quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Jovem adventista vence concurso de gibi sobre bullying

Não se pode negar: o bullying existe. Mas a arte está aí para ajudar na conscientização de jovens e crianças. Em concurso artístico proposto pela Escola Adventista, em Maringá, a estudante do sétimo ano Danielle Carolina Valério Bolonhese, 13 anos, foi a grande vencedora com a história "Respeito é Bom e Todo Mundo Gosta!" O texto, que se transformou em gibi impresso e que conta com ilustrações da desenhista maringaense Lúcia Nóbrega, é sobre um garoto que vivia tirando sarro dos colegas na escola, mas que se surpreende ao receber o apoio de quem menos imaginava quando sofre um acidente.

No concurso, Danielle concorreu com outras 34 histórias. Foram impressas cinco mil cópias da revista em quadrinhos, que foram distribuídas gratuitamente a escolas públicas de Maringá e Sarandi. Ela conta que, para escrever "Respeito é Bom e Todo Mundo Gosta!", se inspirou no que via em sala de aula e nos corredores das escolas.

"Muitas crianças sofrem bullying, mas não contam para os pais. Elas sofrem sozinhas e isso afeta muito a autoestima", diz a estudante, que ainda revela: também já foi vítima de apelidos nada amigáveis e a perseguição só teve fim quando a colega que a provocava mudou de colégio. "Foi um alívio", desabafa.

Este é o terceiro ano que a Escola Adventista desenvolve ações de prevenção e combate ao bullying. No primeiro ano, foram impressos cadernos para colorir, e no segundo, uma revista com textos escritos pelos próprios estudantes.

"Não tem como dizer que não existe bullying no ambiente escolar, mas, com o passar dos anos, os casos vêm diminuindo", diz a diretora Telma Francisco.

Em três anos de projeto de combate ao bullying, Telma diz que os resultados são positivos, mas não que o problema tenha sido erradicado da escola. "Quando acontece, os próprios alunos contam para a gente. Antes, eles sempre escondiam."

Conforme explica a diretora, casos confirmados de agressões verbais são comunicados às famílias e ao serviço de psicologia escolar.

Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário