segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

34 anos sem John Lennon e 20 anos sem Tom Jobim



Nesse dia, dois dos maiores músicos que o planeta conheceu perderam a vida. Primeiro foi John Lennon, assassinado em 1980, aos 40 anos, próximo à sua residência em Nova Iorque, após dar autógrafo ao seu algoz, que lhe desferiu cinco tiros acertando quatro. Catorze anos depois, no mesmo dia e na mesma cidade, morria Tom Jobim, com 67 anos em consequência de uma parada cardíaca, dois dias depois de operado por causa de um câncer na bexiga. Considerado por muitos como o maior músico do planeta, o maestro soberano da música popular brasileira sintetizou a bossa nova e lhe deu contornos avançados e elevou o patamar da MPB. 

O maior ídolo pop do século 20, liderando os Beatles, Lennon universalizou o rock e conquistou o mundo. Mas também cultivou ódio de alguns por suas posições políticas em defesa da paz e da justiça social. Jobim foi voz contra a ditadura militar implantada no Brasil em 1964 e produziu algumas das canções brasileiras mais tocadas no mundo. 

A arte dos dois permanece viva nos corações e mentes dos jovens de todas as idades que apreciam a boa música e vivem sem preconceitos e discriminações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário