terça-feira, 18 de agosto de 2015

Conheça 21 motivos de estresse na sociedade atual


1 - Excesso de conectividade - O tempo todo, não desgrudamos dos aparelhos eletrônicos e da internet. Comprovadamente, o abuso de conectividade aumenta a ansiedade e o estresse.

2 - Isolamento social - Também sintoma do excesso de conectividade, o isolamento social tem se tornado um problema. As pessoas, em geral, têm visto menos os amigos nos momentos de lazer. Os próprios momentos de relaxamento têm ficado mais escassos. A correria vem tomando conta das vidas de todos nós e estamos nos individualizando.

3 - Trânsito por todos os lados - O trânsito é um dos problemas enormes das grades cidades, principalmente. É difícil achar quem não se estresse com ele.

4 - Insônia - A insônia é uma doença grave e que acomete muitas, mas muitas pessoas. Pesquisas já têm feito ligações entre ela e o uso excessivo de tecnologia. Os sintomas da insônia são muito sérios: hipertensão, derrame e até infarto, por exemplo.

5 - Depender da carreira para ser feliz - Na sociedade atual, quase todos nós temos ligado o crescimento profissional à felicidade. O problema é que, às vezes, colocamos expectativas demais em nós mesmos e acabamos frustrados.

6 - Excesso de trabalho - Estamos trabalhando muito durante muitas horas, e esse é outro sintoma do mundo superconectado. Levar trabalho para casa ou ficar muito tempo no escritório certamente influencia na qualidade de vida.

7 - Mau serviço dos transportes públicos - O ônibus demora, não para no ponto. O trem não chega nunca a estação e, quando o nunca chega, está lotado. O metrô vive dando problema. Só de falar em transporte público, o estresse já pode ser sentido por nós.

8 - Violência nas grandes cidades - Grande problema das metrópoles e cidades médias principalmente, a violência deixa as pessoas amedrontadas e sem sossego pleno.

9 - Desigualdade social - Ver o outro sem ter o que comer, normalmente, nos deixa mal. A desigualdade tem muitas consequências, inclusive na violência urbana.

10 - Pressões sociais - Todo o tempo somos julgados por aparência e atitudes. A sociedade nos impõe pressões desde o momento em que nascemos, ou até antes. Isso, realmente, aumenta o estresse e tira a sensação de liberdade que poderíamos ter. Exemplo disso são mulheres que decidem, simplesmente, não ter filhos.

11 - Falta de exercícios físicos - É comprovado cientificamente que praticar exercícios físicos faz com que hormônios trabalhem melhor no nosso organismo. Além disso, a atividade física serve como válvula de escape para muitas coisas que acabamos somatizando no dia a dia.

12 - Falta de tempo - Para ver os amigos, para relaxar, para fazer exercícios, para estudar, para qualquer coisa. Falta tempo e isso nos estressa.

13 - Problemas financeiros - Preocupações financeiras também são uma das causas de estresse.

14 - Estar com alguém "por obrigação" - A necessidade de demonstrar felicidade ou de se agarrar em outra pessoa para não se ver sozinho faz com que algumas pessoas fiquem juntas apenas por obrigação. Com o tempo, relações desgastadas prejudicam muito a vida de quem delas se alimenta.

15 - Colocar expectativas no outro - Quer ir à praia? Vá. E a qualquer outro lugar. Colocar expectativas e depender do outro para tudo somente traz uma coisa: frustração.

16 - Altos preços por todos os lados - A incompatibilidade entre salários e preços faz com que fiquemos estressados, sobretudo nas horas de dificuldades para pagar as contas. É complicado!

17 - Pessoas estressadas ao redor - O estresse contamina. Cuidado!

18 - Fofocas - Fofocas acabam atingindo nossa autoestima e o meio em que vivemos.

19 - Chefes incompreensivos - Se não podemos fazer nada no ambiente de trabalho que nos traga alguma felicidade, não existe compreensão dos gestores sobre nossas necessidades e vontades e só ouvimos reclamações, logo começamos a sentir os sintomas do estresse.

20 - Poucos momentos de lazer - Falta de tempo ou excesso de trabalho são os maiores culpados pelos poucos momentos de lazer, quando podemos, finalmente, relaxar.

21 - Barulhos por todo lado - O mundo está barulhento. A poluição sonora é um dos pontos negativos das grandes cidades e, às vezes, parece que vamos surtar.

Com informações de UOL

Nota: Aqueles que leem a Bíblia percebem que ela está repleta de doses de esperança. Há textos que são verdadeiras "pílulas antiestresse":

"Teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos" (Pv 3:7, 8).

"A paz de espírito dá saúde ao corpo" (Pv 14:30 BLH).

"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos" (Pv 17:22).

"Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27);

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?... Buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:31, 33).

"O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma... Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo" (Sl 23:1, 2, 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário