terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dia do Profissional de Educação Física - Exercício Físico & Espiritualidade


No dia 1º de Setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. Ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

Exercício Físico & Espiritualidade
A prática de exercícios físicos habituais mostra-se um fator favorável na vida do cristão, pois possibilita uma melhor saúde física e equilíbrio mental. Um grave problema que tem afetado a humanidade é o sedentarismo, que é fruto do comodismo e da tecnologia. Nosso dia a dia revela esta realidade, pois se precisamos ir a esquina comprar pão, usamos algum meio de transporte, como carro, por exemplo. Preferimos utilizar o elevador às escadas, e muitas vezes, trabalhamos assentados por até 12 horas no dia. O resultado desta atitude redunda em grande ruína para a saúde, tanto física como mental. Nossos músculos precisam de esforço físico, principalmente quando a mente trabalha.

Falando sobre este assunto Ellen G. White diz: “Nós ganhamos ou perdemos força física justamente em proporção com o modo em que tratamos o corpo. Se a maior parte do tempo é dedicada ao trabalho cerebral, os órgãos da imaginação perdem sua frescura e poder, enquanto os órgãos físicos perdem seu tono sadio. Se for posto em atividade constante, o cérebro torna-se morbidamente excitado, enquanto o sistema muscular se enfraquece por falta de exercício. Há manifesta perda de força e aumento da debilidade, o que, oportunamente, faz notada sua influência sobre o cérebro. Tanto quanto possível, deve-se preservar a harmonia entre as faculdades físicas e mentais. Isto é necessário, para a saúde do organismo todo” (Mente, Caráter Personalidade, V. 2, p. 509).

Nosso organismo está em constante processo de transformação e dependendo da situação que enfrentamos na vida essas mudanças são ainda mais bruscas. Quando uma pessoa perde um querido, ou seu emprego, quando enfrenta um processo de divórcio ou desafios profissionais, quando está apaixonado ou vivenciando momentos de euforia, enfim quando se depara com situações que mechem com as emoções, o cérebro recebe substâncias que levam a sensação de bem ou mal-estar. Uma pessoa que passa por um processo de ansiedade, produz um aumento de secreção de hormônios e substâncias como a adrenalina. Essa substância, quando em excesso, provoca sérios prejuízos à saúde como, por exemplo: tensão muscular, alterações circulatórias, sensação de falta de ar, falta de concentração, tonturas, aumento dos batimentos cardíacos e pode levar a depressão e doenças coronarianas.

O excesso, ou a falta, desta química compromete a saúde física e mental e consequentemente a vida espiritual. Uma pessoa com a mente esgotada, com pensamentos negativos, tende a perder a fé e a esperança e, assim, nos momentos de dificuldades e provações torna-se difícil superá-los. Sem boa saúde não se consegue enfrentar um campo de batalha. Afinal de contas, “os nervos do cérebro, que se comunicam com todo o organismo, são os únicos instrumentos pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem e afetar sua vida mais íntima” (Ellen G. White, MCP, V. 1, p. 73).

Ellen White ainda acrescenta: “o cérebro e os músculos devem ser proporcionalmente exercitados, se se quer manter a saúde e o vigor. A juventude pode, então, pôr no estudo da palavra de Deus saudável percepção e nervos bem equilibrados. Terão pensamentos sãos, e poderão reter as coisas preciosas tiradas da palavra. Dirigir-lhe-ão as verdades e, em resultado, terão energia mental para discernir o que seja verdade. Depois, segundo o exigir a ocasião, podem dar a todo homem que lhes pedir, a razão da esperança que neles há, com mansidão e temor” (Idem, p. 333).

No campo da ciência há muitos estudos que confirmam os efeitos fisiológicos que a atividade física produz. Esta também produz hormônios como endorfina e dopamina, que são hormônios neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Os mesmos sob o efeito dos exercícios são liberados para todo organismo.

As práticas habituais de exercícios melhoram a saúde e podem produzir efeitos benéficos no combate aos sentimentos de frustração, muitas vezes reprimidos, diminuindo as sensações negativas como hostilidade, raiva e melhorando o estado de humor (Mcardle, 2008).

Um dos grandes benefícios do exercício físico é a sensação de paz e tranquilidade que a pessoa experimenta no momento da atividade e mesmo depois de praticá-la.A liberação de beta-endorfina propiciada pela atividade física funciona como uma terapia psicológica a qual elimina o sentimento de culpa e aumenta a auto-estima, elemento importante para pessoas deprimidas.

“Sem o exercício físico, ninguém pode ter uma boa compreensão e vigorosa saúde; e a disciplina do trabalho bem regulado não é menos essencial para se conseguir uma mente forte e ativa e um nobre caráter (Patriarcas e Profetas, p. 601).”

Portanto, torna-se importante levarmos em consideração a realização de atividades físicas. Deus deseja que tenhamos um corpo saudável, pois o mesmo refletirá em uma mente sã e consequentemente uma vida espiritual refrigerada. O exercício físico está entre um dos antídotos contra as enfermidades que afetam essas esferas e Deus nos criou para nos movimentarmos, afinal de contas até mesmo Adão devia cuidar e cultivar no Jardim do Éden (Gn 2:15).

Tipos de exercício e cuidados que devem ser tomados ao praticá-los
- Na escolha do exercício físico devem-se priorizar atividades que sejam prazerosas para cada pessoa, pois os mesmos, feitos com prazer deixam de ser um sacrifício e tornam-se um benefício para o corpo e a mente.
- Deve-se praticar pelo menos 3 horas semanas de exercícios.
- Antes de iniciar a prática de atividades físicas é necessário fazer uma avaliação médica, incluindo exames como eletrocardiograma e hemograma. Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados.
- O exercício físico é importante, mas lembre-se que tudo feito em excesso é prejudicial à saúde. Temperança é a palavra chave.
- Alongamento: antes e após o exercício devem ser feitos, pois os mesmos evitam lesões, câimbras e dores no corpo.
- De preferência em locais arejados, se possível em contato com a natureza, aliando o prazer em contemplar a mesma, com os benefícios do exercício. Lembre-se de que ao ar livre, os horários mais adequados são início da manhã, até as 10 horas, e após as 16 horas.
- A ingestão de água deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Com a alta temperatura, o corpo perde mais água e sais minerais, inclusive sódio, elevando o risco de tonturas e mal-estar.
- Cuide-se ao escolher a roupa. Dê preferência aos tecidos que facilitam a secagem do suor e que não apertem a circulação, esses são os mais adequados. Quanto ao calçado, os mais indicados são os tênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário