sábado, 7 de junho de 2014

Judeus, Muçulmanos e Cristãos se unem na construção de templo único

Da esquerda para a direita: pastor Hohberg, rabino Ben Chorin e imame Sanci
Berlim vai ganhar um templo multirreligioso: a House of One (Casa de Um Só) – o primeiro edifício sacro do mundo a reunir, sob o mesmo teto, uma sinagoga, uma mesquita e uma igreja. Com início das obras programado para os primeiros meses de 2016, com orçamento previsto em 43 milhões de euros (valor que será arrecadado entre os fiéis das três crenças), a construção será um teste de tolerância.

Na apresentação do projeto à imprensa, nesta terça-feira (3), o rabino Tovia Ben Chorin ficou lado a lado com o pastor luterano Gregor Hohberg e o imame Kadir Sanci no futuro canteiro de obras. Num gesto simbólico, os três empilharam nas mãos três tijolos claros, o material com que será erguido o futuro templo.

"Nós não queríamos simplesmente construir uma igreja", explica o pastor Hohberg. "A cidade se transformou. Gente de todas as confissões vive aqui e quer um lugar onde possa se congregar." Por isso, as três religiões monoteístas vão projetar, construir e habitar juntas a nova casa.

“Haverá uma igreja, uma sinagoga e uma mesquita, um pastor, um rabino e um imã, mas, além disso, teremos um lugar de encontro, onde vamos poder ler a Bíblia juntos e discuti-la para nos conhecermos melhor”, disse Ben Chorin explicando o projeto. 

Com informações da UOL e Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário