quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

O AGENTE SECRETO ADVENTISTA

John Byington nasceu em 1798 em Vermont (EUA), filho de um pregador Metodista que havia servido como soldado no exército revolucionário, que lutou pela independência americana da Inglaterra. John foi batizado na Igreja Metodista aos 17 anos de idade. Pouco depois, recebeu uma licença para pregar como pregador leigo. Após mudar-se para o estado de Nova Iorque, ajudou a construir uma casa de culto para a Igreja Metodista por volta de 1837 em Buck’s Bridge. 

Em 1841, o nobre e generoso coração de John foi inflamado pelo fermento das idéias abolicionistas que então permeavam a nação. O infamante comércio dos escravos submetia homens, mulheres e crianças a toda a sorte de vilanias e humilhações. Vozes de protesto erguiam-se por toda parte, denunciando as condições subumanas impostas aos escravos, vítimas da prepotência e do arbítrio.

John foi um revolucionário no movimento antiescravidão e quando a liderança da Igreja Metodista se posicionou contra a abolição, ele decidiu retirar-se da Igreja e se juntou a Conexão Metodista Wesleyana, formado pelos Metodistas que se opunham à escravidão. Ele ajudou a construir a igreja em Morley, New York.

Além de abolicionista ativo, John também se tornou um agente secreto. Acompanhado de seu irmão Anson e outros membros da família, integrou a American Anti-Slavery Society. John era também filiado à sociedade secreta "The Underground Railroad" (A Ferrovia Subterrânea), uma complexa rede de rotas e esconderijo secreta que supria as necessidades de escravos em busca da liberdade. John fez parte do Liberty Party (Partido da Liberdade), organização política que defendia o abolicionismo e a separação entre estado e igreja. Os Byington também eram envolvidos com publicações contrárias à escravidão e participaram de diversas outras organizações que defendiam esses valores. Regularmente John acolhia americanos indígenas e escravos fugitivos em sua casa.

Em 1844, John assistiu a sermões sobre a iminente vinda de Cristo, e começou a estudar as profecias. Em 1852, H. W. Lawrence deu-lhe uma cópia da Review and Herald, contendo artigos sobre o sábado do sétimo dia. Ele aceitou a verdade do sábado antes que terminasse o ano, e foi batizado. Ajudou a construir a primeira igreja adventista guardadora do sábado construída para esse propósito. Tiago e Ellen White convidaram a família Byington para mudar para Battle Creek em 1858. John comprou uma fazenda ali por perto, e, de lá, viajava para ministrar aos crentes dispersos.

Quando a Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi formada em maio de 1863, John Byington foi escolhido como seu primeiro presidente, após Tiago White recusar o cargo por motivos pessoais. Durante seus dois mandatos de um ano (1863-1865), John viajou centenas de quilômetros por Michigan e Indiana, estabelecendo igrejas, pregando, batizando convertidos, ordenando diáconos e presbíteros e visitando famílias em suas casas.

Durante seus trinta e cinco anos como ministro adventista do sétimo dia (1852-1887), Byington batizou centenas de convertidos, estabeleceu dezenas de igrejas locais e ajudou a formar a Associação de Publicações Adventistas do Sétimo Dia, a Conferência de Michigan e a Conferência Geral, além de participar da garantia do status de não combatentes para os adventistas recrutados durante a Guerra Civil.

John faleceu em 7 de janeiro de 1887, aos 88 anos, e foi sepultado ao lado de Catharine, sua esposa por sessenta anos, no Cemitério Oak Hill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário