terça-feira, 4 de novembro de 2014

Candidatos adventistas ficam até 11 horas trancados para fazer o Enem

Tatyana Machado, Sara Junker e Ágatha França se inscreveram como adventistas para o Enem
Diz-se que o Enem é um teste de resistência. Os 69.396 inscritos como guardadores do sábado por motivos religiosos sabem bem disso. Por só poder começar o exame após o pôr do sol, os sabatistas precisam chegar às 13h ao local de prova, como os demais candidatos, e ficar confinados até as 19h, quando começa a aplicação para eles. Se usarem as 4h30m permitidas para resolver as 90 questões, ficam trancafiados quase 11 horas.

Isso talvez ajude a explicar a queda de 24% no número de sabatistas (a maioria judeus ortodoxos e adventistas) em relação a 2013, que teve o recorde de 90.274 de inscritos na modalidade. Um abaixo-assinado on-line pede a mudança da prova de sábado para segunda.

Alunas do 3º ano do Colégio Adventista de Jacarepaguá, Tatyana Machado, Sara Junker e Ágatha França (foto) usam o tempo de espera para orar e cantar louvores.

— [Em 2013] deu até para tirar um cochilo. Cantamos e fizemos o culto do pôr do sol adventista. Quando nossa fé é colocada à prova, é um testemunho que a gente dá — diz Tatyana, de 17 anos, que quer fazer Nutrição.

Com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário