terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Comunidade Judaico-Adventista adquire uma cópia fiel da Torá


A Beth B’Nei Tsion (Comunidade Judaico-Adventista) de Florianópolis recebeu no último dia 19 de Dezembro a sua tão desejada Sêfer Torá (Pentateuco). Foram 18 meses de planejamento, levantamento de fundos, negociação e logística para transportar este exemplar diretamente de Israel. A Sêfer Torá foi recebida com alegria pela comunidade através da festividade Simchá Torá (Alegria da Torá). O objetivo dos cerca de 25 participantes da Beth B’Nei Tsion é uma análise mais aprofundada dos textos bíblicos. Além disso, agora está Beth B’Nei Tsion é considerada uma Sinagoga, assim como somente outras seis comunidades deste tipo no Brasil.

A Sêfer Torá é uma cópia fiel dos livros sagrados escritos por Moisés e inspirados por Deus. Ela é feita de pergaminho koscher (couro de cordeiro dizimado) e escrita em hebraico bíblico por um Sôfer (escriba) com pena de ganso e tinta especial. São cerca de 3 anos para uma cópia desta ser feita, tudo de maneira artesanal. Por conta de todos estes importantes detalhes o custo de um exemplar da Torá é alto, por isso, foi necessário apoio financeiro da Associação Catarinense, União Sul Brasileira, Divisão Sul Americana e Associação Geral. “O Livro Sagrado foi adquirido diretamente de um especialista em documentos antigos em Jerusalém (Israel), com o honroso apoio e intermediação do Rabino Guershon Kwasniesvski, amigo dos Adventistas, e Diretor da SIBRA (Entidade Judaica no Brasil). Com certeza estaremos recebendo muito mais judeus a partir de agora com a Torá em nosso meio”, comenta Henrique César, diretor da comunidade.

Por ser escrita em hebraico bíblico e de maneira criteriosamente fiel ao original de Moisés, o Pentateuco é melhor estudado. “Com o texto original em mãos, podemos agora estudar melhor a palavra de Deus e suas lições para nossa vida”, ressalta Henrique César. “A Torá preservou o povo de Deus como nação através de perseguições. Hoje ela preserva a unidade doutrinária Adventista, que tem sua base na Torá”, lembra o pastor Apolo Abrascio (Presidente – AC), que esteve presente na oportunidade.

Entenda: A Bet B’Nei tsion é um ponto de referência judaica aos Adventistas com ascendência judaica, de judeus assimilados, e também de simpatizantes que tem amor ao judaísmo e ao povo judeu. A congregação tem na forma de culto judaico sua afirmação religiosa, traduzindo deste modo sua crença na fé no Messias e em Seu plano de redenção para os que tem o espírito de profecia e guardam os Mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário