quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os Adventistas Creem na Terceira Guerra Mundial?


O Dispencionalismo (doutrina majoritária dos evangélicos) ensina que a nação de Israel tem papel fundamental nos últimos dias. Eles interpretam que todas as nações do mundo, especialmente as mulçumanas, se colocarão contra a nação Israelita e Deus se revelará para salvar os hebreus. Utilizam como base Ezequiel capítulos 38 e 39. Esta seria a Terceira Guerra Mundial na visão evangélica.

Porém, nós adventistas do 7° dia seguimos a linha HISTORICISTA. Cremos que a profecia se cumpre ao longo da história e que a nação de Israel tem pouca importância no cumprimento das profecias finais. Cremos que haverá uma grande conversão de judeus conforme as profecias de Paulo (Romanos, Capítulo 11), mas os hebreus como nação não são mais especiais do que nenhuma outra. Os santos que Jesus virá buscar são os que possuem fé NEle e guardam os mandamentos de Deus (Apocalipse 14:12) e não uma etnia em particular.

A teologia adventista enfoca que a grande luta final se baseia na ideologia da verdade contra o erro. A perseguição não seria contra a nação literal de Israel, mas contra o povo que guarda os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus. Estes são o verdadeiro Israel e os verdadeiros filhos de Abraão. Isso se dará quando a União entre as religiões caídas se cimentar e houver a marca da Besta, promulgada nos Estados Unidos da América. Então apenas os santos (que são um número pequeno de pessoas) é que serão proibidos de comprar e vender no mundo todo.

Os adventistas ensinam que haverá um estado de sítio global. A Igreja Católica será destruída quando os povos se virarem contra ela conforme Apocalipse 17:15-18. Mas isso não é ensinado com um movimento de nações organizadas, mas de multidões enfurecidas e em pânico.

O Espírito de Profecia afirma que os anjos deterão as Guerras até terminar o selamento do povo de Deus. Após o selamento ocorrerá a Queda da primeira praga de Apocalipse 16. Sendo assim, não haverá nenhum conflito destrutivo entre as nações, até que todos os filhos de Deus estejam guardando o sábado e sejam efetivamente santos de mente e coração (Apocalipse 7:1-3).

Não cremos que Ezequiel 38 e 39 se refira ao Tempo do Fim, mas ao período da Ressurreição dos Maus, após os mil anos, quando Gogue e Magogue (símbolo de todos os perdidos e nações imuneráveis) se colocarem contra a Cidade de Ouro (Apocalipse 20:7-9). Mas mesmo assim haverão guerras após o selamento do povo de Deus, quando os anjos soltarem os ventos conforme Apocalipse 7.

Resumo:

A Igreja Adventista não ensina oficialmente que haverá uma Terceira Guerra Mundial. Sua teologia enfoca a guerra civil contra os santos que não aceitam a Marca de Roma conforme Apocalipse 13:15-17. Mas uma análise de Daniel 11:40-45 e do Espírito de Profecia leva cada vez mais adventistas a crerem que vai haver algo semelhante a uma guerra mundial quando os anjos soltarem os ventos conforme apocalipse 7.

Dizem os escritos da Igreja: "Anjos acham-se hoje a refrear os ventos das contendas, para que não soprem antes que o mundo haja sido avisado de sua condenação vindoura; mas está-se formando uma tempestade, prestes a irromper sobre a Terra; e, quando Deus ordenar a Seus anjos que soltem os ventos, haverá uma cena de lutas que nenhuma pena poderá descrever." Ellen G. White - Educação, pág. 179.

A religião adventista ensina que haverão guerras após o fim da graça, mas nunca as sistematizou ou a chamou de Terceira Guerra Mundial. Chegou a hora de sistematizar essas informações e lhes dar uma nomenclatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário