quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Crente Total Flex

Sabemos que a nossa sociedade pós-moderna possui o relativismo como um de seus principais pilares. Porém, não é apenas a "sociedade extra-eclesiástica" que segue o conceito do relativismo. É triste constatar que esse conceito filosófico perigoso também tem se infiltrado em muitas de nossas igrejas, ocasionando o surgimento do personagem não-fictício acima citado: o Crente Total Flex.
 
Bem, mas como é que nós podemos identificar esse tipo de "crente". Vejamos, segundo a Bíblia, quais são algumas das características principais desse "personagem de nosso mundo folclórico evangélico" que é, na verdade, mais real do que imaginamos:
 
Tem Saudades do Mundo  
"(...)os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos" (Nm 11.4b,5).
Uma das primeiras características do Crente Total Flex é essa saudade que ele sente do Egito, mesmo estando se dirigindo rumo à Canaã! Dito de outra forma, esse tipo de crente é aquele que sente saudades do mundo, de seus valores e atrativos, ainda que a sua jornada terrestre tenha o propósito de conduzi-lo ao céu. Ele é flexível para com os valores do mundo. "O mundo não é tão ruim assim", ele pensa. Ele se comporta como o tal do "Crente Raimundo" (com respeito àqueles que nos lêem e têm esse nome), isto é, ele "tem um pé na igreja e o outro no mundo". Na mente de tais pessoas, não há incompatibilidade entre ser cristão e amar o mundo ao mesmo tempo (cf. 1 Jo 2.15-17).
 
Tem a Fé Dividida
"Então Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, seguí-o; e se Baal, seguí-o. Porém, o povo lhe não respondeu nada" (1Rs 18.21).
O Crente Total Flex também é, digamos, flexível quanto ao objeto de sua fé. Ele crê em Deus, mas não descarta a hipótese de poder receber a ajuda de alguma outra suposta divindade. Como ele é diplomata, então, a fim de agradar a todos, ele acaba "acendendo uma vela pra Deus e a outra para o diabo". Ele é daqueles que praticam a "política da boa vizinhança", pois quer se dar bem com todo mundo. Porém, ele se esquece das palavras de Jesus: "inguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom" (Mt 6.24). Perceba que esse crente flex não pode receber Deus e mamom ao mesmo tempo no "tanque" do seu coração. Ou é um ou é o outro. Não há lugar para uma mentalidade do tipo "pizza meio-a-meio" no Evangelho. Vale lembrar aqui as palavras do salmista, que disse: "Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei" (Sl 119.113).
 
Tem Desonestidade nos Negócios  
"Duas espécies de peso, e duas espécies de medida, são abominação para o Senhor, tanto uma coisa como outra" (Pv 20.10; Pv 11.1; 16.11; 20.23).
A honestidade deve ser um traço essencial à vida de todo e qualquer cristão. Isto significa que ao cristão que se comporta bem na igreja, exige-se que tal comportamento também seja praticado em seu trabalho e em seus negócios de uma forma geral. Porém, o lema do Crente Total Flex é: "Igreja, Igreja, negócios à parte". Ele acredita que "fé e negócios não se misturam" e, por isso, sempre que é possível, arruma um jeitinho de levar vantagem sobre os outros e de passá-los para trás.
 
Tem Linguajar Comprometido  
"Com ela, bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim, tão pouco pode uma fonte dar água salgada e doce" (Tg 3.9-12).
O Crente Total Flex, à semelhança do carro bicombustível, é bilíngue. Ora ele fala o idioma do céu, ora pronuncia o dialeto da terra. Às vezes você o encontra glorificando a Deus e, às vezes, você o vê falando mal do pastor, da igreja e dos demais irmãos. Ele aceita facilmente que essa mistura de "combustíveis" (o celestial e o terreno) abasteça o "tanque" de sua mente e, consequentemente, dê a "ignição" em sua boca. Ele acha normal o crente falar certas "verdades" de vez em quando e, portanto, devido a esta sua comunicação flexível, ele sempre diz aquilo que sente vontade de dizer, sem se preocupar se isso é agradável a Deus ou se fere ao seu próximo.
 
Tem Pensamentos Divididos  
"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos" (Tg 1.8)
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e vós de duplo ânimo, purificai os corações" (Tg 4.8).
Aqui em Tiago, as palavras usadas respectivamente para "coração dobre" (1.8) e "duplo ânimo" (4.8) são exatamente as mesmas. Trata-se da palavra grega dipsychos que, entre outras coisas, significa: "alma dividida, mente dividida". Tal vocábulo parece fazer referência à "mente que está dividida entre a fé e o mundo, entre as coisas de Deus e as coisas dos homens". O Crente Total Flex possui tal tipo de mentalidade dividida. Tais crentes indecisos não levam a sério os conselhos do apóstolo Paulo, nos quais ele diz: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Cl 3.2), e ainda: "Quanto ao mais, irmãos, tudo aquilo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).
 
Tem Meia-Temperatura  
"Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és nem frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" (Ap 3.15,16).
O Crente Total Flex é aquele que "não é oito e nem oitenta"” nas questões relacionadas à vida cristã. Aqui no texto de Apocalipse há um contraste muito interessante. O texto faz um contraste entre as águas quentes e, portanto, medicinais de Hierápolis e as águas frias e puras de Colossos. As primeiras possuíam propriedades medicinais e as últimas serviam para dar um alívio ao cansaço. Sendo assim, a igreja de Laodicéia era uma igreja "em cima do muro". Ela nem proporcionava cura ao doente espiritual e nem trazia refrigério ao que estava espiritualmente cansado. Com o perdão da palavra, era uma igreja "meia-boca". Os crentes laodicenses não eram nem fervorosos e nem frios na vida cristã. Eles simplesmente viviam um "cristianismo" apagado, apático, enfadonho e medíocre. Essa "mornidão espiritual" também é um dos traços marcantes na vida do Crente Total Flex. Ele não vive a vida cristã, mas apenas a “empurra com a barriga”. Logo, se decidir permanecer deliberadamente nesse estado, o destino de tal pessoa será ser lançado "para fora do corpo" ("vomitar-te-ei da minha boca", Ap 3.16).
 
Conclusão  
A fim de concluir o meu pensamento, eu gostaria de dizer que não deve haver lugar no "tanque" do coração do cristão para quaisquer tipos de "substâncias". Não podemos aceitar que o nosso "motor" seja "abastecido" com todos os tipos de "combustível". Não há lugar para duplos pensamentos, duplas crenças, duplas doutrinas, duplas esperanças, duplas salvações, duplas vocações, duplos batismos etc, pois o nosso coração não é "bicombustível" como o Carro Total Flex é. Muito pelo contrário, o nosso coração é "mono-combustível", pois, segundo as Escrituras: "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos" (Ef 4.4-6).

Fique de olho no tipo de "combustível" que querem pôr no seu "motor"!

Carlos Augusto Vailatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário