terça-feira, 8 de agosto de 2023

OS PLANOS DE DEUS

"Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando" (Jeremias 29:11).

Somente Deus conhece os planos que tem sobre nossa vida. Por mais que tenhamos grandes sonhos, os dEle vão superar as nossas expectativas. E, acredite, todos cooperam para o nosso bem, pois têm o objetivo de abençoar, edificar, fortalecer e oferecer vida abundante. 

Veja o que Ellen G. White diz: "Nossos planos nem sempre são os planos de Deus. Em Sua amorosa solicitude e interesse para conosco, Aquele que nos compreende melhor do que nós mesmos frequentemente Se recusa a permitir que procuremos egoistamente satisfazer nossa ambição. Não permite que passemos por alto os deveres simples, mas sagrados, que estão diante de nós. Muitas vezes, estes deveres proporcionam a educação essencial para nos preparar para uma obra mais elevada. Com frequência nossos planos são frustrados, a fim de que sejam cumpridos os planos que Deus tem para nós" (A Ciência do Bom Viver, p. 473).

Você pode se perguntar: mas será que Deus leva em consideração os meus sonhos? Ele sabe que almejo tanto determinada coisa? Sim. Deus conhece seu coração, sabe dos seus desejos e objetivos e é por isso que Ele supera aquilo que pedimos e planejamos. Porque Ele sabe o que é melhor.

“Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos, diz o SENHOR” (Isaías 55:8).

Os planos de Deus para nós são símbolos do Seu amor. Confiar na vontade dEle faz com que os desafios pareçam mais fáceis, pois Ele vai estar sempre à frente para nos ajudar e direcionar nossos passos. É isso que escreveu o sábio Salomão. Você “traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Provérbios 16:9). 

A vontade divina deve ser nossa guia nesse mundo escuro, negá-la é o mesmo que ficar sem direção. Ellen G. White adverte: "Não devemos apegar-nos aos nossos próprios caminhos, nossos próprios planos, nossas próprias idéias; devemos ser transformados pela renovação de nossa mente, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Mente, Caráter e Personalidade 2, p. 600).

Tenha certeza daquilo que você mais quer para sua vida, mas nunca se esqueça de que fazer planos com Deus é muito melhor. Quem acredita em Deus não permite que seu coração seja abalado pela derrota, pois sabe que os planos dEle são muito melhores que os nossos. As palavras de Jó dirigidas ao Senhor são muito oportunas neste momento:

“Então Jó respondeu ao SENHOR e disse: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Tu perguntaste: Quem é este que, sem conhecimento, encobre os meus planos? Na verdade, falei do que eu não entendia, coisas que são maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Disseste: Escute, porque eu vou falar; farei perguntas, e você me responderá. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:1–6).

Então, você está pronto para viver os sonhos de Deus? Ore a Ele pedindo sua direção, pois Ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3:20). Ellen G. White completa: "Na vida futura, os mistérios que aqui nos inquietaram e desapontaram serão esclarecidos. Veremos que as orações na aparência desatendidas e as esperanças frustradas têm lugar entre as nossas maiores bênçãos" (A Ciência do Bom Viver, p. 474).

Nenhum comentário:

Postar um comentário