quinta-feira, 12 de junho de 2025

DE TRAGÉDIA EM TRAGÉDIA

Um avião de passageiros da companhia aérea Air India, um Boeing 787-8 Dreamliner com 242 pessoas a bordo, caiu no oeste da Índia nesta quinta-feira. O voo 171, que teria Londres como destino, perdeu altitude pouco depois da decolagem no aeroporto de Ahmedabad, no estado de Gujarat, e se chocou contra um prédio que era usado por alunos de uma faculdade de medicina como alojamento. Duzentos e quatro corpos foram recuperados até o momento, e 41 pessoas foram socorridas — mas não está claro se alguma delas era passageiro ou tripulante da aeronave. Segundo autoridades sanitárias do estado de Gujarat, há ao menos um sobrevivente. 

Toda vez que um evento dessa natureza acontece, revive a sensação de que habitamos um mundo inseguro e injusto. E isso é fato. Tragédias não escolhem lugar nem data para acontecer. Elas simplesmente estão como que à espreita, aguardando o momento de entrar em campo e ceifar vidas, destruir sonhos. Mas Deus tem em vista o bem eterno de todas as Suas criaturas, e mesmo nas tragédias é possível ver a mão dEle atuando – ainda que os afetados pela perda e pela dor não consigam compreender o que se passa no momento.

Tragédias, mortes e sofrimento são a especialidade do inimigo de Deus, o originador do mal no Universo. E sua jogada de mestre consiste em causar destruição e levar as pessoas a atribuir essas coisas a Deus. O mal não existe porque o Criador quer. Muito pelo contrário: o que Ele mais quer é destruir o mal de forma definitiva. E fará isso em breve. Por hora, o que Ele faz em nosso favor é usar o bem e até o mal que Ele não causa – se puder, com isso, nos lembrar de nossa finitude e de nosso desamparo; que temos um Céu a ganhar e uma morte eterna a evitar. Como escreveu C. S. Lewis, as tragédias, muitas vezes, são o megafone de Deus.

O que aproveito de tudo isso é a reflexão suscitada pelos fatos que me fazem pensar que a vida é frágil, a tragédia é uma realidade sempre presente, este não é o lar que Deus planejou para nós e que nossa existência é feita de decisões. E se seu avião caísse hoje, como estaria sua vida? Que legado você deixaria para sua família e seus amigos? Que esperança de futuro o acompanharia até a sepultura?

Não adianta dourar a pílula. A tragédia e a tristeza permanecerão aqui até a volta de Jesus. O que nos resta fazer é nos preparar para esse grande evento, correr agora mesmo para os braços do Pai e orar pelos que estão com o coração apertado pela dor da perda e da saudade.

Vem logo, Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário