domingo, 14 de agosto de 2011

Dia de quem?

"Lembre-se do seu Criador" (Eclesiastes 12:1).

Há alguns estudiosos da Bíblia que interpretam essas palavras de Salomão de um jeito peculiar. Desconsiderando o transcendente, entendem que o conselho do velho sábio é para os filhos - que nunca se esqueçam de seus pais. Isso porque a palavra "criador", no hebraico original, se encontra no plural - criadores. Não é meu interesse discutir a interpretação do texto, embora seja bem clara para mim. Creio que essa leitura "alternativa" como que se perde e se encontra no conselho original - um lembrete que aponta para o céu.

O tempo passa e esquecemos quem nunca deveria ser esquecido.

Hoje o Brasil assiste a muitos abraços, churrascos, reencontros. Alguns, é bem verdade, promovidos simplesmente pela conveniência de uma tradição ou pela insistência da propaganda; outros, pela força do sentimento que une corações que bombeiam um mesmo tipo de sangue.

Hoje alguns sorrisos se apagam, dando lugar à saudade chorosa. Alguns esbarram na cadeira vazia, da mesa de jantar. Outros buscam retratos, bilhetes, como se fossem pedaços ainda vivos de alguém que foi e não volta mais.

Hoje alguns visitam os arquivos empoeirados da lembrança à procura dos momentos que viveram ao lado do homem a quem chamavam pai. Para o mundo, só mais um homem. Mas para o filho, o maior herói.

Hoje alguns lembram, outros preferem esquecer.

Não sei como foi sua infância. Não sei qual é o tipo de temperamento de seu pai. Não sei se o seu domingo foi de festa ou de luto, nem se estas linhas foram o lembrete que lhe faltava. Mas tenho uma idéia: você que tem um pai vivo, não seja tolo. Ofereça-lhe um abraço e um lugar especial no coração. Se está longe, pegue o telefone, escreva uma carta (mas comece agora!), marque uma visita, diga que o ama. Peça perdão, se for preciso. e perdoe... vai ser bom para você.

Se você é um refém da saudade, se já perdeu seu pai... nunca esqueça: o céu lhe assiste e lá é a casa de um Deus a quem podemos chamar de pai.

Todo dia é dia de lembrar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário