quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mais de 90 mil sabatistas realizarão o Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve neste ano 7.173.574 inscrições. Aumento de 24% em relação aos inscritos do ano passado. São Paulo é o Estado com o maior número de candidatos, seguido por Minas Gerais e Bahia. As provas serão aplicadas neste mês, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo).

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, 90.273 inscritos se declararam sabatistas. Eles realizarão a prova no sábado a partir das 19h (horário de Brasília), no entanto deverão comparecer aos locais do exame no mesmo horário que os demais. As provas têm início às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que os participantes cheguem com uma hora de antecedência, ou seja, ao meio-dia (horário de Brasília).
ADVENTISTAS
Enquanto esperava para fazer a prova no ano passado, o estudante adventista Kevin Cornetti Oliveira tocou violão e cantou com os colegas da mesma religião  Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Kevin Cornetti Oliveira
Durante a longa espera para iniciar o exame em 2012, o estudante adventista Kevin Cornetti Oliveira, do terceiro ano do Colégio Adventista Ellen White, em São Paulo, tocou violão e cantou músicas de sua igreja com os colegas de prova. Minutos antes de iniciar o teste, os estudantes fizeram juntos uma oração. "Todo mundo era adventista, e o clima lá dentro era muito alegre", conta. Para os adventistas, o sábado representa um dia para viver para Deus e descansar, mas não impõe proibições como no judaísmo, e o dia de descanso acaba com o pôr- do-sol. Para Kevin, que durante os sábados costuma ir ao culto e visitar parentes e amigos, o sistema do Enem para os sabatistas é justo. "Se tivéssemos que chegar só às 19h ao local de prova, seria errado com os outros candidatos", diz.

Catherine Biondo Feitosa
Com a expectativa de realizar a prova neste ano, a aluna adventista Catherine Biondo Feitosa, 17 anos, colega de Kevin na escola, diz que está tranquila em relação ao horário de prova no sábado, apesar dos amigos que não são adventistas estranharem sua opção. "Se eu tivesse que escolher entre o Enem e o sábado, escolheria o sábado. Deus me abriria uma porta por outro lado", afirma. Catherine diz que não se importa de ter que esperar sete horas na sala de aula para prestar a prova, e que o tempo não será perdido. "Eu que escolhi ser assim. Não vou estar na igreja, mas vou fazer amizades e guardar meu sábado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário