quinta-feira, 13 de março de 2014

Faculdade Adventista e ONG beneficiam pacientes com câncer

Há cinco anos, a parceria entre a Faculdade Adventista Paranaense (FAP) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá (RFCC) promove conhecimento e esperança à centenas de famílias, vítimas da doença ou da falta de informação para prevenção.

Uma das representantes da organização RFCC, Janaina Mantovani, conta que o apoio dos profissionais da Faculdade Adventista Paranaense tem sido irrestrito: "Sempre que precisamos, tanto professores quanto alunos atendem aos nossos pedidos. Desde visitas às famílias da Casa de Apoio à palestras de conscientização e cuidados paliativos, é possível dizer que esses profissionais "abraçaram " a nossa causa". 

O lema da RFCC se alinha à proposta central do curso de enfermagem da FAP. Enquanto a rede procura promover qualidade de vida, enquanto houver vida, o corpo acadêmico do IAP prepara profissionais que cuidem de seus pacientes de forma integral e humanizada. 

Produções científicas
A parceria já rendeu centenas de pesquisas publicadas no portal do Congresso Brasileiro de Enfermagem, que reúne os melhores trabalhos da área em todo país . O projeto desenvolvido pelas professoras Noely Cibeli dos Santos e Kelly Cristine Piolli apresenta relatos de experiências do projeto Promovendo a Vida, desenvolvido na disciplina de enfermagem oncológica. Para elaboração da pesquisa foram coletados 30 diagnósticos que retratam a vivência do paciente com a doença em aspectos físicos psíquicos e espirituais. Além disso, foi avaliado o impacto do processo de formação do aluno. "Ele passa a ter uma melhor compreensão da realidade, quebra barreiras, mudança na própria visão de vida e ampliação dos conceitos do cuidado", descreve Noely. 

Em um dos depoimentos descritos no artigo o aluno relata o impacto da experiência em sua vida. "Vi pacientes com esperança na cura e principalmente com vontade de viver. Foi uma grande lição para minha vida. Pacientes com todos aqueles problemas e, ainda assim, permanecerem felizes. Muitos de nós nem passamos por doença e ficamos reclamando da vida", avalia o estudante, não identificado no texto por fazer parte de uma pesquisa acadêmica.

Outro depoimento descreve a visão apresentada pelo curso de enfermagem. Neste caso, a estudante absorveu na prática, os conceitos de humanização. "Não realizamos procedimentos, mas o tratamento que fizemos na Rede com os pacientes vale mais do que um cuidado mecanicista, pois aliviamos a alma e trouxemos esperança e alívio para enfrentar a doença".

Novos hábitos
Sexta-feira (7), cerca de 20 mulheres se reuniram na RFCC para um desjejum "anticâncer". Na ocasião, a professora Noely falou sobre prevenção em tempo integral, desde a obtenção de novos hábitos alimentares até o auto exame, preventivo contra o câncer de mama.

Profissionais da Ric TV, afiliada da Rede Record em Maringá, realizaram entrevistas e filmaram a iniciativa, veiculada no Dia Internacional da Mulher. 

Carolina Perez - Portal da USB

Nenhum comentário:

Postar um comentário