segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A sofrida vitória de Usain Bolt e a corrida da vida cristã

"Corramos com perseverança a corrida que nos é proposta." Hebreus 12:1

A prova dos 100 metros rasos é considerada a “rainha” das corridas de velocidade. Na manhã deste domingo, o jamaicano Usain Bolt conquistou o tricampeonato mundial dos 100m rasos, na final da prova disputada no estádio Ninho de Pássaro, em Pequim. Bolt superou a desconfiança sobre sua condição física e a melhor fase do adversário americano Justin Gatlin para vencer no Campeonato Mundial. A marca não foi entre suas melhores, 9s79. No entanto, o Raio nem ligou para isso e fez a festa com sua vitória. Assista a prova final vencida por Bolt por 1 centésimo de diferença:



O recorde mundial dos 100 metros pertence a ele mesmo, obtido durante o Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim, na Alemanha, em 16 de agosto de 2009, com a marca de 9,58 segundos. Nesta prova, ele admitiu ter olhado para os adversários antes de completar o trajeto: “Olhei um pouco por cima dos ombros, mas ainda bem que tudo deu certo.”

Para o ser humano, correr mais de dez metros por segundo chega à beira do incrível. Muitos se perguntam: Qual será o limite de Bolt? E qual é o limite do corpo humano?

Os treinadores e agremiações esportivas têm uma série de dicas para os corredores. Uma das mais importantes é a concentração na hora da corrida. Quando estiver na pista, não divida sua atenção. Não olhe para o lado, nem olhe para trás.

Paulo compara a vida cristã a uma corrida, quando cada músculo e cada nervo concentram suas energias para vencer: Estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13, 14).

O lugar em que corremos não tem a sofisticação do estádio olímpico “Ninho do Pássaro”, sede deste último campeonato mundial. Não é também a pista de corrida dos corredores gregos, no tempo de Paulo. O lugar é a arena da fé. “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dEle que a nossa fé começa, e é Ele quem a aperfeiçoa” (Hb 12:2, NTLH).

Paulo, pouco antes de sua morte, afirma: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a [medalha de ouro], que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4:7-8, NVI). Mas afinal qual é o segredo dessa convicção? Qual é o segredo da vitória? O mesmo Paulo afirma que todos nós “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”(Romanos 8:37, NVI).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário