quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Líder adventista elogia a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz


Um líder adventista na Europa elogiou a mais nova vencedora do Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, 17 anos, por sua "incrível coragem" em meio a seus esforços para apoiar a educação de meninas e mulheres no Paquistão. Lá, menos de metade das meninas frequenta a escola, segundo um relatório da ONU.

Bruno Vertallier, presidente da Divisão Inter-Europeia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, agradeceu Malala Yousafzai pelo seu exemplo.

"Obrigado por sua incrível coragem e compromisso pela paz, igualdade de oportunidades e direitos humanos", disse Vertallier. "Que o Senhor Todo-Poderoso abençoe e proteja sempre você, e que muitos outros meninos e meninas possam seguir o seu exemplo maravilhoso."

Aos 15 anos, quando voltava do colégio em um ônibus escolar, Malala sofreu uma tentativa de assassinato por militantes do talibã, grupo fundamentalista que domina parte do país. Isto porque ela vinha defendendo o direito de garotas paquistanesas estudarem, enquanto esta prática era frequentemente atacada pelos líderes do grupo radical.

Em 2008, mesmo com a ordem do líder talibã de interromper as aulas dadas às meninas, Malala continuou estudando no colégio de que seu pai era dono. Logo após, a garota começou a escrever, sob um pseudônimo, o blog Diário de uma Estudante Paquistanesa, em que contava a situação das estudantes no país.

Depois do ataque, em 2012, a garota foi levada à Inglaterra para fazer seu tratamento. Sua família se mudou para a cidade de Birmingham, onde Malala mora e estuda atualmente. "Eu espero que chegue o dia em que o povo do Paquistão seja livre, tenha seus direitos, paz e que todas as meninas e crianças possam ir à escola", afirmou a jovem, em entrevista à BBC.

Malala dividiu o Prêmio Nobel com o indiano Kailash Satyarthi, que milita pelo fim da exploração de crianças em seu país.

Com informações da Adventist Review Online e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário