segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Nova novela da Globo prega o budismo e a reencarnação


Prestes a ocupar a faixa das 18h da Globo, a novela “Joia Rara” mistura a filosofia budista a uma história de amor proibido na década de 1930.

A joia rara em questão é a filha do casal de protagonistas reconhecida como reencarnação de um mestre budista dos Himalaias, que ajudou a salvar a vida de seu pai.

A exemplo do que ocorreu com outros folhetins do canal abordando temas espirituais, a trama já é discutida por seguidores do budismo.

“Para mim, eles já começaram errado. Não se pode colocar a reencarnação numa novela”, diz o lama (professor) Zopa Norbu, do centro de difusão do budismo dos Himalaias Jardim do Dharma, em São Paulo.

“No budismo se ensina isso, mas não é um conhecimento para se colocar numa novela, para [ser visto por] milhões de pessoas que não têm essa crença”, diz o lama.

Na opinião dele, o alcance da novela pode despertar “o problemão” da intolerância religiosa. A melhor das hipóteses, para Norbu, é que a audiência ignore os aspectos budistas “e veja simplesmente como uma novela”.

Já Thelma Guedes, que divide a autoria da novela com Duca Rachid, afirma: “É um erro subestimar a capacidade do público de receber os temas. O público espera ver um folhetim. Se você o fizer, com os clichês que estruturam esse gênero, e abordar dentro dessa estrutura qualquer outro tema, o público estará disponível para recebê-lo”.

A lama Sherab, professora residente no Templo de Três Coroas (RS), afirma que “existe o risco de haver um entendimento pela metade” a respeito do budismo, mas diz estar “superfeliz” com a oportunidade de divulgação.


Nota: Levando em conta a exposição que a religião budista irá receber na mídia (quase sempre é divulgada de forma positiva), vale a pena evidenciar alguns contrastes entre aquela filosofia e o cristianismo bíblico:

1. Buda era filho de um rei humano; Jesus é o unigênito Filho de Deus (Mc 1:1).

2. Buda precisou ser iluminado; Jesus é a Luz do mundo (Jo 8:12).

3. Buda desencarnou para tornar-se deus; Jesus é o Deus verdadeiro (1Jo 5:20).

4. Buda buscou a verdade; Jesus é a Verdade (Jo 14:6).

5. Buda viveu; Jesus é a Vida (Jo 1:4).

6. Buda indicou o caminho; Jesus é o Caminho (Jo 14:6).

7. Buda cometeu erros; Jesus nunca pecou (1Pe 1:19).

8. Buda está morto; Jesus ressuscitou e é eterno (1Co 15:1-8; Hb 7:24).

9. O homem está só no Universo; Deus chama os homens de filhos (Rm 8:15).

10. O destino final do homem deve ser o nada; o destino final do homem deve ser o Céu (Jo 6:39).

11. Reencarnar para pagar pelos erros; arrependimento e perdão para ser salvo (2Pe 3:9).

12. O corpo é mau, um empecilho; o corpo é templo do Espírito Santo e deve ser usado para a glória de Deus (1Co 6:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário