terça-feira, 15 de maio de 2012

Protestos cancelam show de Lady Gaga na Indonésia


A polícia da Indonésia proibiu a apresentação de Lady Gaga na capital do país, Jacarta. O show estava marcado para o dia 3 de junho.

A decisão de cancelar a apresentação foi tomada após as queixas dos islamitas. Por ser uma estrela pop e ícone do movimento gay, Gaga é chamada de “satânica” por grupos religiosos.

"Não vamos dar a autorização para a apresentação de Lady Gaga em Jacarta", afirmou o porta-voz da polícia nacional, Saud Usman Nasution, em entrevista à Agence France-Presse (AFP).

"O show terá que ser cancelado", completou. Quanto à possibilidade de a apresentação acontecer fora da capital, Nasution afirmou que "tudo dependerá da polícia da cidade onde eventualmente aconteça a apresentação”.

Na semana passada, uma organização islamita da Indonésia prometeu reunir milhares de partidários com o objetivo de “perturbar” a apresentação da cantora Lady Gaga no país.

A organização que anunciou o protesto é a Frente dos Defensores do Islã (FPI), conhecida por violentos ataques a bares e casas de massagem. O presidente da frente, Salim Alatas, declarou à AFP, que, caso a apresentação fosse realizada, 30 mil manifestantes se reuniriam na capital Jacarta, na data do show de Lady Gaga, para impedir que a cantora manifeste sua "fé satânica".

"Tem um estilo vulgar e seus objetos sexuais e indecentes vão destruir a moralidade de nossos filhos. É muito perigosa”, disse Alatas.

A apresentação de Gaga no país também já havia sido criticada pelo Conselho dos Ulemás, a maior instância religiosa islâmica na Indonésia, que encaminhou reclamação à força policial da capital.

"Peço a Lady Gaga que respeite nossa cultura e nossas tradições. A maioria das pessoas aqui é muçulmana e não podemos tolerar as roupas e as atuações sexy", declarou o chefe do conselho, Amudhan, em recente entrevista à AFP.

Apesar das críticas à realização do show, todos os 40 mil ingressos foram vendidos em duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário