sexta-feira, 18 de maio de 2012

Carta a uma garota de 12 anos sobre o destino eterno daqueles que não ouviram o evangelho

Querida Sarah,

Você perguntou o que acontece com as pessoas que vivem distantes do evangelho, nunca ouviram sobre Jesus e morrem sem crer nEle.

Aqui está o que eu acho que a Bíblia ensina.

Deus sempre pune as pessoas por conta do que elas sabem e deixam de acreditar. Em outras palavras, ninguém será condenado por não crer em Jesus se nunca ouviram sobre Jesus.

Isso significa que as pessoas serão salvas e vão para o céu se nunca ouviram sobre Jesus? Não, não é isso que Deus nos diz na Bíblia.

A passagem principal da Bíblia sobre esse assunto é Romanos 1:18-23. Aqui está o que ela diz, então farei um ou outro comentário.

"Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis."

Note algumas coisas:

Todas as pessoas “conhecem Deus”, mesmo se nunca ouviram sobre a Bíblia. “O que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles” (v. 19). “porque, tendo conhecido a Deus…” (v. 21).

A forma pela qual elas conhecem a Deus é pela forma que Deus fez o mundo e suas próprias consciências (19-20).

Mesmo que elas conheçam Deus, ninguém que conheceu Deus em qualquer lugar do mundo “o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças” (v. 21). Pelo contrário, eles “suprimem a verdade” (v. 18). Isso é, eles resistem à verdade no fundo de seus corações e a “trocaram” por outras coisas que mais lhes agradam (v. 23).

Assim, “são indesculpáveis” (v. 20). Isso é, são culpados e merecem ser castigados.

Então, não creio que a Bíblia ensine que as pessoas possam ser salvas sem ouvirem o evangelho. Veja o que Paulo diz em Romanos 10:13-17. Você precisa ouvir o evangelho para ser salvo:

Porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem?” Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Oremos então pelos missionários, e perguntemos a Deus se não deveríamos ser um também. O mundo realmente precisa de mais pessoas dizendo a todos os perdidos sobre Jesus e sobre as maravilhosas boas novas de que Ele morreu pelos pecadores para que, quem crer nEle, seja salvo.

Obrigado pela sua pergunta.

Continue orando e lendo sua Bíblia. Deus há de multiplicar seu conhecimento.

Pastor John Pipper.

Traduzido por Filipe Schulz | iPródigo.com | Original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário