quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Professor - A arte de ensinar no plano ético, moral e religioso


Hoje, 15 de Outubro, comemora-se no Brasil o Dia dos Professores. Dia de lembrar daqueles que, mais que transmissores de conhecimento, dedicam parte preciosa de sua vida para melhorar a sociedade buscando incutir em seus pupilos, noções de ética e cidadania, cooperando para que o mundo seja um lugar mais justo e melhor para se viver. Diria que existem dois tipos de professores, os assalariados e os não assalariados, aqueles que apenas em momentos especiais dedicam-se à arte de ensinar.

Quero fazer uma reflexão sobre a arte de ensinar no plano ético, moral e religioso. Em nosso país este é um ano de eleições em diversos níveis e confesso que não achei um único eleitor que afirmasse que votaria em A ou B porque confiava em sua honestidade, moralidade e ética, pelo contrário, foi comum ouvir as pessoas dizerem que votariam no “menos ruim”. Um reflexo da escassez de pessoas confiáveis em nossa sociedade. Em se tratando dessas áreas, como você é conhecido daqueles que privam de sua amizade?

Antes de retornar ao Céu, o Mestre dos mestres deixou uma missão aos Seus filhos, a de transmitir Seus ensinamentos aos outros e que os transformassem em discípulos (Mateus 28:20) e nos mostrou como fazer: abrindo a Palavra, gastando tempo com o outro e ensinando por palavras e atitudes. Abrir a Palavra e ensinar é fácil, mas Ele espera mais que isto de Seus filhos, espera que sejam verdadeiros educadores. Disse alguém que “Professor é profissão e Educador é Missão”. 

O Mestre necessita de educadores em Sua Obra. Você se habilita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário