quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dia Mundial de Combate ao Câncer - 11 armas para prevenir a doença


O Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado anualmente em 8 de abril. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

Nunca se viu tantos casos de câncer como hoje e o combate a ele ganhou armas poderosas da medicina. Contudo, a hereditariedade assombra quem tem casos na família que pode pensar ser inútil lutar nesta guerra. Nós trazemos a boa notícia: Tem sim como vencer com estilo de vida saudável. A despeito dos familiares com a doença, seja ela onde for, o que você come e como vive determina as chances de ter um tumor, de sofrer com ele e se vai afastá-lo para bem mais tarde na vida, se o tiver. É claro que você já sabe que álcool e cigarro são agentes do mal e devem ser jogados fora imediatamente para você já entrar ganhando nesta guerra.

Todos os nossos órgãos são formados por células que se multiplicam o tempo todo, tomando o lugar das que morrem constantemente. O crescimento desordenado das células é que originam tumores que podem se espalhar para outros órgãos e tecidos, independente de onde tenha surgido. Embora existam tratamentos agressivos como a quimioterapia e radioterapia a Sociedade Brasileira de Oncologia afirma que 60% dos diferentes tipos de câncer poderiam ser evitadas pela mudança de hábitos de vida, especialmente na alimentação. Algumas frutas e legumes são verdadeiros soldados nesta luta contra o tumor e nesta matéria você vai aprender a usar outras armas e estratégias nesta guerra para sair vitorioso.

1. Perder a barriguinha
Aperte o cinto, literalmente. Perder aquela barriguinha que insiste em incomodar é mais importante pra sua saúde do que para a auto-imagem. Isto porque a gordura abdominal é um gatilho para diversas doenças, incluindo o aumento da incidência de câncer de intestino. Pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, afirmam que a cada 2,5 centímetros a mais na cintura o risco de um tumor nos intestinos cresce 3%. Todos falam do cigarro, que sem dúvida é um tiro certeiro para a morte, mas depois deste hábito nocivo, manter o peso é o mais importante, segundo pesquisadores do World Cancer Research Fund (Fundo Mundial de Pesquisas em Câncer). Os estudiosos explicam que só na Inglaterra – onde o povo é consideravelmente mais magro que no Brasil – mais de 2.700 casos de câncer no intestino poderiam ser evitados apenas com o controle do peso. E o local da gordura é o fator mais importante. Na cintura e na barriga ela envolve órgãos vitais liberando toxinas. Para se ter um parâmetro, as mulheres devem ficar dentro dos 80 centímetros e os homens com cinturinha até 94. O argumento mais forte contra a gordura nesta região é que ela desequilibra os hormônios que alimentam este tipo de câncer. Exercícios aeróbicos como caminhar, correr, pedalar ou nadar entram na lista de atividades contra a cinturinha de ovo e com abdominais regulares, quando a gordura for embora uma barriguinha sarada já estará lá aguardando.

2. Corte a Gordura
Hambúrguer, batata frita e muito chocolate. Este é o cardápio ideal para muitos adolescentes, mas além de não representar nenhum arroubo de nutrição esta comilança desregulada na puberdade pode comprometer a saúde anos depois, mesmo que não se torne adulto obeso. O risco é ainda maior para as meninas que, segundo pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, dos Estados Unidos, têm maior risco de câncer de mama. Os testes com animais em laboratórios provaram que as refeições com muita gordura produzem inflamações na glândula mamária e facilitam o aparecimento de tumores. Some-se a isto o fato de que na puberdade o desenvolvimento e divisão celular estão à mil, estes processos inflamatórios podem ser pra vida toda. Certo é que nesta fase da vida a pessoa se acha imortal e imune a tudo o que é ruim, por isto mesmo os pais têm um papel importantíssimo em conscientizar os filhos e facilitar a escolha de bons alimentos. Muitas vezes os tutores reclamam que os filhos não comem salada ou coisas saudáveis, mas desistem na primeira vez ou ainda dão um péssimo exemplo à mesa esperando que os filhos ignorem os fatos e atendam aos apelos verbais. Uma reforma na saúde da família é tarefa pra todos. Uma boa dica é fazer lanches apetitosos e leves em casa e juntar a turma para um programinha gostoso, sem recorrer ao fast-food.

3. Uma maçã por dia
Um ditado americano diz o seguinte: “One apple a day keeps the doctor away”. Algo como: Uma maçã por dia mantém o médico longe. Parece que a sabedoria popular ganhou aval científico. Símbolo do pecado, a maçã é mesmo uma bênção no combate ao câncer. Um estudo da universidade polonesa de Jagiellonian entrevistou 592 portadores de tumor colorretal e 765 indivíduos saudáveis, analisando o estilo de vida e principalmente o que comiam. A maçã foi decisiva e o seu consumo diário estava associado à redução de 35% do risco de câncer intestinal. Se isto já é bom, melhor ainda é saber que na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, nutricionistas pingaram o extrato de maçã diretamente em células tumorais de mama e notaram que ele foi capaz de frear sua multiplicação. Ou seja, a fruta não só previne como pode curar. Tudo isto por conta dos compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes em abundância na fruta. São eles que neutralizam radicais livres, raiz do problema. Se quer saber os heróis entre estes compostos, anota aí: procianidinas, quercetinas glicosiladas e rutina. Mas se é difícil decorar estes nomes, fique com o seguinte: coma a maçã inteira, já que na casca os benefícios são até cinco vezes maiores que na polpa. O exagero também deve ser evitado. Estudos apontam que mais de três maçãs por dia não só não faz bem, como pode acelerar a formação de radicais livres, ou seja, teria efeito contrário. Vai com calma na macieira, mas não dispense a sua frutinha, de preferência in natura e bem lavada.

4. Coma mais repolho e cenoura
Cru na salada ou refogadinho com um fio de azeite. O repolho e todos os parentes da família de crucíferos podem diminuir o risco de câncer no pulmão em até 70% das pessoas. É o que o estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer, em Lyon, na França divulgou. O estudo comparou voluntários com câncer de pulmão e outros vindos de países como Polônia, Eslováquia, República Checa, Romênia, Rússia e Hungria, onde verduras como repolho, brócolis e brotos de feijão, fazem parte da dieta básica. Descobriu-se que estes vegetais são ricos em isotiocianatos, protetores naturais contra o câncer de pulmão. Mas esqueça a possibilidade de consumir repolho e brócolis e continuar fumando. É como querer entrar num prédio em chamas sem ser queimado. Além disso, nem pense em comer só repolho e se esquecer dos outros vegetais. Juntos os alimentos crus promovem uma verdadeira guerra contra o câncer. E se o seu negócio é um legume mais adocicado. Vá de cenoura. Pesquisadores americanos e ingleses chegaram à conclusão de que apenas uma mordida bem mastigada por dia é capaz de salvar vida. Explica-se: cada cenoura média tem seis miligramas de betacaroteno e para a prevenção contra o câncer de pulmão basta 1 miligrama. Por isso uma mordida por dia pode ser o divisor de águas. Claro que tudo isto depende ainda da hereditariedade, poluição e o convívio com a fumaça do cigarro. Mas com esta ajudinha do estilo de vida você tem chances bem menores de um tumor no pulmão. Uma saladinha de repolho com cenoura, além de deliciosa é praticamente uma vacina.

5. Confie nos vegetais
Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e além do toque que pode ser preventivo, uma alimentação cheia de vegetais como brócolis e soja ajuda e muito a espantar o problema. Na Universidade de John Hospkins, nos Estados Unidos, pesquisaram a baixa incidência de câncer de mama entre mulheres asiáticas, acostumadas a ingerir produtos à base de brócolis e, animados os cientistas avançaram nas descobertas que levaram a uma conclusão animadora: os fitobioquímicos ajudam na prevenção contra doenças como o câncer e o enfarte, sem muito sacrifício. De acordo com a pesquisa americana o brócolis contém alta concentração do fitobioquímico sulfonana, uma substância que suprime a produção das proteínas responsáveis pela sobrevivência das células cancerígenas da mama e do cólon. Falando em mulheres asiáticas, o Centro Nacional de Câncer do Japão acompanhou os hábitos alimentares de 21,8 mil mulheres entre 40 e 59 anos por uma década. Eles descobriram que as mulheres que tomavam mais de três tigelas de missoshiru (sopa à base de grãos de soja, algas e legumes, com queijo de soja) por dia tinham 40% menos chance de ter câncer de mama do que aquelas que tomavam apenas uma tigela diária. Duas tigelas reduziam as chances de câncer em 26%. Os grãos de soja contêm isoflavonas que agem como o hormônio feminino estrogênio. Acredita-se que elas previnam o câncer porque tomam a função do estrogênio, mas sem seus efeitos cancerígenos. As isoflavonas são encontradas em outras plantas, mas estão mais concentradas nos grãos de soja.

6. Olhe-se no espelho
Reparar bem em você mesmo na frente do espelho, mais que um exercício de auto-conhecimento é um método preventivo para descobrir logo manchas que podem ser bem prejudiciais. No Brasil o bronzeado tem até um certo ar de saúde e as pessoas acabam se expondo ao sol indiscriminadamente. Resultado disso é um número cada vez maior de câncer de pele. Além disso, uma visita, ainda que anual, ao dermatologista é fundamental, pois ele pode detectar pinhas e manchas suspeitas e já encaminha para exame. Os tipos mais comuns de câncer de pele são o basocelular, carcinoma e o melanoma que invade tecidos sadios, surge em pintas geralmente e se espalha na chamada metástase. Se descobertos em fase inicial todos eles têm um grande percentual de cura. Fique de olho na sua pele e nos seguintes sintomas:

– Mudança nas pintas da pele (forma, cor e tamanho);
– Ferida que coça, sangra ou que não cicatriza;
– Caroços brilhosos, claros ou que coçam;
– Caroços avermelhados que sangram ou formam uma crosta;
– Mancha avermelhada ressecada, áspera e crostosa;
pessoas idosas ou muito claras são maiores propensos ao problema que pode ser evitado também com uso diário do protetor solar com fator de proteção solar 30 ou maior. Evitar o sol das 10h até 16h, bronzeamento artificial e fugir da exposição direta desnecessária.

7. Faça mais sexo!
É bom e pode ser muito saudável contra o câncer. Um estudo australiano analisou homens saudáveis e outros com câncer de próstata para concluir que quanto mais ejaculação entre os 20 e 50 anos, menor a chance de câncer de próstata e os números chegam a 30% de redução! Mas os especialistas ainda são reticentes quanto ao número de parceiros neste período, pois uma maior galeria de companheiros aumenta significativamente o risco de infecções, segundo equipe do Cancer Council Victoria, em Melbourne. Ou seja, sexo dentro do casamento ainda é o melhor contra o câncer e outros problemas emocionais. Isto acontece por que na ejaculação são eliminados agentes carcinogênicos, o que explicaria o efeito protetor. Mas além de sexo, contra o tumor na próstata a receita amplamente estimulada continua sendo pouca gordura na alimentação, exercícios e exame de toque a partir dos 40 anos.

8. Amamente seu filho
Não é segredo pra ninguém que o aleitamento materno é mesmo um santo remédio para os bebês que ficam mais protegidos de inúmeras doenças, além de despertar uma ligação mais íntima com a mamãe. Contudo, além destes benefícios o aleitamento é também uma prevenção para a mulher que fica mais protegida de câncer no útero e no ovário. Quanto mais leite a mulher produz leite entre os 20 e 30 anos, mais protegida ela está destes tumores mais tarde. Isto porque, assim como acontece na ejaculação masculina, agentes carcinogênicos são eliminados no processo de grande produção das glândulas mamárias. Então, beba muita água e abasteça a dispensa com alimentos saudáveis que são combustíveis para um bom leite. Desta forma, além do seu bebê, você também se beneficia – e muito! – deste processo único e tão importante.

9. Caminhe!
Caminhada é bom e para praticamente todo o mundo, mas 10 mil casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados anualmente na Grã-Bretanha se as pessoas adotassem a caminhada rápida como atividade física diária. Quem afirma é o Fundo de Investigação Mundial do Câncer. Claro que não é só a caminhada e sim todos os exercícios físicos que aceleram o ritmo cardíaco ajudam por ter impacto sobre os níveis hormonais. A Sociedade Americana de Câncer informou também que a atividade física reduz o risco do câncer de mama e do de próstata ao regular os hormônios. No caso do câncer de cólon, o exercício pode acelerar o processo digestivo, diminuindo o tempo que substâncias perigosas permanecem em contato com as paredes dos intestinos. Não precisa ser na academia e nem passar horas correndo por aí. Trocar o carro por bicicleta, ir trabalhar à pé, gastar um tempinho a mais subindo escadas ou começar o dia com uma caminhada ou natação já traz um tremendo benefício para sua saúde. Afinal, você tem 24 horas num dia, não é nada de mais tirar meia horinha para isto. Como um hábito, um compromisso com você.

10. Atenção ao estômago
Se você é do tipo que não liga muito para os incômodos do estômago e acha que gastrite é um mal moderno que todo mundo tem, fique atento. O câncer no estômago pode aparecer assim, só com uma dorzinha e levar à morte. Uma dieta balanceada à base de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, desde a infância é o antídoto para este tipo de tumor. Ácido ascórbico (vitamina C) e betacaroteno (precursor da vitamina A) estão em verduras e frutas frescas e são protetores contra o câncer de estômago. Estas substâncias naturais evitam que os nitritos (conservantes encontrados em alimentos industrializados) se transformem em nitrosaminas, gatilho para o tumor. Para quem já tem histórico na família é bom ficar atento à carência de vitaminas A e C e fugir de alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal que são fatores de risco para esse tipo de câncer. Além disso, água proveniente de poços com alta concentração de nitrato está relacionada à maior incidência de tumores gástricos. Além de doenças que têm forte associação com o câncer de estômago, como anemia, gastrite atrófica e infecções pela bactéria Helicobacter Pylori (H. Pylori), os hábitos à mesa é que são decisivos para o desencadeamento da doença.

11. Invista no alho
Além de coadjuvante no tempero o alho vai além do sabor e presta um grande serviço contra o câncer. Pesquisadores americanos da Universidade de Ohio descobriram uma importante ligação do alho com um processo metabólico carcinogênico. A ligação é inversa, ou seja, quem mais consome alho, menos disposta está ao câncer. Os cientistas advogam que as substâncias nutricionais do alho sejam semelhantes à vitamina C e uma grande arma antioxidante. Apenas um dente de alho por dia já daria conta da proteção. Pode ser cru, refogado ou preparado no alimento.

Abaixo alguns alimentos que são verdadeiras armas. Proteja-se com ela todos os dias.

alimento: Tomate, goiaba, pimenta, melancia entre outros frutos vermelhos
substância ativa: Licopeno
Previne: o câncer de próstata

alimento: Soja
substância ativa: Isoflavona
Previne: o câncer de mama e útero

alimento: Brócolis, couve-flor e rabanete
substância ativa: Glicosinolatos
Previne: o câncer de mama

alimento: Alho e cebola
substância ativa: Alicina
Previne: os radicais livres que são cancerígenos

alimento: Aveia, pão integral, arroz integral, entre outros, produzem substâncias que combatem o colesterol e o intestino preso.
Previnem: o câncer de intestino

alimento: Hortaliças
substância ativa: luteína e a zeaxantina
Previne: o câncer de pulmão

alimento: Azeite extra virgem
substância ativa: Gorduras monoinsaturadas e antioxidantes
Previne: o câncer de intestino

Nenhum comentário:

Postar um comentário