quarta-feira, 1 de julho de 2015

Resumo das atividades da 60ª Assembleia Geral da Igreja Adventista


A 60ª Assembleia da Associação Geral traz uma série de novidades: votação eletrônica, um aplicativo para dispositivos móveis, um livro digital para os delegados e ainda a oportunidade de o público em geral ter acesso à agenda da programação antes do evento. O material foi publicado em PDF no site oficial da assembleia. 

Abaixo, disponibilizamos um resumo do calendário de atividades, que poderá sofrer alterações caso as discussões sobre alguns itens da agenda durem mais tempo do que o previsto.

Quinta-feira – 2/7
Janos Kovacs-Biro, secretário da Associação Ministerial na Divisão Trans-Européia, abre o primeiro dia de atividades com o devocional “Clímax glorioso da história: a promessa de Seu retorno”. A abertura oficial do evento será marcada pela exibição do curta-metragem O que poderia ter sido, cujo objetivo é motivar a liderança da igreja a buscar o Espírito Santo para que a pregação do evangelho seja concluída.

Seguindo a praxe, também será feita a leitura de regulamentos, que abre as sessões de negócios da assembleia. Após esse momento de formalidades, os delegados devem votar uma resolução sobre a Bíblia Sagrada e uma declaração de confiança nos escritos de Ellen G. White. O item principal da agenda concentra-se na missão da igreja. Os delegados receberão oficialmente 35 novas uniões, que foram abertas desde a última assembleia, em 2010. Trata-se de um número recorde. Em 2010, foram adicionadas 22 novas uniões. Após o almoço, será formada a comissão de nomeações para a escolha da liderança da Associação Geral, a começando pelo presidente da sede mundial. No período da noite, o pastor Ted Wilson apresenta o relatório de sua gestão.

Sexta-feira – 3/7
O devocional da manhã será apresentado por Sikhu Hlatshwayo, um missionário do Zimbabué nos Estados Unidos. Ele vai falar sobre “Os sinais de Seu retorno”.

A sessão de negócios começa com o relatório do secretário da Associação Geral, G. T. Ng. Na sequência, David Trim apresentará o relatório estatístico e o tesoureiro da sede mundial, Robert E. Lemon, dará uma visão geral do estado financeiro da igreja. Ainda no período da manhã, a comissão de nomeações pode interromper a sessão para anunciar o presidente da AG para o próximo quinquênio. É possível também que secretário e tesoureiro sejam definidos no período da tarde, repetindo o que aconteceu na assembleia de 2010. Nesse dia, a sessão de negócios deve encerrar mais cedo, por volta das 16h (18h no horário de Brasília), em preparação para o sábado.

Sábado – 4/7
O pregador do sábado é o secretário da Associação Geral, G. T. Ng, que vai falar sobre “A Igreja em missão”. Durante a programação da manhã, os participantes do evento serão convidados para participar de um programa com essa ênfase no período da tarde. A programação da noite será voltada para a apresentação dos relatórios da Divisão Norte-Americana e da União Norte da África-Oriente Médio (MENA).

Domingo – 5/7
Neale Schofield, CEO da Rede Adventista de Mídia na Austrália, é o orador do culto matutino. O tema do devocional é “O evento surpreendente: a maneira de seu retorno”.

Durante as reuniões de negócios devem ser votadas mudanças editoriais no Manual da Igreja, abrangendo questões como os casos extraconjugais. Os delegados vão considerar a possibilidade de incluir detalhes e definições específicas relativas à conduta sexual. (Leia mais sobre as mudanças propostas aqui). Também no domingo, serão votadas alterações técnicas feitas na Constituição e Estatuto Social da Associação Geral. A expectativa é que nesse dia sejam eleitos os vice-presidentes da sede mundial e associados. No período da noite acontece a apresentação de relatórios das divisões Leste-Africana e Euro-Asiática.

Segunda-feira – 6/7
Shian W. O’Connor, presidente da Associação das Ilhas Cayman, no território da Divisão Inter-Americana, dirige o devocional da manhã com o tema “Fiel no tempo do fim: preparação para o seu retorno”. Ao longo de toda segunda-feira os delegados devem focar na nova redação de algumas das 28 crenças fundamentais dos adventistas. O objeto é tornar o texto mais claro. Entre essas propostas está a adição da frase “a recente criação de seis dias” na declaração sobre a “Criação”.


A comissão de nomeações estará em recesso durante a discussão sobre as crenças fundamentais. Mas é possível que haja eleições de departamentais da AG e presidentes, secretários e tesoureiros de divisões. À noite, as divisões Intereuropeia e Interamericana apresentam seus relatórios.

Terça-feira – 7/7
Mathilde Frey, ex-professora de exegese do Antigo Testamento e línguas bíblicas no seminário do Instituto Adventista Internacional de Estudos Avançados (AIIAS), nas Filipinas, é a oradora do culto da manhã. Seu sermão será intitulado “Nunca esquecidos: a promessa do Consolador, que antecede o Seu retorno”.

As sessões de negócios devem se encarregar de formalizações legais ao longo de todo o dia. A previsão é que nessa data também ocorra a nomeação da maioria dos líderes de departamentos da sede mundial. Nesse dia, a Divisão Sul-Americana e a Divisão Norte do Pacífico apresentam seus relatórios durante a programação da noite.

Quarta-feira, 8/7
O devocional da manhã, intitulado “Triunfando através dos testes: o movimento do advento e Seu retorno”, será conduzido por Alain Coralie, secretário adjunto da Divisão África Centro-Oriental.

A pauta principal do dia será a ordenação de mulheres. Os delegados irão decidir se as divisões terão autonomia para ordenar mulheres ao ministério em seus respectivos territórios. A comissão de nomeações entrará em recesso na ocasião. A programação da noite contempla a apresentação de relatórios das divisões África-Oceano Índico, Pacífico Sul e Ásia-Pacífico Sul.

Quinta-feira – 9/7
Taj Pacleb, evangelista na Califórnia (EUA), fala sobre o tema “A todo mundo: a proclamação do evangelho antes do Seu retorno”.

Serão tratados itens pendentes da agenda e nomeados os auditores e integrantes da comissão ministerial da Associação Geral. À noite acontece a apresentação dos relatórios das divisões Sul-Asiática, Trans-Europeia e África Centro-Ocidental.

Sexta-feira – 10/7
No penúltimo dia de programação, o devocional será feito por Ron Smith, presidente da União Sul na Divisão Norte-Americana. Ele explana o tema “Finalmente em casa: A alegria e plenitude de Seu retorno”. Além de tratar itens pendentes, estão previstos momentos dedicados para a oração.

Sábado – 11/7
Quem realiza o sermão do último dia da 60ª assembleia é o presidente eleito para os próximos cinco anos. A ideia é que no sábado também seja arrecadada uma oferta especial com o objetivo de financiar projetos de missão em todo o mundo.

Aliás, a missão será o foco desta assembleia do início ao fim. O encerramento, que acontece no sábado à noite e consiste num dos momentos mais aguardados de uma assembleia, deve passar por mudanças nesse ano para se ajustar mais a essa visão. No lugar do tradicional “Desfile das Nações”, quando as diversas delegações entravam representando as diferentes culturas, o programa irá resgatar a história dos primeiros adventistas batizados em cada país e lembrar os desafios para a pregação do evangelho nas várias regiões do globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário