A enciclopédia lançada recentemente da co-fundadorada da Igreja Adventista, Ellen G. White, oferece uma visão geral de sua posição sobre diversos temas, e concede uma oportunidade para dissipar equívocos sobre a vida e influência literária da figura mais conhecida da denominação, disseram seus editores.
“The Ellen G. White Encyclopedia”, publicado pela Review and Herald Publishing Association, inclui artigos sobre White, biografias e seus escritos sobre uma variedade de tópicos, variando desde salvação, psicologia e política a legalismo, dieta e maquiagem.
“‘The Ellen G. White Encyclopedia’ é sem dúvida a obra de referência mais importante produzida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em meio século”, declarou George Knight, historiador da Igreja Adventista.
Assista George Knight descrevendo a obra:
Assista George Knight descrevendo a obra:
A enciclopédia é composta de 1.300 artigos com descrições de lugares onde White viveu e as pessoas em sua vida, fotografias raramente vistas e sua posição em centenas de assuntos sobre que ela escreveu durante o seu ministério.
Os editores Denis Fortin, ex-reitor do Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia, em Berrien Springs, Michigan, Estados Unidos, e Jerry Moon, presidente do Departamento de História do Seminário Teológico da IASD, trabalharam com 180 autores participantes ao longo de 14 anos para compilar a enciclopédia. Foi organizada de modo a que tanto “leitores novos quanto de longa data [dos escritos de White] encontrem informações confiáveis, muitas vezes apresentada sob perspectivas bem novas”, comentaram Fortin e Moon.
A visão de criar esta enciclopédia começou no final de 1990 com Knight, historiador adventista e professor emérito no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia. Em 2000, no entanto, com a perspectiva de sua aposentadoria, Knight delegou o projeto a Fortin e Moon.
Ellen G. White, que morreu em 1915 aos 87 anos, é creditada com moldar a missão e a visão da Igreja Adventista, especialmente através de seus escritos. Durante o seu ministério, ela escreveu cerca de 100.000 páginas, e mais de 100 livros foram publicados a partir de seus escritos. Ela é também a autora americana mais traduzida, segundo os Depositários dos Escritos de Ellen G. White. O seu livro mais traduzido, “Caminho a Cristo”, um guia de como fazer para ser um cristão, foi traduzido para mais de 165 idiomas.
Controvérsia em torno dos escritos de White muitas vezes provém de declarações tiradas do contexto em suas obras ou injustamente usadas para apoiar assuntos polêmicos. A enciclopédia foi idealizada para ser o trabalho de referência padrão para quem tem dúvidas sobre as posições de White, disse Knight.
“Ellen White foi a pessoa mais influente na história adventista, e ainda há muita desinformação sobre o que ela escreveu e por que ela escreveu”, disse Knight. “Até este momento não houve nenhuma obra de referência que possa responder a maioria das nossas perguntas”.
Jim Nix, diretor dos Depostiários dos Escritos de Ellen G. White, disse que ficou satisfeito quando recebeu os primeiros manuscritos da enciclopédia. “Estou animado com a riqueza de informações a respeito de Ellen White e seu ministério contida nesta obra”, disse Nix. “Estou impressionado com a profundidade e o alcance do que está contido nela”.
Agora, qualquer um que queira aprender mais sobre White e sua contribuição para a Igreja Adventista terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a vida e os escritos de White numa única fonte.
“Não posso imaginar alguém que esteja interessado em Ellen White e seus escritos que não vá querer um exemplar desta obra”, disse Nix . “É tão valiosa”.
Fonte: Rede Adventista de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário