste para casa e Jezabel ao ver o rei triste, apregoou um jejum e contratou falsas testemunhas para acusarem a Nabote de ter blasfemado contra Deus e contra o rei. Nabote foi morto a pedradas. Com Nabote morto, a vinha podia ser de Acabe. Esta história está em 1 Reis 21:1-16.
Este acontecimento foi decisivo para Deus mandar Elias ao encontro de Acabe e profetizar sobre o futuro dele e o da mulher, Jezabel. Vamos nos concentrar apenas na profecia relacionada a Jezabel. Essa mesma profecia foi repetida por Eliseu, profeta que substituiu Elias, anos mais tarde. “Os cães comerão a Jezabel no campo de Jezreel, e não haverá quem a enterre” (2 Reis 9:10).
Na época da profecia, o exército de Israel estava lutando contra os Sírios. Jeorão, filho de Acabe e Jezabel, foi forçado a fugir para Jezreel, a fim de se recuperar de ferimentos da guerra. Jeú foi deixado como comandante absoluto do exército de Israel.
Eliseu então ordena a um dos filhos dos profetas que vá até Ramote-Gileade com uma missão muito específica e perigosa. Esse profeta iria ungir o novo rei. 2 Reis 9:4-7 conta: “Portanto, foi o jovem profeta a Ramote-Gileade… Disse ele: Capitão tenho uma palavra para te dizer… Então se levantou, entrou na casa e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e lhe disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo de Senhor, sobre Israel… Ferirás a casa de Acabe”.
Jeú foi o décimo monarca do reino do norte e governou por 28 anos: de 843 a 816 AC. A primeira tarefa de Jeú não era exterminar os Sírios, mas exterminar a casa de Acabe, para por fim a onda de paganismo que tomara conta dos israelitas.
Jeú conta o segredo aos seus subordinados e um batalhão parte para a cidade onde Jeorão se recuperava dos ferimentos de guerra. Ao longe o vigia avista uma tropa. Um mensageiro foi enviado perguntando se havia paz. Esse mensageiro não retorna e um segundo mensageiro é enviado e também não retorna. O próprio rei e seu visitante Acazias, rei de Judá, vão ao encontro de Jeú para saber o que estava acontecendo. 2 Reis 9:22-23 relata: “Vendo Jorão a Jeú, perguntou: Há paz, Jeú? Respondeu ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas? Voltou-se Jorão e fugiu, clamando a Acazias: Há traição, Acazias!”
Jorão tentou fugir, mas Jeú com uma flecha atravessou seu coração. Um problema já estava resolvido. “Então Jeú foi a Jezreel. Quando Jezabel o soube, pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça, e olhou pela janela” (2 Reis 9:30).
Ela então apareceu na janela com toda a pose que uma rainha pagã poderia se apresentar. Jezabel pintou em volta dos olhos, e enfeitou o cabelo. Desse jeito estava como que dizendo para Jeú: “Aqui quem dá as ordens sou eu. Eu vivo como eu quero, eu faço o que eu quero, eu não tenho que estar dando satisfações a este Deus dos judeus.” Na janela, Jezabel novamente desafiava o Deus do Céu. "Ela adornou a cabeça com um 'arco' turbante (ver Is 3:18), literalmente, ela 'embelezou a cabeça'. Ela foi desafiadora e impenitente até o último momento. Usou todos os seus adornos e vestiu o traje mais imponente. […] Em vista de seu negro registro de pecado, Jezabel poderia ter colocado um pano de saco e sentado em cinzas. No entanto, seu espírito orgulhoso recusava ser humilhado e seu coração de pedra não se moveu" (CBASD, vol. 2, p. 1002, 1003).
Amigo leitor, como é triste ver em nossos dias, em nossa sociedade, a mesma arrogância de Jezabel. Pessoas que desprezam por completo as ordens de Deus contidas na Bíblia. Na aparência e nas atitudes, imitam a Jezabel, indicando quem é que verdadeiramente reina no coração.
A desafiadora Jezabel, porém foi jogada da janela. Caiu e morreu como foi predito por Elias e mais tarde por Eliseu. A queda foi tão forte que os cavalos a atropelaram e a parede foi manchada com seu sangue. Jeú entrou no palácio, comeu e bebeu. Depois de algum tempo mandou que sepultassem a Jezabel. Quando foram sepultá-la, pouca coisa encontraram. “… não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos” (2 Reis 9:35). A palavra profética foi cumprida plenamente. Os cães haviam já comido parte do corpo. "Ao invés de um enterro digno, um corpo ser devorado por animais impuros como cães e pássaros era um sinal de grande maldição. No antigo Oriente, havia muitos cães famintos, rapinantes do campo, que devoravam carne de cadáveres deixados ao ar livre" (CBASD, vol. 2, p. 997).
Jezabel, a pior das mulheres, a mais perversa, a mais desafiadora, a que levou Israel a pior apostasia, agora estava morta. Estavam livres dela. Não, ainda, porém, da influência e mau exemplo que deixara.
Assim terminou a vida de uma mulher que viveu com o povo de Deus, teve oportunidade de conhecê-Lo, mas O desprezou, preferindo ficar com os seus deuses de pau e pedra. "O terrível fim de Jezabel deveria ensinar a transitoriedade e insignificância do poder e glória humanos. Todas essas coisas são pó e ao pó voltarão. A condenação de Jezabel exorta a todos os que praticam a iniquidade a ouvirem a mensagem de Deus: “Ai daquele que edifica sua casa com injustiça” (Jr 22:13). Jezabel se tornou um símbolo da iniquidade que o professo povo de Deus permitiria entrar em suas fileiras para rebaixar e contaminar, e solenes advertências foram dadas a respeito dos julgamentos que adviriam (Ap 2:20-23)" (CBASD, vol. 2, p. 1004).
Amigo leitor, cada ser humano vai, diariamente, fazendo as escolhas que decidirão qual será o desfecho no fim da vida. E você? Qual será o fim de sua história? Será um final feliz? Lembre-se: tudo depende das escolhas que você faz hoje, agora. Por isso, escolha estar sempre ao lado de Deus, crer nele, crer nos profetas dEle. Só assim você estará seguro e prosperará.
Ilustração: The death of Jezebel
Nenhum comentário:
Postar um comentário