terça-feira, 23 de abril de 2013

Ataque a Boston teria motivação religiosa


Os dois irmãos suspeitos de atacar a Maratona de Boston aparentemente foram motivados por uma seita radical islâmica, mas não estariam ligados a nenhum grupo terrorista muçulmano, afirmaram autoridades dos EUA após interrogar e indiciar Dzhokhar Tsarnaev. Se condenado, ele pode ser sentenciado à pena de morte.

Tsarnaev, 19 anos, foi indiciado na segunda-feira em seu quarto de hospital, onde está em estado grave com um ferimento de bala na garganta e outros ferimentos sofridos durante sua tentativa de fuga. Seu irmão mais velho Tamerlan, 26 anos, morreu na sexta-feira (19) após troca de tiros com a polícia.

Dzhokhar comunicou-se com seus interrogadores por escrito, segundo autoridades que alertaram que eles continuam verificando o que lhes foi dito e também estão fazendo uma varredura no telefone do suspeito e em suas comunicações pela internet.

O estudante da Universidade de Massachusetts foi indiciado sob as acusações de usar uma arma de destruição em massa resultando em morte e por destruir propriedade com explosivos resultando em morte. O ataque à Maratona de Boston deixou três mortos e mais de 180 feridos há uma semana.

Os irmãos, de etnia chechena e com origem no Cáucaso russo, viviam nos EUA há cerca de dez anos e eram muçulmanos praticantes.

Duas autoridades americanas disseram que as evidências preliminares retiradas do interrogatório do irmão mais jovem sugerem que os dois estavam motivados por extremismo religioso, mas aparentemente não estavam envolvidos com organizações terroristas. As autoridades falaram em condição de anonimato, porque não estavam autorizadaos a discutir sobre a investigação publicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário