segunda-feira, 1 de julho de 2024

DESEJAR A PERSEGUIÇÃO?

Segundo Ellen White, desejar perseguição ou o decreto dominical não está alinhado com os ensinamentos cristãos. Ela adverte que os crentes não devem buscar ou ansiar pela perseguição, mas devem estar preparados espiritualmente para enfrentá-la quando ela ocorrer.

“Quando nossa nação, em seu concílio legislativo, aprovar leis que obriguem a observância do domingo, os que preferirem obedecer a Deus antes que aos homens serão oprimidos e perseguidos. Sejam eles sempre prudentes e evitando qualquer provocação. Não devemos buscar ou desejar esse tempo de prova” (O Grande Conflito, p. 609).

“Os seguidores de Cristo não devem procurar a perseguição. Devem seguir seu Mestre e esperar pacientemente até que Ele abra o caminho diante deles. Não devem provocar os poderes de trevas ou a ira dos homens, mas, em vez disso, viver de tal forma que possa ser dito deles: ‘Eles têm uma vida santa, pura e abnegada'” (Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 452).

“Não é nossa missão incitar a perseguição, mas, através de uma vida fiel e consistente, mostrar a beleza da santidade” (Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 399).

“O decreto que ordena a observância do domingo está longe de ser desejável. Quando chegar o tempo de teste, a lealdade a Deus será o grande ponto de divergência. No entanto, nossos esforços devem ser direcionados para o crescimento espiritual e a preparação para estar firmes na verdade” (O Grande Conflito, p. 594).

“A verdadeira fé em Deus não busca sofrimento ou perseguição como uma validação. Em vez disso, ela se manifesta em obediência, amor e serviço abnegado, independentemente das circunstâncias” (Caminho a Cristo, p. 71).

“Não devemos desejar o tempo de perseguição, mas sim orar e vigiar, estando sempre preparados para enfrentar as provas com coragem e fé inabalável” (Eventos Finais, p. 121).

Essas citações reforçam a mensagem de Ellen G. White de que os cristãos devem viver em paz, evitando provocar conflitos desnecessários, e focar na preparação espiritual para enfrentar qualquer desafio que possa surgir em sua caminhada de fé. O foco deve ser manter uma relação fiel e obediente com Deus, confiando que Ele guiará e protegerá Seu povo em tempos de provação.

A ideia central é que os cristãos devem buscar viver de acordo com os princípios de Deus, promovendo a verdade e o amor, ao invés de desejar tempos difíceis como prova de sua fé. Ellen White encoraja os crentes a viverem em harmonia com a vontade divina, mantendo uma atitude de vigilância e preparação, mas sem desejar ou provocar a perseguição.

White também enfatiza a importância de espalhar a mensagem do evangelho e de viver uma vida que reflita os ensinamentos de Cristo, influenciando positivamente aqueles ao redor e mostrando o caráter de Deus através de suas ações e palavras.

[Ronaldo Ewerton é químico industrial, tem licenciatura em Química e é bacharelando em Ciência e Tecnologia]

Nota do blog: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mateus 5:10-12).

Convido você a orar comigo agora mesmo. "Pai, obrigado pela promessa de que quando formos perseguidos, insultados, zombados, Tu estarás conosco e que podemos realmente nos alegrar porque estamos participando de Teu sofrimento. Senhor, pedimos que nos guies de maneira especial ao enfrentarmos o futuro e o que quer que possa vir. Que nunca sejamos tentados a, de alguma forma, nos desconectar ou renegar a Ti. Mas que possamos nos colocar firmemente ao Teu lado e perceber que Tu estarás conosco até o fim, e que um dia em breve Tu nos darás novos corpos, novas vidas, e que seremos eternamente jovens, pois somos fiéis a Ti. Obrigado por nos ouvires e obrigado pelo poder que vem apenas do céu para nos sustentar nessas dificuldades. Nós Te agradecemos, em nome de Jesus, amém!"

Um comentário: