segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Como criar sua própria Igreja Emergente


Igrejas emergentes estão na moda e conquistando cada vez mais adeptos. Em geral, entre jovens que querem ser cristãos sem deixar de ser cool. Em resumo, são aquelas que acreditam que o cristão não deve se fechar num gueto, mas fazer parte da cultura popular.

A moda surgiu nos Estados Unidos e, obviamente, nós, brasileiros, a imitamos. Já temos os nossos principais pastores emergentes, que conversam principalmente com o público jovem, fazem vodcasts nos seus sites e no Youtube, se vestem de jeitinho muderno e até falam palavrões em suas pregações. É um nicho bem pensado, que exige uma estética própria, um vestuário adequado e in para seus líderes, um visual cool e o abandono de antigas práticas da igreja tradicional, consideradas caretas.

Já tomei conhecimento até de igrejas emergentes no interior de São Paulo onde há cestas de basquete e coisas parecidas no salão onde a galera se reúne descontraidamente, pra trocar umas ideias, bater um papo informal, comungar e aí, rola um papo maneiro sobre Jesus e a Bíblia. E, claro, a música é essencial, pois jovem gosta de música. E onde há música há clipes bem produzidos e lançados em vodcasts e no Youtube. É uma paródia a um desses clipes que você verá aqui.

Meu amigo Andrew (@drewmcalister) descobriu na internet um vídeo que poderíamos chamar de “como criar e divulgar a sua própria igreja emergente”, que reproduzo abaixo.  É absolutamente hilário, pelo realismo. Pena que a locução e as legendas são em inglês, mas se você domina o idioma de Rob Bell, vale a pena dar uma assistida. E, mais que rir, refletir. De qualquer modo, pus logo abaixo do vídeo uma tradução, caso você não domine o inglês.


LOCUTOR: Você não pode impedir: está vindo para uma cidade próxima de você. É pra ser chamado de “Contemporâneo”. Alguns chamam de “Relevante”. Mas nós somos tão cool que chamamos de “Contemporvante”.

CANTOR: Música de abertura! Música de abertura! Música de abertura! Holofotes e grandes baterias. Você sabe que é maneiro porque ouviu na rádio.

LOCUTOR: Ele está certo. Isso foi maneiro. E por falar em maneiro…

APRESENTADOR:  “Jovem modernoso sobe ao palco com óculos da moda. Acolho todos com braços beeeem abertos. Revelo minha tatuagem pra que vocês saibam que tenho um passado. Transição pra banda, convite a todos pra levantar… vamos nessa!”

CANTOR: Essa é a canção que todos conhecem! A canção que todos conhecem!

Minha nova canção, que ninguém conhece. Ninguém conhece esta canção. Quero que vocês aprendam essa canção e comprem meu CD na livraria (após o culto). Quero convidar os diáconos a subir enquanto rola a oferta. Sinta-se livre para dar, é entre você e Deus. Mas… estamos gravando.

LEGENDA DO VÍDEO:

Este é o título.

Estamos esvaziando o palco.

Entra uma pergunta aqui.

Outra pergunta aqui.

LOCUTOR: Um homem tem todas as respostas.

PASTOR EMERGENTE: “Eu tenho todas as respostas. Mostrando a foto de um bichinho. Ou de um bebê de uma nação pobre do Terceiro Mundo.”

LOCUTOR: Falando macio…

PASTOR EMERGENTE: “Para te atrair. E então, enfaticamente, afirmo todos meus argumentos!”

PASTOR EMERGENTE: “Faço uma pausa…”

LOCUTOR: Sussurrando…

PASTOR EMERGENTE: “Repetições.”

PASTOR EMERGENTE: “Ainda fazendo pausas…”

PASTOR EMERGENTE: “Rosto contristado.”

PASTOR EMERGENTE: “Longa oração (para que o líder de louvor possa voltar ao palco)”.

CANTOR: Esta é a canção de encerramento. Com melodias que te farão chorar.

LOCUTOR: Breve em sua cidade um novo tipo de igreja que vai te elevar e te desafiar a crescer. Nós chamamos isso de “Crescimotivação”. Você chama isso de “Manhã de Domingo”.

TEXTO ESCRITO: No próximo fim de semana.

PRÊMIOS MENCIONADOS:
1. VENCEDOR: Prêmio da Fonte de Papiro
2. VENCEDOR: Prêmio de Pastor Vestido Informalmente
3. VENCEDOR: Prêmio de Camiseta Mais Arrojada

Maurício Zágari - Apenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário