quinta-feira, 24 de julho de 2025

PRAGAS

Nenhuma divindade sobreviveu àquela guerra. Nenhuma estátua permaneceu ilesa. Nenhum rito místico silenciou o trovão hebreu. As 10 pragas do Egito não foram apenas desastres, foram um duelo entre o Criador e criaturas. Cada praga, um golpe. Cada grito de impotência reverberava Êxodo 7:5: “Eu sou o Senhor.”

1. Nilo em Sangue – Hapi, Osíris e Khnum, senhores das águas, calaram-se no rio tingido de morte. Do fértil ao podre.

2. Rãs – Heqet, a deusa da fertilidade com cabeça de rã virou repulsa. Um pântano de horror tomou casas, palácios e altares.

3. Piolhos – Geb e Set, deuses do chão e do deserto, foram vencidos pelo menor dos seres. Os magos confessaram: “é o dedo de Deus.”

4. Moscas – Uatchit e Khepri, protetores do ambiente, não suportaram o zumbido da justiça divina. Até o ar virou praga.

5. Peste nos Animais – Apis, Hathor e Mnevis tombaram com bois e vacas. Santuários ficaram vazios cheirando morte.

6. Úlceras – Sekhmet, Serápis e Imhotep, deuses da cura, ficaram cobertos de feridas. Sacerdotes viraram pacientes.

7. Chuva de Pedras e Fogo – Nut, Shu e Tefnut não deram explicação. A tempestade caiu com fúria, queimando egos e celeiros.

8. Gafanhotos – Nepri, Seth e Osíris, protetores da agricultura, ruíram nas plantações devoradas. A economia esfarelou.

9. Trevas – Rá, Amon-Rá e Hórus foram apagados. Nem o deus-sol ousou nascer. Três dias de trevas no relógio egípcio.

10. Morte dos Primogênitos – Faraó, tratado como deus, perdeu seu filho. Ísis e Hathor não ouviram o choro das mães. Foi o fim da arrogância.

O Senhor não disputou com os deuses do Egito. Ele os desmascarou. Não há poder humano que resista ao Seu toque. Ainda que pragas visitem seu mundo, o céu continua soberano. “Eu sou o Senhor, e não há outro” (Is 45:5). Entregue-se ao Único que não sangra, não cai, não falha. O trono dEle é eterno. E está ocupado.

Odailson Fonseca (via instagram)

“O Senhor Deus de Israel executará juízos sobre os deuses deste mundo como aconteceu com os deuses do Egito. Com fogo e inundações, pragas e terremotos, Ele deteriorá o mundo”, adverte Ellen White (Eventos Finais, p. 240). “O Senhor, em juízo, andará no fim dos tempos pela Terra” (p. 234).

Nenhum comentário:

Postar um comentário